terça-feira, 1 de março de 2016

REFLEXÕES, PRÁTICAS E DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/03/2016 – PÁGINA 78
COMUNICADO Nº 18, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016.

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO PEDAGÓGICA COMUNICA: A REALIZAÇÃO DO CURSO REFLEXÕES, PRÁTICAS E DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA:, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: TENDO EM VISTA AS MUDANÇAS QUE O MUNDO DA TECNOLOGIA TRAZ À SOCIEDADE, PERCEBEMOS QUE A SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CONTRIBUEM DIRETAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. DÁ-SE ENTÃO A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE DE PROCESSOS EXISTENTES NA ÁREA DE TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM DE FORMA INTERDISCIPLINAR, COM FOCO NA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM, PROMOVENDO FORMAÇÃO E CRESCIMENTO COLETIVO, INTEGRANDO PROJETOS E ESTRATÉGIAS COM POTENCIAL TRANSFORMADOR, TANTO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COMO EM AMBIENTES VIRTUAIS, PROPORCIONANDO INTERCÂMBIO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS E AS DIFERENTES LINGUAGENS.

II - OBJETIVOS: POTENCIALIZAR O USO CRÍTICO E CRIATIVO DOS DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS, COMO FORMA DE EXPRESSÃO ORAL, ESCRITA, REGISTRO E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM DIFERENTES CONTEXTOS E LINGUAGENS, BEM COMO REGISTRO JORNALÍSTICO, FOTOGRÁFICO E EM VÍDEO DE TODO O DESENVOLVIMENTO QUE ENVOLVE A PRÁTICA DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. INTERAÇÃO POR MEIO DO AMBIENTE WWW.SMESP.EDMODO.COM E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DENTRO DE CURSOS.SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR (DESTINADO À FORMAÇÃO DE POIES).

III - CONTEÚDO: GESTÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E DO CONHECIMENTO, UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO; FERRAMENTAS DE AUTORIA BASEADAS EM LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA; DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, REGISTROS E REFLEXÃO SOBRE TEMAS EMERGENTES COMO GAMIFICAÇÃO E ENSINO HIBRIDO, ASSIM COMO O USO COESO DAS REDES SOCIAIS.

IV - METODOLOGIA: AULA EXPOSITIVA, ANÁLISE DE TEXTOS E IMAGENS, USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, FÓRUNS DE DISCUSSÃO E ATIVIDADES.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUE COMO PROFESSOR ORIENTADOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA OU PROFESSOR ITINERANTE DE INFORMÁTICA EDUCATIVA DO CIEJA E ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I QUE ATUE EM DOT-P DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA A DIAS: 17/03, 18/04, 19/05 E 14/06/2016 HORÁRIO: 8H ÀS 12H TURMA B DIAS: 17/03, 18/04, 19/05 E 14/06/2016 HORÁRIO: 13H30 ÀS 17H30 LOCAL: RUA LÉO RIBEIRO DE MORAES, 66, VILA ARCÁDIA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 45 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: ELEONORA CORDEIRO MATTOSO – RF 793.023-2/1; MARIA IZILDA ALMEIDA BORGES – RF 639.489-2/2

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. OBS: POR SER UM CURSO OPTATIVO, A PARTICIPAÇÃO NO CURSO NÃO PREVÊ A DISPENSA DE PONTO DO FUNCIONÁRIO.

XI - INSCRIÇÕES: SERÁ REALIZADA NO PRIMEIRO DIA DO CURSO NO SETOR DE DOT-P. AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES.

XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO DE FREGUESIA/BRASILÂNDIA




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