sábado, 9 de abril de 2016

CURSO HISTÓRIAS DE VIDA E IDENTIDADE NEGRA – UM PASSEIO CRÍTICO SOBRE FILMES E MÚSICAS DA CULTURA NEGRO-BRASILEIRA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/04/2016 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 422, DE 08 DE ABRIL DE 2016.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR NTC/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO HISTÓRIAS DE VIDA E IDENTIDADE NEGRA – UM PASSEIO CRÍTICO SOBRE FILMES E MÚSICAS DA CULTURA NEGRO-BRASILEIRA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: COM BASE NAS LEIS FEDERAIS 10.639/03 E 11.645/08 E PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS A RESPEITO DE SI PRÓPRIO PODE COLABORAR PARA QUE SEJAM CONSTRUÍDAS AS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS DOS INDIVÍDUOS, ESTE CURSO SE FUNDAMENTA EM TRÊS PILARES: 01. O DE LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE SENTIDO, COM IMPORTANTE ENFOQUE NAS HISTÓRIAS DE VIDA DIGITALIZADAS; 02. O DE PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS PARA BALIZAR TANTO A TEORIA COMO AS PRÁTICAS DESTA ATIVIDADE; E 03. O DE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, COM DESTAQUE PARA O “SER NEGRO” NO BRASIL, A FIM DE SE QUE POSSA CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE SUJEITO DO ESTUDANTE NEGRO BRASILEIRO.

II - OBJETIVOS: • IDENTIFICAR COMO SE DÁ A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE IDENTIDADE NEGRA DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR BRASILEIRO E, ESPECIALMENTE, NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO; • DISCUTIR E REFLETIR, ATRAVÉS DE ATIVIDADES TEÓRICOPRÁTICAS, SOBRE A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES, ESPECIFICAMENTE DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA.

III - CONTEÚDO:
ENCONTRO 01: APRESENTAÇÃO DO CURSO; E DEBATE SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA DIGITALIZADAS.
ENCONTRO 02: ATIVIDADE COM FOTOGRAFIAS DOS PARTICIPANTES E MÚSICAS ACERCA DA TEMÁTICA DE HISTÓRIAS DE VIDA.
ENCONTROS 03: EXIBIÇÃO DE FILMES; AUDIÇÃO DE MÚSICAS E LEITURA CRÍTICA A PARTIR DE RODAS DE CONVERSA COLETIVAS E TEXTOS DE REFERÊNCIA. ENCONTRO 04: EXIBIÇÃO DE FILMES; AUDIÇÃO DE MÚSICAS E LEITURA CRÍTICA A PARTIR DE RODAS DE CONVERSA COLETIVAS E TEXTOS DE REFERÊNCIA. ENCONTRO 05: CRIAÇÃO COLETIVA DE HISTÓRIAS DE VIDA DIGITALIZADAS. ENCONTRO 06: ENCONTRO PARA APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS E AVALIAÇÃO DO CURSO.

IV - METODOLOGIA: AS AULAS ORGANIZAR-SE-ÃO COM EXPOSIÇÃO DIALOGADA DOS CONTEÚDOS, LEITURA COMPARTILHADA DE EXCERTOS DOS TEXTOS DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA, UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, SOBRETUDO FILMES E CANÇÕES, REFLEXÃO E ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO E PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DURANTE O CURSO.

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS - BIBLIOTECA, - EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS

VII - CRONOGRAMA: 09/04/2016 - 16/04/2016 - 30/04/2016 - 07/05/2016 - 14/05/2016 E 21/05/2016, DAS 08H ÀS 12H LOCAL: RUA AZÉM ABDALLA AZÉM, 564 JARDIM BONFIGLIOLI.


VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTE: PAOLA DINIZ PRANDINI

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM A FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 83% E REALIZAREM TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O CURSO.

XI - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS EM INSCREVER-SE NO CURSO DEVERÃO PREENCHER O FORMULÁRIO COM OS SEGUINTES DADOS: NOME COMPLETO; RF; VÍNCULO; RG; CPF; PADRÃO; HORÁRIO DE TRABALHO; CARGO E FUNÇÃO; UNIDADE DE EXERCÍCIO E UNIDADE DE LOTAÇÃO, A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DESTE COMUNICADO, DISPONÍVEL NO LINK: http://goo.gl/forms/yN1QR2AWGp  

XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário