terça-feira, 8 de março de 2016

FORMAÇÃO CONTINUADA CULTURA MAKER

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 08/03/2016 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 214, DE 07 DE MARÇO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA, CONVOCA OS PROFESSORES ORIENTADORES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA CULTURA MAKER E APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMASMOD.I:, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 

I - JUSTIFICATIVA: JUSTIFICATIVA PREPARAÇÃO DOS POIES PARA QUE ATUEM COMO MEDIADORES E ORIENTADORES DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, DE MANEIRA QUE ESSAS ATIVIDADES TRABALHEM DIFERENTES LINGUAGENS COM OS ALUNOS (VERBAL, MATEMÁTICA, GRÁFICA, ARTÍSTICA, CORPORAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA), EM UM PROCESSO TRANSDISCIPLINAR QUE CONSIDERE A LEITURA, ESCRITA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PESQUISA, INVESTIGAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA E PRODUÇÃO DE PEÇAS COMUNICACIONAIS DIVERSAS. VISANDO A CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS, A PARTIR DE PRÁTICAS PROTAGONISTAS E DIALÓGICAS, NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONTEMPORÂNEO E NÃO MERAMENTE INSTRUMENTAL. DESSE MODO, O CURSO CULTURA MAKER E APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – MODULO I SERÁ O PRIMEIRO DE UMA SÉRIA DE 4 QUATRO MÓDULOS INTERDEPENDENTES, QUE OCORRERÃO AO LONGO DO ANO, COM AS SEGUINTES TEMÁTICAS: CULTURA MAKER E APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – MODULO I CULTURA MAKER E APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO – MODULO II CULTURA MAKER E APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – GAMIFICAÇÃO – MODULO III CULTURA MAKER E APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS – ROBÓTICA EDUCACIONAL - MODULO IV

II - OBJETIVOS: DISCUTIR O TRABALHO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ÁREA INTEGRADORA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AÇÕES ESTRATÉGICAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA, CONSIDERANDO PREMISSAS DA CULTURA MAKER

III - CONTEÚDO: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: - CULTURA MAKER - PBL/APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

IV - METODOLOGIA: - APRESENTAÇÃO DE BASES CONCEITUAIS (CULTURA MAKER E PBL / APRENDIZAGEM POR SOLUÇÃO DE PROBLEMAS) - DINÂMICA EM GRUPOS, CONSIDERANDO A PROBLEMÁ- TICA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS REFERIDAS ABORDAGENS: ANALISAR, AVALIAR INTERPRETAR, FORMULAR, COMPARAR E CONSTATAR. - RELATO DE PRÁTICA - REGISTRO DE PROCESSO

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, QUE ATUAM EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DA EMEIS, EMEFS, EMEBS, EMEFEMS E UM PROFESSOR DE INTINERÁRIO FORMATIVO DO CIEJA POR UNIDADE

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS

VII - CRONOGRAMA: 15/03 A 16/05/2016 - REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SME CRONOGRAMA DETALHADO DAS HORAS PRESENCIAIS AS TURMAS PODERÃO OPTAR PELOS TURNOS MANHÃ OU TARDE 15/03 - 09:00H ÀS 14:00 HS 450 VAGAS 17/03 - 13:00H ÀS 18:00 HS 450 VAGAS LOCAL: UNIVERSIDADE UNINOVE - CAMPUS BARRA FUNDA ENDEREÇO: RUA DR. ADOLFO PINTO, 109, BARRA FUNDA - SÃO PAULO INSCRIÇÕES: DE 07/03 A 13/03 NO LINK HTTPS: https://goo.gl/xnwQJW   

VIII - TOTAL DE VAGAS: 23 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 40

IX - REGENTES: REGINA CELIA FORTUNA BROTI GAVASSA - RF 668633-8; GISLAINE BATISTA MUNHOZ - RF 668362-2; ISABELA SILVEIRA MACHADO - RF 772948-1 SILVIO LUIS CAETANO - RF 660479-0; LUCI FERRAZ - RG. 13.818014-3; PAULA CAROLEI - RG. 19566477-2 REGÊNCIA - DRES DRE BUTANTÃ - ANDRÉ DE FREITAS DUTRA R.F. 722.479.6/1 DRE CAMPO LIMPO - CRISTINA BARROCO MASSEI FERNANDES RF. 606.2130 /2 DRE CAPELA DO SOCORRO - MARIA TERESA FUEYO RF: 592.915.6-2 DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA - MARIA IZILDA ALMEIDA BORGES – RF 639.489.2/2; ELEONORA CORDEIRO MATTOSO RF. 793.023.2/1 DRE GUAIANASES - MARCELO MARTINS – RF 689.062.8/2 - DRE IPIRANGA - KELLEY CARVALHO MONTEIRO DE OLIVEIRA – RF 600.212.9/2; TANIA TADEU – RF 577.152-8/2 DRE ITAQUERA - DIONEL DA COSTA JUNIOR RF 724.151.8/2 DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ - KLEBER WILLIAN ALVES DA SILVA RF 774.698.9/1 DRE PENHA - ROBSON LEITE RF. RF. 802.042.6/1 DRE PIRITUBA/JARAGUÁ - MARCIA DUARTE CARVALHO - RF 800.536.2/1 DRE SANTO AMARO - CLAUDIA GONÇALVES DA SILVA – RF 776.795.1/1; VIVIANE APARECIDA ALVES DO NASCIMENTO RF 727.723.7/1 DRE SÃO MATEUS - MARIA ANGELINA BIANCO GUERRA RF. 675.486.4/1 DRE SÃO MIGUEL - ELAINE BERNARDO DE OLIVEIRA QUEIRÓS RF 562.084.8/2; PEDRO ROBERTO DA FONSECA SATIRO RF. 7827474/2

X-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO PROCESSUAL E FORMATIVA:
A) DA PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS PRESENCIAIS,
B) DAS AÇÕES E PARTICIPAÇÕES NOS AMBIENTES VIRTUAIS
C) DA QUALIDADE DOS TRABALHOS REALIZADOS COM OS ALUNOS COM ATIVIDADES QUE PROPÕE O COMPARTILHAMENTO DOS PROJETOS, O USO COLABORATIVO GARANTINDO A INTERATIVIDADE ENTRE OS ALUNOS E SUAS PRODUÇÕES, O ESTÍMULO PARA COMENTAR, DEBATER, AVALIAR, CRITICAR, TENDO EM VISTA A MELHORIA DAS PRODUÇÕES.

XI - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% NOS ENCONTROS PRESENCIAIS E QUE CUMPRIREM AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ON-LINE COM 85% DE APROVEITAMENTO E CONCEITO S.


XII- ÁREA PROMOTORA:COPEDI DIVISÃO DE CURRICULO INFORMÁTICA EDUCATIVA

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