sábado, 12 de março de 2016

REFLEXÕES, PRÁTICAS E DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS NA SALA DE LEITURA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 12/03/2016 – PÁGINA 45
COMUNICADO Nº 22, DE 10 DE MARÇO DE 2016

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO FREGUESIA/BRASILÂNDIA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO REFLEXÕES, PRÁTICAS E DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS NA SALA DE LEITURA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: AS SALAS DE LEITURA, OS ESPAÇOS DE LEITURA E OS NÚCLEOS DE LEITURA, CRIADOS E ORGANIZADOS PELO DECRETO Nº 49.731/08, PASSARAM POR DIVERSAS MUDANÇAS E HOJE AS AULAS FAZEM PARTE DA MATRIZ CURRICULAR NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA E INTEGRADORA, ONDE A LEITURA É VISTA COMO UM PROCESSO DE COMPREENSÃO MAIS ABRANGENTE DA REALIDADE. CONSIDERANDO O PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO – MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, AS DIRETRIZES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; O PROGRAMA “SÃO PAULO INTEGRAL” , O PLANO MUNICIPAL DO LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECA (PMLLLB) E A PORTARIA 7.655 , QUE DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO DAS SALAS E ESPAÇOS DE LEITURA DA RME, FAZEM-SE NECESSÁRIAS AÇÕES FORMATIVAS PARA REFLEXÕES JUNTO AOS PROFESSORES ORIENTADORES DAS SALAS DE LEITURA.

II - OBJETIVOS: ORGANIZAÇÃO DO TEMPO; PLANEJAMENTO ANUAL E PLANO DE AULA; SEQUÊNCIA DIDÁTICA; GESTÃO DO ESPAÇO; OBJETIVOS DA SALA DE LEITURA E FUN- ÇÕES DO POSL SEGUNDO A PORTARIA Nº 7.655/15; O VALOR DA ESCUTA NAS PRÁTICAS DE LEITURA; POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM PROJETOS; TERRITÓRIO DO SABER – POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES; CLUBE DE LEITURA; PROJETO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA – ADOLÊSER; JOGOS E DINÂMICAS DE LEITURA; SARAU; AEL; PROJETOS INTERDISCIPLINARES; LEITURA DE MUNDO E O PROCESSAMENTO DAS INFORMA- ÇÕES; COMPORTAMENTO LEITOR; DIÁLOGOS ENTRE TEXTOS E CULTURAS; ALÉM DAS HISTÓRIAS – AMPLIAÇÃO DO OLHAR INTERDISCIPLINAR; TERRITÓRIO DO SABER – ORALIDADE, NOVAS LINGUAGENS, CULTURA, ARTE E MEMÓRIA, PORTARIA Nº 7.464/15; LINGUAGEM VISUAL E SUAS POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO; A ARTE E A POESIA NA LITERATURA.

III - CONTEÚDO: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DE LEITURA; POSSIBILIDADES DE TRABALHOS COM PROJETOS E AÇÕES INTERDISCIPLINARES; COMPORTAMENTO LEITOR E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO; DIÁLOGOS ENTRE TEXTOS E CULTURAS – LEITURA DE MUNDO; GESTÃO DE ESPAÇOS DE LEITURA; POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES NO “TERRITÓRIO DO SABER” – PROGRAMA SÃO PAULO INTEGRAL E PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

IV - METODOLOGIA: DINÂMICAS DE GRUPO; AULAS EXPOSITIVAS; RODAS DE CONVERSA; USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS (VÍDEOS E MÚSICAS); ATIVIDADES EM GRUPOS.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUE COMO PROFESSOR ORIENTADOR DA SALA DE LEITURA E ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I QUE ATUE EM DOT-P DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA. VI - CARGA HORÁRIA: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA A DATAS: 11/03, 05/04, 13/05, 07/06/2016 HORÁRIO: 8H ÀS 12H TURMA B: DATAS: 11/03, 05/04, 13/05, 07/06/2016 HORÁRIO: 13H30 ÀS 17H30 LOCAL: DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 45 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTE: SISI MARIA VENTURA - RF 580.553.8/2

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. OBS: POR SER UM CURSO OPTATIVO, A PARTICIPAÇÃO NO CURSO NÃO PREVÊ A DISPENSA DE PONTO DO FUNCIONÁRIO.

XI - INSCRIÇÕES: SERÁ REALIZADA NO PRIMEIRO DIA DO CURSO NO SETOR DE DOT-P. AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES.


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO FREGUESIA / BRASILÂNDIA

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