sexta-feira, 8 de abril de 2016

CURSO A CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 05/04/2016 – PÁGINA 32
COMUNICADO Nº 392, DE 04 DE ABRIL DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) SME - DIEFEM - DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO A CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR “MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO”, OS DOCUMENTOS PUBLICADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME E O PERCURSO FORMATIVO REALIZADO NA RMESP DESDE 2013, O CURSO PROPÕE O DEBATE E A REFLEXÃO ACERCA DA CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

II - OBJETIVOS: PROMOVER ARTICULAÇÃOE PROBLEMATIZAÇÃO DA PRAXIS, POR MEIO DO DEBATE E DIALOGO, TENDO EM VISTA AS CARACTERÍSTICAS E DEMANDAS APRESENTADAS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PROPORCIONAR O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONSIDERANDO OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EDUCANDAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO GARANTIR A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE TODOS OS PROFESSORES EM REGÊNCIA ATRIBUIDA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO PROMOVIDA NO PNAIC/MEC ENTRE 2013 E 2015. ARTICULAR O DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO OS PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DO CURRÍCULO INTEGRADOR E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.

III - CONTEÚDO:
I - CURRÍCULO INTEGRADOR (DIÁLOGO E ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO);
II - EDUCAÇÃO INTEGRAL;
III – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR;
IV – ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS / DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

IV - METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DIVERSIFICADAS, VISANDO FAVORECER A PERMANENTE REFLEXÃO COM DIALOGICIDADE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SENDO PRIORIZADAS AS ATIVIDADES DE ESTUDO, DINÂMICAS DE GRUPO, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, RELATOS E PROBLEMATIZAÇÕES.

V - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I REGENTES, EM COMPLEMENTAÇÃO DE JORNADA OU MÓDULO QUE ATUAM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 HORAS

VII - CRONOGRAMA: LOCAL: DRE – HORÁRIO: DAS 8H ÀS 17H DATAS: 30/03/2016; 29/04/2016; 12/05/2016 E 24/06/2016 LOCAL: UNINOVE CAMPUS VERGUEIRO – HORÁRIO DAS 8H ÀS 17H. DATAS: 31/03/2016; 28/04/2016; 20/05/2016 E 23/06/2016.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 200 (DUZENTOS) 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 5

IX - REGENTES: MS.SUMAYA MATTAR MS. MARIA HELENA BERTOLINI BEZERRA DRª SUELY AMARAL MELLO DRª MARIA DAS MERCÊS FERREIRA SAMPAIO DRª ELZA DE LIMA FERRARI

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUENCIA A PARTIR DE 75% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES: MEDIANTE CONVITE DAS 13 DIPED E FORMALIZADA EM 30/03/2016.

XII- ÁREA PROMOTORA: SME - DIEFEM - DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


XIII – OBSERVAÇÃO: HAVERÁ DISPENSA DAS HORAS COINCIDENTES A PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E CURSO, RESGUARDADO O TEMPO PARA LOCOMOÇÃO DESDE QUE NÃO CAUSE PREJUIZO PEDAGÓGICO, PARA MINISTRAR OU PARTICIPAR DO CURSO “A CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO”, CONFORME ORGANIZAÇÃO DE CADA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. CONFORME PORTARIA Nº 2714 DE 30 DE MARÇO 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário