sábado, 2 de abril de 2016

CURSO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO COTIDIANO ESCOLAR

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 02/04/2016 – PÁGINA 56
COMUNICADO Nº 21, DE 18 DE JANEIRO DE 2016

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO COTIDIANO ESCOLAR, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO, CONFORME O DISPOSTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, NA L.D.B./1996,BEM COMO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, QUE A OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -AEE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO É DEVER DO ESTADO, PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO PÚBLICO, ENTENDEMOS QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES REGENTES DE SAAI (SALAS DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO) SE CONSTITUI EM AÇÃO FUNDAMENTAL PARA VIABILIZAR O PROCESSO DE INCLUSÃO NA REGIÃO, PORTANTO, PROPOMOS A PRESENTE FORMAÇÃO QUE TEM COMO BASE OS PRINCÍPIOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO. É IMPORTANTE FRISAR QUE O AEE, MAIS DO QUE UM DEVER, É UMA FORMA DE QUALIFICAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DAS UNIDADES ESCOLARES, UMA VEZ QUE AS ATIVIDADES RESPEITAM AS ESPECIFICIDADES DOS SUJEITOS E TÊM COMO INTUITO O ACESSO AO CURRÍCULO, PARA QUE SE APROPRIEM DO CONHECIMENTO ESCOLAR.

II - OBJETIVOS: - CONHECER OS DOCUMENTOS DO AEE - ESTUDAR LEGISLAÇÃO VIGENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - DISCUTIR A FUNÇÃO DO PROFESSOR REGENTE DA SAAI - PENSAR ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER O TRABALHO COLABORATIVO

III - CONTEÚDO: COMO GARANTIR A OFERTA DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA ACESSAR O CURRÍCULO A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – PAAE AVALIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

IV - METODOLOGIA: DINÂMICAS DE GRUPO; AULAS EXPOSITIVAS; RODAS DE CONVERSA; USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS (VÍDEOS E MÚ- SICAS); ATIVIDADES EM GRUPOS.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUE COMO PROFESSORES REGENTES DA SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DESIGNADO COMO PROFESSOR DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I QUE ATUE EM DIPED DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16

VII - CRONOGRAMA: TURMA A DIAS: 29/03, 29/04, 31/05 E 30/06/2016 HORÁRIO: 8H ÀS 12H TURMA B DIAS: 29/03, 29/04, 31/05 E 30/06/2016 HORÁRIO: 13H30 ÀS 17H30 LOCAL: DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: JULIANA SAES PANTIGA GOMES – RF 727.515.3/1 ;LUANA NATALIA MORAES MONTAVANI – RF 799.279.3/1; LUCIANA GONÇALES COSTA SANTOS – RF 790.466.5/1; SUELI DE LIMA - RF 744.988-7/1

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. OBS: POR SER UM CURSO OPTATIVO, A PARTICIPAÇÃO NO CURSO NÃO PREVÊ A DISPENSA DE PONTO DO FUNCIONÁRIO.

XI - INSCRIÇÃO: SERÁ REALIZADA NO PRIMEIRO DIA DO CURSO NO SETOR DE DIPED. AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES.

XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REG DE EDUCACAO FREGUESIA / BRASILÂNDIA


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