sexta-feira, 25 de março de 2016

CURSO REDES SOCIAIS NA ESCOLA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/03/2016 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 327, DE 24 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA – COPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO REDES SOCIAIS NA ESCOLA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: AS NOVAS TECNOLOGIAS, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0, TEM SIDO UM ESPAÇO MUITO UTILIZADO PELA JUVENTUDE PARA A INTERAÇÃO COM OS PARES. AS FERRAMENTAS ATRAEM CADA VEZ MAIS ADOLESCENTES E JOVENS QUE BUSCAM FORMAS DE SE COMUNICAR, SE EXPRESSAR E, TAMBÉM, CONVOCAR E MOBILIZAR A SOCIEDADE PARA AS SUAS CAUSAS, TRAZENDO À TONA DEMANDAS DESTA FAIXA ETÁRIA. ALÉM DISSO, SÃO UM ESPAÇO RELEVANTE PARA A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FORMAÇÃO DE OPINIÃO. A ESCOLA, DIANTE DESSAS NOVAS MÍDIAS, TEM A IMPORTANTE FUNÇÃO SOCIAL DE AMPLIAR O ACESSO À INFORMAÇÃO E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS. NESSE SENTIDO, TRAZER A DISCUSSÃO SOBRE USO DE MÍDIAS E REDES SOCIAIS NA ESCOLA É ESSENCIAL PARA FORMAR EDUCADORES APTOS A COMPREENDER E UTILIZAR ESSES RECURSOS NA SALA DE AULA. PORTANTO, APRESENTAR AOS EDUCADORES MANEIRAS E ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM AS REDES SOCIAIS TORNA-SE UMA QUESTÃO ESSENCIAL. A ESCOLA PRECISA ESTAR ATENTA A ISTO E UTILIZAR DESTAS FERRAMENTAS PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO, APROXIMAÇÃO DO UNIVERSO JUVENIL E GARANTIR QUE O APRENDIZADO SEJA DE FATO SIGNIFICATIVO, ALÉM, É CLARO, DE GARANTIR QUE OS JOVENS ASSUMAM PAPÉIS ATIVOS DE PRODUÇÃO, COMPARTILHAMENTO E TROCA DE CONTEÚDOS, AMPLIANDO, ASSIM, AS SUAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E AÇÃO CIDADÃ.

II - OBJETIVOS: POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS BALIZADOS PELO CAMPO DA EDUCOMUNICAÇÃO

III - CONTEÚDO: TEMA 1: CONHECENDO AS REDES SOCIAIS A) O QUE SÃO REDES SOCIAIS? B) DIFERENÇA DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS; C) O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE ATUAL: AS NOVAS INTERAÇÕES NA ERA MÓVEL; D) CONHECENDO TIPOS DE REDES SOCIAIS: INSTAGRAM, WHATSAPP E PINTEREST TEMA 2: REDES SOCIAIS E O DIREITO À COMUNICAÇÃO A) AS REDES SOCIAIS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO; B) AS REDES SOCIAIS E O ACIRRAMENTO DAS POLARIZA- ÇÕES: CAMINHOS PARA PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS VERDADEIROS; C) A SEGURANÇA E O USO RESPONSÁVEL DAS REDES SOCIAIS. D) CONHECENDO TIPOS DE REDES SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, YOUTUBE E EDMODO TEMA 3: AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA A) AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA; B) COMO INSERIR AS REDES SOCIAIS NO CURRÍCULO; C) JUVENTUDE CONECTADA: COMO AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES TÊM UTILIZADO AS REDES SOCIAIS; D) DICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM AS VÁRIAS REDES SOCIAIS. TEMA 4: REDES SOCIAIS E PARTICIPAÇÃO A) PARTICIPAÇÃO POR MEIO DAS REDES SOCIAIS; B) COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL: USO DOS GRÊMIOS E IMPRENSA JOVEM; C) PRÁTICAS DE MOBILIZAÇÃO, TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE CAMPANHAS: AS REDES SOCIAIS PARA ENGAJAR ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE

IV - METODOLOGIA: O CURSO TEM O FORMATO DE OFICINA QUE PRETENDE SER UM ESPAÇO DE EXERCÍCIO PARA QUE OS EDUCADORES SE APROXIMEM DO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS E DESENVOLVAM FORMAS DE UTILIZÁ-LAS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E PARTICIPATIVAS COM SEUS ALUNOS. A PROPOSTA DISCUTIRÁ TAMBÉM FORMAS LÚDICAS E CRÍTICAS DE SE UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA A COBERTURA DE EVENTOS, POR MEIO DA IMPRENSA JOVEM. PARA ISSO, DURANTE O CURSO OS PROFESSORES PODERÃO VIVENCIAR O USO DAS REDES SOCIAIS POR MEIO DE DISCUSSÃO DE TEXTOS (ENTENDIDO AQUI COMO ALGO QUE SE ANUNCIA), APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS E ATIVIDADES PRÁTICAS EM GRUPO.


V - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA:

DRE – CAMPO LIMPO (TURMA 1) QUARTAS-FEIRAS: 13H30 ÀS 16H30 DATAS: 30/03, 06/04, 13/04, 20/04/216 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DRE CAMPO LIMPO, AVENIDA JOÃO DIAS, 3763 – TERMINAL JOÃO DIAS

DRE CAPELA DO SOCORRO ( TURMA 2) QUINTAS-FEIRAS: 14H ÀS 17H DATAS: 31/03, 07/04, 14/04 E 28/04/2016 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA DRE CAPELA DO SOCORRO, AVENIDA DO RIO BONITO, 2330

DRE– GUAIANASES (TURMA 3) QUINTAS-FEIRAS: 13H30 ÀS 16H30 DATAS: 28/04, 05/05, 12/05 E 19/05/2016 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DRE GUAIANASES, RUA AGAPITO MALUF, 58 – GUAIANASES

DRE IPIRANGA – (TURMA 4) TERÇAS-FEIRAS: 19H ÀS 22H DATAS: 29/03, 05/04, 12/04 E 19/04/2016 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DRE IPIRANGA, RUA LEANDRO DUPRET, 525 – VILA CLEMENTINO

DRE– ITAQUERA – CIEJA ITAQUERA (TURMA 5) TERÇAS-FEIRAS: 08H30 ÀS 11H30 DATAS: 05/04,12/04, 19/04 E 26/04/2016 LOCAL: CIEJA ITAQUERA, AV. ITAQUERA, 4931 - CIDADE LÍDER

DRE SÃO MATEUS – (TURMA 6) TERÇAS-FEIRAS: 08H30 ÀS 11H30 DATAS: 05/04, 12/04, 19/04 E 26/04/2016 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DRE SÃO MATEUS, AVENIDA RAGUEB CHOHFI, 1550 – SÃO MATEUS

VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 6

IX - REGENTES: EDUARDO CUNHA BONINI - RG Nº 26.212.925-5; MARIA SALETE DE PRADO SOARES - RG Nº 5.499.901; SILENE DE ARAÚJO GOMES LOURENÇO - RG Nº 17.156.480-7; DANIELE PRÓSPERO RG Nº 30.158.583-0; KASSANDRA BRITO DE CARVALHO RG Nº 2.775.262

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS SERVIDORES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO PLENAMENTE SATISFÁTORIO (PS) OU SATISFÁTORIO (S).


XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC NÚCLEO DE EDUCOMUNICACÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário