quinta-feira, 28 de abril de 2016

CURSO CULTURAS INDÍGENAS ATRAVÉS DA MÚSICA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 27/04/2016 – PÁGINA 64
COMUNICADO Nº 47, DE 25 DE ABRIL DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CULTURAS INDÍGENAS ATRAVÉS DA MÚSICA: EXPLORANDO CAMINHOS INTERDISCIPLINARES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: RECONHECENDO A ESCOLA COMO UM DOS ESPAÇOS FAVORÁVEIS PARA A PROMOÇÃO DA TOLERÂNCIA, SUPERAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, E RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE ETNOCULTURAL TANTO NESTE ESPAÇO QUANTO FORA DELE, BEM COMO ATENTANDO PARA OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES NESTE SENTIDO, ESTE CURSO PRETENDE, EM CONSONÂNCIA COM A LEI 11.645/08, A QUAL PREVÊ A INCLUSÃO DA TEMÁTICA INDÍGENA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES, DISCUTIR E (RE) INVENTAR PROPOSTAS QUE PERMITAM, PELA MÚSICA, UMA ABORDAGEM COERENTE, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA DAS CULTURAS INDÍGENAS EM SALA DE AULA.

II - OBJETIVOS: PROPORCIONAR O CONHECIMENTO DE ALGUMAS DAS CULTURAS INDÍGENAS POR MEIO DE CANÇÕES DE SEUS POVOS, VISANDO AO ENRIQUECIMENTO DO REPERTÓRIO MUSICAL E CULTURAL DO EDUCADOR E, CONSEQUENTEMENTE, DE SEUS EDUCANDOS LEVANTAR POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O TRABALHO COM CANÇÕES DE DIFERENTES POVOS E CULTURAS EM SALAS DE AULA OFERECER SUBSÍDIOS DE PESQUISA AO EDUCADOR DE MODO QUE ESTE POSSA RECOLHER INFORMAÇÕES CONFI- ÁVEIS PARA O TRABALHO DA TEMÁTICA INDÍGENA COM OS ESTUDANTES.

III - CONTEÚDO: IMPLICAÇÕES ACERCA DA INCLUSÃO DE CANÇÕES DE DIFERENTES POVOS E CULTURAS NO REPERTÓRIO MUSICAL ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA TOLERÂNCIA LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DE PARTE DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS QUE VIVEM ATUALMENTE NO BRASIL E DISCUSSÃO SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE SI CANÇÕES, BRINQUEDOS CANTADOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS O TRABALHO A PARTIR DAS CANÇÕES INDÍGENAS: O CURRÍCULO EM REDE

IV - METODOLOGIA: IMPLICAÇÕES ACERCA DA INCLUSÃO DE CANÇÕES DE DIFERENTES POVOS E CULTURAS NO REPERTÓRIO MUSICAL ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA TOLERÂNCIA LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DE PARTE DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS QUE VIVEM ATUALMENTE NO BRASIL E DISCUSSÃO SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE SI CANÇÕES, BRINQUEDOS CANTADOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS O TRABALHO A PARTIR DAS CANÇÕES INDÍGENAS: O CURRÍCULO EM REDE

V - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ESTEJAM ATUANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI/EMEI). EM EXERCÍCIO NA DRE CAMPO LIMPO.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: CRONOGRAMA: 23, 30/05 E 06/06/2016 HORÁRIO: 18H30 ÀS 22H30 LOCAL DE REALIZAÇÃO: DRE CAMPO LIMPO. AV. JOÃO DIAS, 3763 - JARDIM SANTO ANTÔNIO.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS

IX - REGENTE: DAISY ALVES FRAGOSO FALCÃO

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES: INICIO DAS INSCRIÇÕES: A PARTIR DAS 10H DO DIA 17/05/2016 ATE O TERMINO DAS VAGAS PELO LINK: http://goo.gl/forms/6mhhcgijsb


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAMPO LIMPO DIR 

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