sábado, 2 de abril de 2016

DRE PIRITUBA CURSO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO ENFOQUE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA INFÂNCIA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 02/04/2016 – PÁGINA 36
COMUNICADO Nº10, DE 28 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO ENFOQUE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA INFÂNCIA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: AO PENSARMOS NUMA PROPOSTA SOBRE “AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIROS ANOS DO FUNDAMENTAL” TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A CARACTERÍSTICA LÚDICA E EXPRESSIVA DO ATO DE CRIAR. AO DANÇAR CRIA GESTOS, MOVIMENTOS, RITMOS; A CRIANÇA PERCEBE SEU PRÓPRIO CORPO, O ESPAÇO, OS SONS; AO DRAMATIZAR ELA IMITA O OUTRO, REPRESENTA, ENTRA NO “JOGO DO FAZ DE CONTA”, RECRIA E BRINCA COM PALAVRAS, COM SONS, AMPLIANDO SUAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO. A PROPOSTA VISA SENSIBILIZAR EDUCADORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS, COM O FOCO NAS BRINCADEIRAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS , EXPLORANDO A LUDICIDADE, RESPEITANDO A CAPACIDADE ESTÉTICA E EXPRESSIVA DA CRIANÇA E SUA EXPRESSÃO NO MUNDO.

II - OBJETIVOS: CRIAR SUBSÍDIOS PARA O EXERCÍCIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERPESSOAIS E INTERDISCIPINARES ATRAVÉS DAS ARTES, JOGOS E BRINCADEIRAS, DIALOGANDO COM AS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO E DIFERENTES EDUCADORES E MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR. • IDENTIFICAR OS SIGNOS CONSTITUINTES DE CADA LINGUAGEM VISUAL (DESENHO, PINTURA, ESCULTURA...) AUDITIVA (MÚSICA), CORPORAL (TEATRAL, DANÇA), VERBAL (ORAL E ESCRITA) COM A FINALIDADE DE COMPREENDER O SISTEMA SIMBÓLICO UTILIZADO PELAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS. • EXPLORAR NAS INSTITUIÇÕES OS ESPAÇOS E TEMPOS NECESSÁRIOS ÀS EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS, AOS JOGOS E BRINCADEIRAS, COM CRIANÇAS DE 0-5 ANOS E DE 06 A 10 ANOS (OU MAIS) NO ENSINO FUNDAMENTAL; • CONSTRUIR METODOLOGIAS QUE SEJAM SIGNIFICATIVAS E COMPATÍVEIS COM A CRIANÇA, RESPEITANDO O SEU POTENCIAL CRIATIVO E FORMA DE SE EXPRESSAR, DE DIZER DE MANIFESTAR SUA AÇÃO NA ARTE, NAS BRINCADEIRAS E NAS ESCOLHAS.

III - CONTEÚDO: 1. REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES RELACIONADAS ÀS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO CONTEXTO HISTÓRICO, EDUCACIONAL E SÓCIO-CULTURAL. 2. AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO DA CULTURA HUMANA. A ARTE COMO SISTEMA DE SIGNOS CONSTRUÍDOS HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE. 3. REFLEXÃO DO TEXTO “O LÚDICO E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS” DA PROFA. DRA. MARINA CÉLIA MORAES DIAS. 4. AS LINGUAGENS E SUAS DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO: ARTES VISUAIS (DESENHO, PINTURA, ESCULTURA) SONORAS (MÚSICA), CORPORAIS (GESTOS, DANÇA, MOVIMENTOS), CÊNICAS( TEATRO ), LITERÁRIAS (ORAL E ESCRITA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL . CONCEITOS GERAIS. 5. O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 6. A CONSTRUÇÃO DE "OLHARES" E PRÁTICAS ESPECÍFICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 7. O PROFESSOR COMO MEDIADOR CULTURAL OU AGENTE FACILITADOR E ORGANIZADOR NO ENSINO DAS ARTES NO CONTEXTO INFANTIL; 8. METODOLOGIAS OU PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ARTES QUE FACILITAM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR JUNTO À CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

IV - METODOLOGIA: * APRESENTAÇÕES E REFERÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS FUNDAMENTAIS PARA REFLEXÃO E APLICABILIDADE DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. • OFICINAS ARTÍSTICAS, LÚDICAS E CRIATIVAS QUE CONTEMPLEM AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS EXPRESSIVAS RELACIONADAS ÀS LINGUAGENS ARTÍSTICAS, JOGOS E BRINCADEIRAS COM EDUCADORES E DEMAIS MEMBROS DA ESCOLA • INCLUSÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS E RECURSOS MATERIAIS QUE ESTEJAM DE ACORDO COM A REALIDADE DA ESCOLA E DA COMUNIDADE, COMO: SUCATAS, MATERIAIS RECICLÁVEIS, FANTASIAS, JOGOS E BRINQUEDOS USADOS, TINTAS, PAPÉIS, PINCÉIS, PANOS VARIADOS, FANTOCHES, BONECOS., PROPORCIONADO AO EDUCADOR ELEMENTOS E RECURSOS NECESSÁRIOS PARA SUA PRÁTICA COTIDIANA JUNTO A CRIANÇA. • PRÁTICAS EM OFICINAS LITERÁRIAS, SOBRE A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, COM UTILIZAÇÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E RECURSOS COMO LIVROS, TEXTOS DA LITERATURA INFANTIL, HISTÓRIAS (CONTOS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEOS, LENDAS, MITOS, FÁBULAS, PARÁBOLAS), PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, QUADRINHAS, POEMAS E CANÇÕES, VALORIZANDO DIFERENTES MODALIDADES NARRATIVAS, COMO FORMAS DE FAZER ARTE, CRIAR, DRAMATIZAR, BRINCAR COM PALAVRAS E TRANSFORMAR JOGOS E BRINCADEIRAS. • CRIAÇÃO DE PROPOSTAS E/OU PROJETOS INTERATIVOS, JUNTO AOS EDUCADORES E CRIANÇAS, TENDO EM VISTA A ARTE COMO ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO E JOGOS RECREATIVOS E ESTÍMULO PARA A SOCIALIZAÇÃO, A AFETIVIDADE, A LUDICIDADE E A AUTONOMIA DA CRIANÇA E SUAS RELAÇÕES CRIANÇA-CRIANÇA E EDUCADOR-CRIANÇA. • UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE APOIO COMO VÍDEOS, FILMES, CDS E DOCUMENTÁRIOS QUE SIRVAM DE APOIO PARA A COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E SUA IMPORTÂNCIA NA ARTE, NOS JOGOS E BRINCADEIRAS DA CRIANÇA NA ESCOLA. • SUGESTÃO DE FILMES: VERMELHO COMO O CÉU; O SOM DO CORAÇÃO; COMO AS ESTRELAS O CÉU, ASSIM SÃO AS CRIANÇAS NA TERRA; CRIANÇAS INVISÍVEIS; O MUNDO DA CRIANÇA; KIRIKU E A FETICEIRA; O DESENVOLVIMENTO MORAL: PRINCÍPIOS, VALORES E SENTIMENTOS - HENRI WALLON; AUTONOMIA DE CONSTANCE KAMII.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: TURMA 1 07/04 -14/04 - 28/04 -05/05/2016 HORARIO 8H AS 12H LOCAL : CEU PERA MARMELO - RUA PERA MARMELO 226 TURMA 2 07/04 -14/04 - 28/04 -05/05/2016 HORARIO 13H30 - 17H30 LOCAL: CEU VILA ATLANTICA - RUA CORONEL VENANCIO DIAS, 180 JD NARINE TURMA 3 12/05 -19/05 -02/06 -09/06/2016 HORARIO 8H - 12H LOCAL - CEU PARQUE ANHANGUERA - RUA PEDRO JOSE DE LIMA 1020 PQ ANHANGUERA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3

IX - REGENTES: PROF DRA LINICE DA SILVA JORGE

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICAÇÃO, OS PROFESSORES QUE PARTICIPAREM DAS FORMAÇÕES COM O CONCEITO S (SATISFATÓRIO) E TIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA NOS ENCONTROS.

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS VIA FORMULÁRIO PRÓPRIO ATRAVÉS DE LINK , ENVIADO PARA AS ESCOLAS .

XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ. DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ



Nenhum comentário:

Postar um comentário