sexta-feira, 25 de março de 2016

Inscrições para atuar no CIEJA CAMPO LIMPO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/03/2016 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 35, DE 21 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REABERTURA DO PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INTERESSADOS EM DESENVOLVER ATIVIDADE DE DOCÊNCIA NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA CAMPO LIMPO, PARA O ANO DE 2016.

I - JUSTIFICATIVA: O PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INTERESSADOS EM DESENVOLVER ATIVIDADE DE DOCÊNCIA NOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS, EM 2016, JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE DAR CONTINUIDADE À POLÍTICA MUNICIPAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM ÊNFASE NA ARTICULAÇÃO DAS CINCO FORMAS DE ATENDIMENTO DESTA MODALIDADE, NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, PERMEADA PELAS QUESTÕES DO MUNDO DO TRABALHO E DA CULTURA, E PELA NECESSIDADE DE CONTEMPLAR OS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM O QUADRO DOCENTE NECESSÁ- RIO PARA COMPOSIÇÃO DE SUAS EQUIPES. JUSTIFICA-SE TAMBÉM PELA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE UNIDADES E AUMENTO DA OFERTA DE VAGAS AOS MUNÍCIPES DA CIDADE DE SÃO PAULO, CONFORME PREVÊ A META 7, DO PROGRAMA DE GOVERNO 2014- 2016, NO QUE SE REFERE À CRIAÇÃO DE NOVOS CIEJAS. TAIS JUSTIFICATIVAS ESTÃO EMBASADAS PELAS DIRETRIZES DA POLÍTICA EDUCACIONAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APRESENTADAS NOS DECRETOS Nº 54.452/13, QUE INSTITUI O PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO DE 2013, NOTA TÉCNICA Nº 8; O ANEXO ÚNICO DO DECRETO Nº 54.453/13 QUE TRATA DAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRANTES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SEU CAPÍTULO I, § 2º QUE INDICA QUE OS CIEJAS E CMCTS SERÃO SUPRIDOS COM RECURSOS HUMANOS NA CONFORMIDADE DA PERTINENTE LEGISLAÇÃO, COMO TAMBÉM, O DECRETO Nº 53.676/12 E DECRETO Nº 54.531/13 QUE REGULAMENTAM A LEI Nº 15.648, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012, QUE ESTABELECE DIRETRIZES PARA O FUNCIONAMENTO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CIEJAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E, EM SEU ART. 8º, DISPÕE SOBRE A DESIGNAÇÃO DE PROFESSORES POR ATO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, DENTRE OS INTEGRANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL, APÓS PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO.

II - OBJETIVOS: - PROMOVER A POLÍTICA MUNICIPAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE SÃO PAULO, COM ÊNFASE NA ARTICULAÇÃO DAS CINCO FORMAS DE ATENDIMENTO DESTA MODALIDADE, PERMEADA PELAS QUESTÕES DO MUNDO DO TRABALHO E DA CULTURA. - SUPRIR A NECESSIDADE DE PROFESSORES PARA REGÊNCIA DE AULAS. - COMPOR BANCO DE DOCENTES PARA SUPRIR FUTURAS NECESSIDADES.

III - INSCRIÇÕES: ESTARÃO ABERTAS NOS DIAS 29, 30 E 31 DE MARÇO DE 2016. HORÁRIO: 10H00 ÀS 20H00. LOCAL: CIEJA CAMPO LIMPO - R. CABO ESTÁCIO DA CONCEIÇÃO, 176 - PARQUE MARIA HELENA, SÃO PAULO - SP, 05854-060.

IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, INTERESSADOS EM DESENVOLVER ATIVIDADE DOCENTE NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA CAMPO LIMPO, PARA O ANO DE 2016.
1. PODERÃO INSCREVER-SE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, EFETIVOS E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, EFETIVOS, HABILITADO EM MATEMÁTICA, PARA DESENVOLVER ATIVIDADE NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA (CIÊNCIAS E MATEMÁTICA).
2. OS INTERESSADOS DEVERÃO:

A) ATENDER AO FUNCIONAMENTO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CIEJAS NAS JORNADAS JEIF E JBD.
B) PARTICIPAR DO TRABALHO COLETIVO COM DURAÇÃO DE 8 (OITO) HORAS-AULA NOS PRÓPRIOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJAS.
C) CONTEMPLAR O PERFIL DO PROFESSOR DO CIEJA, CONFORME DESCRITO NO ANEXO I DESTE COMUNICADO.
D) INSCREVER-SE PARA UM ÚNICO CARGO.
3. A INSCRIÇÃO DEVERÁ SER FEITA PESSOALMENTE PELO INTERESSADO DIRETAMENTO NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA CAMPO LIMPO.
4. O CANDIDATO SERÁ INFORMADO NO ATO DA INSCRI- ÇÃO SOBRE O LOCAL DE PROVA, AS VAGAS EXISTENTES OU COMPOSIÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA NECESSIDADES POSTERIORES, NO ANO LETIVO DE 2016.
5. OS PROFESSORES INSCRITOS SERÃO SUBMETIDOS À:
A) PROVA ESCRITA, QUE SE CONSTITUIRÁ EM QUESTÕES DISSERTATIVAS, QUE VERSARÃO SOBRE A MODALIDADE EJA, SOBRE O MUNDO DO TRABALHO E CULTURA E DIVERSIDADE.
B) ENTREVISTA COM A COMISSÃO INSTITUÍDA SOB A RESPONSABILIDADE DO DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DO PROCESSO SELETIVO.
C) ENTREGA DE PROJETO E/OU SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE EXEMPLIFIQUE SUA PRÁTICA DOCENTE ATÉ O DIA 04/04/2016. SOMENTE OS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NA PROVA ESCRITA TERÃO SEUS PROJETOS E/OU SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ANALISADAS PELA COMISSÃO.

V - PROCESSO SELETIVO: O PROCESSO SELETIVO DOS CANDIDATOS SERÁ FEITO COM BASE NAS SEGUINTES FASES:
A) PROVA ESCRITA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO (10 PONTOS) – EXCLUINDO AQUELES QUE OBTIVEREM MENOS DE 5 PONTOS;
B) ENTREVISTA COM BASE NO PERFIL CONSTANTE NO ANEXO I DESTE COMUNICADO E ANÁLISE DE PROJETO E/OU SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENTREGUE ATÉ O DIA 04/04/2016 (10 PONTOS).
C) TEMPO DE EFETIVO EXERCÍCIO NO MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PMSP (1,0 PONTO POR ANO – ATÉ 10 PONTOS) ENTREGUE NA DATA DA ENTREVISTA.
D) O CANDIDATO QUE NÃO COMPARECER NAS DATAS DETERMINADAS PARA QUALQUER UMA DAS FASES ESTARÁ AUTOMATICAMENTE ELIMINADO.
E) PARA FINS DE GERENCIAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SERÁ INSTITUÍDA A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SOB A RESPONSABILIDADE DO DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, COMPOSTA DE PELO MENOS UM SUPERVISOR ESCOLAR, UM REPRESENTANTE DA EQUIPE DA DIPED E DOIS REPRESENTANTES DO CIEJA, QUE PARTICIPARÁ DE TODO PROCESSO SELETIVO E UTILIZARÁ FORMULÁRIOS PADRONIZADOS PARA O RESPECTIVO PROCESSO.

VI - PROVA: O CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA CAMPO LIMPO, ONDE OS PROFESSORES REALIZAREM SUA INSCRIÇÃOS DEVERA AFIXAR EM LOCAL VISÍVEL E DE FÁCIL ACESSO:

A) O LOCAL DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA, QUE OCORRERÁ NO DIA 04 DE ABRIL DE 2016 ÀS 09H00, A SER DIVULGADO NO ATO DA INSCRIÇÃO.
B) O RESULTADO FINAL DA PROVA ESCRITA NO DIA 05 DE ABRIL DE 2016, COM A CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS EM ORDEM DECRESCENTE.

VII - ENTREVISTA: O LOCAL DE REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA SERÁ O MESMO LOCAL DA REALIZAÇÃO DA PROVA E OCORRERÁ NO DIA 08 DE ABRIL DE 2016, MEDIANTE AGENDAMENTO PRÉVIO, FEITO PELA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO.

VIII - CLASSIFICAÇÃO: A DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DO PROCESSO SELETIVO NO DIA 11 DE ABRIL DE 2016.
A) O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR A DOCUMENTAÇÃO RELATIVA AO TEMPO DE EFETIVO EXERCÍCIO NO MAGISTÉRIO DA PMSP, CONFORME ALÍNEA “C” DO ITEM 6, NO DIA DA ENTREVISTA.
B) O CANDIDATO INTERESSADO EM INTERPOR RECURSO REFERENTE À PROVA ESCRITA DEVERÁ APRESENTÁ-LO ENTRE OS DIAS 06 E 07 DE ABRIL DE 2016, DAS 09H00 ÀS 17H00, NO LOCAL DE EM QUE A PROVA FOI REALIZADA.
C) OS PROFESSORES SERÃO DESIGNADOS PELA RESPECTIVA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO LIMPO DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO FINAL, CONSIDERANDOSE A NECESSIDADE DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CIEJA CAMPO LIMPO. OS CASOS OMISSOS OU SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS NESTE DOCUMENTO SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO, INSTITUÍDA NOS TERMOS DO ITEM 8 ANEXO I - DO COMUNICADO Nº 35, DE 21 DE MARÇO DE 2016. PERFIL DO PROFESSOR PARA O TRABALHO NO CIEJA O CIEJA NECESSITA DE UM PROFESSOR QUE:
* RECONHEÇA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO POLÍTICA PÚBLICA, NORTEADA PELO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONTEMPLANDO A DIVERSIDADE DE SUJEITOS APRENDIZES E COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA, DESTINADA AOS JOVENS E ADULTOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO OU NÃO CONCLUÍRAM OS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
* RECONHEÇA A EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EVIDENCIANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO, QUE VISAM DESCONSTRUIR PRECONCEITOS, PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO INSTITUCIONAL E ROMPER O CICLO DE REPRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA NO QUAL TAMBÉM A ESCOLA SE INSERE.
* RECONHEÇA QUE A EJA TEM COMO PRINCÍPIO O ACESSO E A PERMANÊNCIA DESTES EDUCANDOS, VISANDO OPORTUNIZAR O PROSSEGUIMENTO DOS ESTUDOS POR MEIO DE PROGRAMAS ESPECIALMENTE DIRIGIDOS A ESSA POPULAÇÃO, COM ÊNFASE NA PREPARAÇÃO PARA O MUNDO O TRABALHO E DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA.
* ENTENDA QUE ESTA POPULAÇÃO APRESENTA ESPECIFICIDADES PRÓPRIAS POR SUA HISTÓRIA DE VIDA, PELO FATO DE ESTAR INSERIDA NO MUNDO DO TRABALHO E DA CULTURA E QUE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NECESSITA DE UM MODELO PEDAGÓGICO PRÓPRIO.
* CONHEÇA A LEGISLAÇÃO PERTINENTE À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEI FEDERAL Nº 9.394/96; RESOLUÇÃO Nº 3 DE 15/06/2010; RESOLUÇÃO 04 DE 13/07/2010; RESOLUÇÃO Nº 7 DE 14/12/2010; LEI Nº 15.648 DE 14/11/2012; DECRETO 53.676 DE 28/12/2012; DECRETO Nº 54.531/13 DE 29/11/2013; PARECER CME Nº 10/02 DE 07/11/02; PARECER CME Nº 340/13 DE 22/08/2013, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 2015 IN: HTTP://PORTAL.SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR/PORTALS/1/FILES/9718.PDF
* CONHEÇA E UTILIZE DA METODOLOGIA DIALÓGICA EM SUA FORMAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE SEUS EDUCANDOS. PROPONHA SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS QUAIS OS CONTEÚDOS, SEJAM TRABALHADOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES, CONSIDERANDO OS SABERES DOS EDUCANDOS, SUAS ESPECIFICIDADES E ESTIMULANDO A PESQUISA, A DESCOBERTA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS.
* REALIZE TRABALHOS COLETIVOS, INTEGRANDO AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, NA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES E REALIZAÇÃO DE PROJETOS COM OS EDUCANDOS.
* DESENVOLVA AVALIAÇÕES, INTEGRADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, PARA FAVORECER O ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS PARA O AVANÇO DOS EDUCANDOS.
* MANTENHA UMA POSTURA DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA, COLABORATIVA E CRÍTICA EM FACE DE COLEGAS E EDUCANDOS.

* TENHA DISPOSIÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS E DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA.

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