terça-feira, 15 de março de 2016

“DIÁLOGOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO - RECUPERAÇÃO PARALELA”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 15/03/2016 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 06, DE 11 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: “DIÁLOGOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO - RECUPERAÇÃO PARALELA”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O DECRETO 54.452/2013 REGULAMENTADO PELA PORTARIA Nº 5.930/2013 QUE INSTITUI O “PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA”, O DISPOSTO NO DECRETO Nº 54.454/2013 QUE FIXA AS DIRETRIZES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DOS REGIMENTOS EDUCACIONAIS DAS UNIDADES INTEGRANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, PORTARIA Nº 1.084, DE 31 DE JANEIRO DE 2014 QUE INSTITUI O PROJETO DE “APOIO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR – RECUPERAÇÃO” E A NECESSIDADE DE GARANTIR OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM AOS EDUCANDOS E EDUCANDAS DOS TRÊS CICLOS DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL. O CURSO BUSCA COMPARTILHAR CONCEPÇÕES, PERCURSOS JÁ CONSTRUÍDOS E DIALOGAR SOBRE POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS NAS AÇÕES COTIDIANAS DO PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO. NESSE SENTIDO É ESSENCIAL A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL QUE IRÁ DESENVOLVER E ACOMPANHAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DE RECUPERAÇÃO PARALELA.

II - OBJETIVOS: - DIALOGAR SOBRE POSSIBILIDADES E PRÁTICAS COM DIFERENTES LINGUAGENS, A EXPERIÊNCIA COMO DIMENSÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS QUE CONSIDEREM OS SUJEITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE; - REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATRAVÉS DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO PROMOTORA DA APRENDIZAGEM.

III - CONTEÚDO: - CURRÍCULO CRÍTICO, EMANCIPATÓRIO E INTEGRADOR; - SUJEITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE; - GESTÃO DO CONHECIMENTO DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM; - ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS; - OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS E DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS NOS TRÊS CICLOS DE APRENDIZAGEM; - A EXPERIÊNCIA COMO DIMENSÃO DA APRENDIZAGEM, - A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

IV - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DIALOGADA, ESTUDOS DIDÁTICOS, LEITURAS, ESTUDOS, EXPERIÊNCIAS COM MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ATIVIDADES EM GRUPO, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE RECUPERAÇÃO PARALELA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO COM REGÊNCIA EM TURMAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA ATRIBUÍDAS COMO JEX DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ.

VI - CARGA HORÁRIA: 28 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
TURMA 1: 22/03, 15/04, 13/05, 08/06, 22/08, 18/10 E 23/11/2016 – DAS 9H00 ÀS 13H00 TURMA 2: 22/03, 15/04, 13/05, 08/06, 22/08, 18/10 E 23/11/2016 - DAS 14H00 ÀS 18H00 LOCAL: RUA AZEM ABDALA AZEM, 564 JARDIM BONFIGLIOLI

VIII - TOTAL DE VAGAS: 20 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTE: ROSANA RODRIGUES DA SILVA RF 737.148-9/1

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 86% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO.

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS ATRAVÉS DO LINK QUE SERÁ ENCAMINHADO PARA AS UNIDADES EDUCACIONAIS.

XII- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO PEDAGÓGICA - DRE BUTANTÃ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário