sábado, 9 de abril de 2016

CURSO A CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/04/2016 – PÁGINA 47
COMUNICADO Nº 35, DE 06 DE ABRIL DE 2016

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO A CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO O PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, OS DOCUMENTOS PUBLICADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME E O PERCURSO FORMATIVO REALIZADO NA RMESP DESDE 2013, O CURSO PROPÕE RETOMAR O DEBATE E A REFLEXÃO ACERCA DA CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

II - OBJETIVOS: PROMOVER ARTICULAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA PRAXIS, POR MEIO DO DEBATE E DIÁLOGO, TENDO EM VISTA AS CARACTERÍSTICAS E DEMANDAS APRESENTADAS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; PROPORCIONAR O APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONSIDERANDO OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EDUCANDAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO; GARANTIR A FORMAÇAO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE TODOS OS PROFESSORES EM REGÊNCIA ATRIBUÍDA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO PROMOVIDA NO PNAIC-MEC ENTRE 2013-2015; ARTICULAR O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO OS PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DO CURRÍCULO INTEGRADOR E DA EDUCAÇAO INTEGRAL.

III - CONTEÚDO: CURRÍCULO INTEGRADOR: DIÁLOGO E ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇAO INFANTIL E O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

IV - METODOLOGIA: ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DIVERSIFICADAS, VISANDO FAVORECER A PERMANENTE REFLEXÃO COM DIALOGICIDADE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SENDO PRIORIZADAS AS ATIVIDADES DE ESTUDO, DINÂMICAS DE GRUPO, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, RELATOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA PRÁTICA.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I (PEIF I), COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR, SUPERVISOR ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA A - 18/04, 02/05, 16/05 E 30/05 - DAS 8H ÀS 12H TURMA B - 18/04, 02/05, 16/05 E 30/05 - DAS 13H ÀS 17H TURMA C - 25/04, 09/05, 23/05 E 13/06 - DAS 8H ÀS 12H TURMA D - 25/04, 12/05, 23/05 E 13/06 - DAS 13H ÀS 17H TURMA E - 10/05, 24/05, 14/06 E 28/06 - DAS 8H ÀS 12H TURMA F - 10/05, 24/05, 07/06 E 28/06 - DAS 13H ÀS 17H TURMA G - 09/05,31/05, 09/06 E 23/06 - DAS 13H ÀS 17H LOCAL: AUDITÓRIO DA DRESA - RUA DR. ABELARDO VERGUEIRO CEZAR, 370

VIII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMAS QUANTIDADE DE TURMAS: 07

IX - REGENTES: FERNANDA CARVALHO HASHIZUME DEMORI – RF: 752 443 9 V.1 FRANCILENE SOUZA TAVARES – RF: 744.570.9 V.1 GISELE APARECIDA TREVELATO VILLANI – RF: 598.687.7 V.2 JOSÉ LUIS FEIJO NUNES – RF: 692.234.1 V.1 MILENA AUGUSTO DOS SANTOS PEDRO – RF: 745.381.7 V.1 OLIVIA SELMA GOMES – RF: 727 466.1 V. 1

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO 0S PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI – INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PELO LINK: http://goo.gl/forms/4xhIAEOklX  , NO PERÍODO DE 11/04/2016 À 15/04/2016 SENDO 07 VAGAS POR UNIDADE ESCOLAR –


XII- ÁREA PROMOTORA: DIPED – DIRETORIA PEDAGÓGICA – SANTO AMARO   OBSERVAÇÕES: FICA AUTORIZADA A DISPENSA DE PONTO DAS HORAS COINCIDENTES COM AS DO EVENTO, RESGUARDADO O TEMPO PARA LOCOMOÇÃO, DOS SUPERVISORES ESCOLARES, DIRETORES DE ESCOLA, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, ASSISTENTES TÉCNICOS EDUCACIONAIS I, E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I EM REGÊNCIA DE CLASSE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, PARA MINISTRAR OU PARTICIPAR DO CURSO “A CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO”, CONFORME ORGANIZAÇÃO DE CADA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, PRESERVADA A CONTINUIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO CONFORME PORTARIA Nº 2.714, DE 30 DE MARÇO DE 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário