sexta-feira, 11 de março de 2016

“FORMAÇÃO AVANÇADA – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EMOCIONAL – PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 11/03/2016 – PÁGINA 30
COMUNICADO Nº 002 DE 19 DE JANEIRO DE 2016

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO: “FORMAÇÃO AVANÇADA – INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO EMOCIONAL – PROGRAMA AMIGOS DO ZIPPY”., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: ESTA PROPOSTA DE FORMAÇÃO AVANÇADA, EM PARCERIA COM A ASEC-ASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS, PRETENDE DAR CONTINUIDADE ÀS FORMAÇÕES REALIZADAS EM ANOS ANTERIORES, FORNECENDO SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES DE ESCOLA PARA TRABALHAREM COM OS ALUNOS DOS PRIMEIROS, SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E DO PRIMEIRO ANO DO CICLO INTERDISCIPLINAR, ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES EMOCIONAIS E SOCIAIS, CONTRIBUINDO, EFETIVAMENTE, PARA A MELHORIA DO CONVÍVIO ESCOLAR.

II - OBJETIVOS: - INCENTIVAR A CRIANÇA A INTERAGIR COM OUTRAS PESSOAS DE MANEIRA SAUDÁVEL E A BUSCAR E OFERECER APOIO, QUANDO NECESSÁRIO; - AUXILIAR A CRIANÇA A PENSAR POR SI MESMA, ESTIMULANDO UM COMPORTAMENTO SOLIDÁRIO E EXPANDINDO SUA CAPACIDADE EMOCIONAL.

III - CONTEÚDO: A - FORMAÇÃO AVANÇADA – MÓDULOS 1, 2 E 3 - OS CONCEITOS DE “POSTURA DEFENSIVA” E “POSTURA DE ABERTURA”; - O CONCEITO DE “LUTO”; - APROFUNDAMENTO DA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O IMPACTO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR; - FÓRUM DE DISCUSSÕES VISANDO O ENRIQUECIMENTO PROFISSIONAL A PARTIR DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS ENTRE PARES; - AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA NO AMBIENTE DA CLASSE; - AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DOS MÓ- DULOS; - SUGESTÕES DE MELHORIAS – AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SUGESTÕES E EVENTUAIS APRIMORAMENTOS; - VISITAS DE OBSERVAÇÃO EM SALAS DE AULA.

IV - METODOLOGIA: A METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO É DIRECIONADA AOS EDUCADORES, EM GRUPOS, ATRAVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS E PRÁTICAS E WORKSHOPS, VISUALIZAÇÃO DE VÍDEOS, RODAS DE CONVERSA, DEBATES E EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA, PERMEADOS PELAS ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA “AMIGOS DO ZIPPY”.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I EM REGÊNCIA DE CLASSE NOS 1º, 2ª E 3º ANOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E NO 1º ANO DO CICLO INTERDISCIPLINAR, PROFESSORES ORIENTADORES DE SALA DE LEITURA E PROFESSORES ORIENTADORES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA QUE DESENVOLVAM TRABALHO JUNTO AOS ALUNOS DOS 1º, 2ª E 3º ANOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E NO 1º ANO DO CICLO INTERDISCIPLINAR, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DIRETORES DE ESCOLA E ASSISTENTES DE DIRETOR DE ESCOLA DAS EMEFS - ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ QUE CONCLUÍRAM A FORMAÇÃO INICIAL EM ANOS ANTERIORES.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
DATA HORÁRIO ATIVIDADES
12/03/2016 DAS 8H ÀS 12H (TURMAS I E II) FORM. AVANÇADA–MÓD. 1
20/08/2016 DAS 8H ÀS 12H (TURMAS I E II) FORM. AVANÇADA–MÓD. 2
26/11/2016 DAS 8H ÀS 12H (TURMAS I E II) FORM. AVANÇADA–MÓD. 3
AS ATIVIDADES DE CADA FORMAÇÃO ESTÃO ESPECIFICADAS NO ITEM "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO"

VIII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 02

IX - REGENTES: - DANIELA CARVALHO SELINGARDI – RG: 3.190.760 / CPF: 719.558.104 - 78 - ELVIRA LUNARDI RINDEIKA - RG 6.345.850-0 ÓRGÃO / CPF 764.515.778-04

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO “S” – SATISFATÓRIA

XI - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS DEVERÃO SE INSCREVER ATRAVÉS DO LINK HTTP://GOO.GL/FORMS/NN9N2KN3NF CASO O NÚMERO DE INSCRIÇÕES ULTRAPASSE O NÚMERO DE VAGAS DISPONIBILIZADAS, SERÃO PRIORIZADOS OS PROFESSORES EM REGÊNCIA DE CLASSES DE 1º E 2º ANOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.


XII- ÁREA PROMOTORA: SME / DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ / DIVISÃO DOS CEUs E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL / DIVISÃO PEDAGÓGICA, EM PARCERIA COM A ASEC-ASSOCIAÇÃO PELA SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário