sábado, 2 de abril de 2016

CURSO FORMAÇÃO PARA MEDIAÇÃO DE DIÁLOGOS E DEBATES DO CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/04/2016 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 12, DE 16 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO FORMAÇÃO PARA MEDIAÇÃO DE DIÁLOGOS E DEBATES DO CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CURRÍCULO INTEGRADOR PARA A INFÂNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO; A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA, EM QUE A CRIANÇA É UM SUJEITO CAPAZ E COMPETENTE NA SUA RELAÇÃO COM O MUNDO, AUTOR E PROTAGONISTA DE SUAS APRENDIZAGENS E DE SUAS CULTURAS; O COMPROMISSO POLÍTICO PEDAGÓGICO COM A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO QUE, PAUTADO POR PRÁTICAS E CONCEPÇÕES QUE SUPEREM OS MODELOS HISTORICAMENTE PRESENTES, CONTRIBUA PARA A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES HUMANIZADORAS, QUE CONSIDEREM A CRIANÇA COMO SUJEITO DA AÇÃO DE APRENDER; E A NECESSIDADE DE DEBATE E DIÁLOGO COM O DOCUMENTO “CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA”, O CURSO BUSCA COMPARTILHAR CONCEPÇÕES, PERCURSOS JÁ CONSTRUÍDOS E DIÁLOGOS SOBRE POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS NAS AÇÕES COTIDIANAS DOS PROFESSORES DA INFÂNCIA, NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO.

II - OBJETIVOS: INTENSIFICAR AS AÇÕES FORMATIVAS PARA QUE AS ESCOLAS POSSAM CONSTRUIR UM CURRÍCULO INTEGRADO, NUMA PERSPECTIVA DESCOLONIZADA, CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA QUESTIONAR O CURRÍCULO, CONSIDERANDO A DIVERSIDADE QUE COMPÕEM AS INFÂNCIAS E A CRIANÇA, CONTRIBUINDO PARA SUA VISIBILIDADE SOCIAL, REVELANDO SUAS IDENTIDADES, HISTÓRIAS E PERTENCIMENTOS. PROMOVER UMA REFLEXÃO E DISCUSSÃO DO PAPEL DO PROFESSOR PROTAGONISTA E AUTOR, BUSCANDO O CONSTANTE APROFUNDAMENTO E A REINVENÇÃO DAS AÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

III - CONTEÚDO: CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA (CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E DE APRENDIZAGEM; BRINCADEIRA COMO CONDIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO); OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E O PAPEL DO PROFESSOR DA INFÂNCIA PEDAGOGIA DA ESCUTA / AUTORIA

IV - METODOLOGIA: CURSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO COM EXPOSIÇÃO DIALOGADA, ESTUDOS, LEITURAS, PLANEJAMENTOS PARA ATIVIDADES EM GRUPO, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

VI - CARGA HORÁRIA: 24 HORAS

VII - CRONOGRAMA: MARÇO _ 31/3(MANHÃ) ABRIL _ 15/4(MANHÃ) MAIO _ 13/5(MANHÃ) JUNHO _ 03/6(MANHÃ); 24/06(MANHÃ) JULHO _ 07/07(TARDE)

VIII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS

IX - REGENTES: RENATA MASTROIENE DO NASCIMENTO RF 6906567/1 LAURA MATOS CAVALCANTE BUENO RF 654941/1

X - CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 80% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”)

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS NO DIPED DA DRE BUTANTÃ, NO PERÍODO DE 08/03/2016 A 11/03/2016


XII- ÁREA PROMOTORA: DIPED-EDUCAÇÃO INFANTIL - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ

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