terça-feira, 8 de março de 2016

SEMINÁRIO: TECENDO UM NOVO TEMPO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 08/03/2016 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 07 DE 05 DE FEVEREIRO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA - COPED COMUNICA: A REALIZAÇÃO DO EVENTO SEMINÁRIO: TECENDO UM NOVO TEMPO:, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: FRENTE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LANÇOU EM 2013 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E INICIOU A IMPLEMENTAÇÃO DA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DO CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA. ESSAS AÇÕES CONSTRUÍDAS CONJUNTAMENTE COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NECESSITAM DE DIÁLOGOS E SUBSÍDIOS PARA QUE AS UNIDADES ESCOLARES CONTINUEM A REPENSAR A ROTINA DE SUAS AÇÕES E POSSAM ARTICULAR-SE COM EXPERIÊNCIAS JÁ CONSOLIDADAS DENTRO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CAMINHANDO PARA A EFETIVAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

II - OBJETIVOS: APRESENTAR A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A SER DESENVOLVIDA PELA DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA; POSSIBILITAR A REFLEXÃO SOBRE AS DIRETRIZES DO CURRÍCULO INTEGRADOR COM OS CICLOS DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL, EVIDENCIANDO AS INFÂNCIAS PAULISTANAS E AS JUVENTUDES PRESENTES NAS UNIDADES ESCOLARES. DISCUTIR OS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES PARA A ORGANIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS PARA A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE TODOS OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. DISCUTIR AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS À CONSTRU- ÇÃO INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO, ASSIM COMO OS ESPAÇOS DEDICADOS AOS PROJETOS E A DOCÊNCIA COMPARTILHADA.

III - CONTEÚDO: A REORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ENSINO PARA A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM. A REORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AULA E A ARTICULAÇÃO DO CURRÍCULO PARA A PESQUISA PERMANENTE. AS DISCUSSÕES SOBRE AS CULTURAS DAS INFÂNCIAS E DAS JUVENTUDES PAULISTANAS. O CURRÍCULO INTEGRADOR E OS ESPAÇOS E TEMPOS DO BRINCAR. CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS QUE INTEGREM OS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO, INTERDISCIPLINAR E AUTORAL. O TRABALHO COLABORATIVO DE AUTORIA A PARTIR DA INTERVENÇÃO SOCIAL A DOCÊNCIA COMPARTILHADA AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RELATOS DE PRÁTICAS DE UNIDADES DE ENSINO QUE REORGANIZARAM OS TEMPOS E ESPAÇOS DA APRENDIZAGEM.

IV - METODOLOGIA: A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA, POR MEIO DE DEBATES, DISCUSSÕES E VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS ARTICULADAS AO PROCESSO FORMATIVO.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, QUE LECIONAM NO ENSINO FUNDAMENTAL , PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM REGÊNCIA, COMPLEMENTAÇÃO DE JORNADA E MÓDULO, POIE, POSL, PRP, REGENTES DE SAAI E COORDENADORES PEDAGÓGICOS.

VI - CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

VII - CRONOGRAMA: 05/03/16 E 04/06/16 – DAS 8H AS 12H TURMA 1: LOCAL: TEATRO DO CEU QUINTA DO SOL E AUDITÓRIO TÉRREO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU - CAMPUS MOÓCA - AV LUIZ IMPARATO, 564 - VILA CISPER TURMA 2: LOCAL: AUDITÓRIO TÉRREO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU - CAMPUS MOÓCA RUA TAQUARI, 546 INSCRIÇAO: OS PROFESSORES INSCRITOS NO CURSO DE FORMAÇAO "TECENDO UM NOVO TEMPO: EMANCIPAR SUJEITOS RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS" SERAO AUTOMATICAMENTE INSCRITOS NO SEMINARIO. A EQUIPE GESTORA DEVERA SE INSCREVER, ENVIANDO RF, VINCULO, NOME COMPLETO, CPF E UE PARA O EMAIL: MMFLUIZ@PREFEITURA.SP.GOV.BR

VIII - TOTAL DE VAGAS: 450 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: SIDNEI DALMO RODRIGUES RF 562.680.3; CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR RF. 753.556.2

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO, OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUENCIA DE 100% E PARTICIPAREM DAS DISCUSSOES PROPOSTAS NO SEMINARIO.

XI - INSCRIÇÕES: OS PROFESSORES INSCRITOS NO CURSO DE FORMAÇÃO "TECENDO UM NOVO TEMPO: EMANCIPAR CURRÍCULOS RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS" SERÃO AUTOMATICAMENTE INSCRITOS NO SEMINÁRIO. A EQUIPE GESTORA DEVERA SE INSCREVER, ENVIANDO RF, VÍNCULO, NOME COMPLETO, CPF E UE PARA O EMAIL: mmfluiz@prefeitura.sp.gov.br  


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário