sábado, 19 de março de 2016

“SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 19/03/2016 – PÁGINA 56
OMISSÃO DA PUBLICAÇÃO NO DOC DE 04/03/2016.
COMUNICADO Nº 03.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO “SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: DIANTE DO PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E ADMINISTRATIVA, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO BUSCA-SE PROPORCIONAR UMA DISCUSSÃO AMPLA SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA COMUM. REFLETIREMOS SOBRE OS DILEMAS CIRCUNSCRITOS A ESSE DIREITO, POR MEIO DO DEBATE SOBRE A GARANTIA DA QUALIDADE SOCIAL DA INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE PIRITUBA\JARAGUÁ.

II - OBJETIVOS: REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO DESTINADA AO ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

III - CONTEÚDO: PANORAMA MUNICIPAL E REGIONAL DA INCLUSÃO ESCOLAR EM SÃO PAULO; PALESTRA SOBRE A VINCULAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS PARA EDUCAÇÃO COM DEFINIÇÃO DE PORCENTAGENS MÍNIMAS PARA MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO QUE CIRCUNDA O ENCAMINHAMENTO DE ESTUDANTES PARA SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO COM RECORTE PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS, ETNICORRACIAIS E DE GÊNERO.

IV - METODOLOGIA: PALESTRAS EXPOSITIVAS; REGISTRO FOTOGRÁFICO; DEBATE COLETIVO; ATIVIDADES EM GRUPOS, OFICINAS E PRODUÇÃO TEXTUAL.

V - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSESSOR ESPECIAL, ASSESSOR TÉCNICO, ASSESSOR TÉCNICO EDUCACIONAL, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, EM REGÊNCIA NA SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO, NÚCLEO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À APRENDIZAGEM, PROFESSORES DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA: 12 horas

VII - CRONOGRAMA: 10/03/2016, 9H - 11H00 - MESA DE DISCUSSÃO I: QUALIDADE SOCIAL E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: PERSPECTIVAS PARA CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 11H – 11H30 – PERGUNTAS E VÍDEO 11H30 – 12H00 – APRESENTAÇÃO CULTURAL – GRUPO SÍNDROME DE WILLIANS 13H00 - 15H30 - MESA DE DISCUSSÃO II: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: AVANÇOS E DESAFIOS. 15H30 – 16H00 – PERGUNTAS E ENCERRAMENTO 11/03/2016, 9H - 11H - MESA DE DISCUSSÃO III: COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: IMPLICAÇÕES PARA ESCOLARIZAÇÃO; 11H – 11H30 PERGUNTAS 11H30 – 12H – APRESENTAÇÃO CULTURAL 13H00 - 15H30 - OFICINA
I – REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; OFICINA
II - DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL; OFICINA
III - CULTURA SURDA: COMUNICAÇÃO INICIAL ENTRE OS SURDOS E OUVINTES; OFICINA
IV - RELATO DE PRÁTICA DAS PROFESSORAS REGENTES NA SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO. 15H30 – 16H – RETOMADA NO AUDITÓRIO E ENCERRAMENTO.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 250 vagas

IX - REGENTE: MARIA CRISTINA BOASKI FONTES

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS Á CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFÁTORIO (s).

XI - INSCRIÇÕES: DE 22\02 ATÉ 09\03\2016 ATRAVÉS DO LINK


XII- ÁREA PROMOTORA: DOT - P/CEFAI DE PIRITUBA/JARAGUÁ DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário