sexta-feira, 8 de abril de 2016

CURSO O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO IMPLEMENTADOR

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 06/04/2016 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 10 , DE 10/02/2016

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIPED, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO IMPLEMENTADOR E ARTICULADOR DO CURRÍCULO INTEGRADOR, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: CONSIDERANDO OS DOCUMENTOS: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, O CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA, OS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, O USO DA TECNOLOGIA E DA LINGUAGEM MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 01/2013 E 01/2015, TENDO COMO EIXO AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA, PROPOMOS A DISCUSSÃO DESSES DOCUMENTOS E A CONSOLIDAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADOR ATRAVÉS DE PRÁTICAS QUE VALORIZEM AS INTERAÇÕES ENTRE BEBÊS E CRIANÇAS, FACILITANDO A CRIAÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS, QUE PROVOQUEM AÇÕES QUE TRANSFORMEM DESDE O CURRÍCULO, COMPREENDIDO COMO UM INSTRUMENTO VIVO, ATÉ A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS ADEQUADOS TANTO NAS SALAS, QUANTO NAS ÁREAS EXTERNAS, CONSIDERANDO ASSIM O DESENVOLVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS QUANDO AS CRIANÇAS COMPARTILHAM ESPAÇO E TEMPO.

II – OBJETIVOS: REFLETIR SOBRE POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS QUE POSSIBILITEM: O ACESSO PERMANENTE DE BEBÊS E CRIANÇAS A MATERIAL DIVERSIFICADO, PENSAR EM ESPAÇOS ACESSÍVEIS, CLARAMENTE INTERPRETÁVEIS PELAS CRIANÇAS NO QUE DIZ RESPEITO ÀS POSSÍVEIS EXPERIÊNCIAS QUE DENTRO DELES PODEM TOMAR FORMA, UMA SELEÇÃO AMPLA DE MATERIAIS CAPAZES DE PERMITIR ÀS CRIANÇAS E BEBÊS REINVENTAREM SIGNIFICADOS E POSSIBILIDADES DE USO, PADRÕES E RITUAIS DO JOGO ORIGINAL E COMPARTILHADO, UMA GESTÃO DE TEMPOS QUE CONTEMPLEM BEBÊS E CRIANÇAS EM SUAS ESPECIFICIDADES, RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO, ACOLHIMENTO E ESCUTA, A PROPOSIÇÃO E ORGANIZA- ÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ENCANTADORAS E ARREBATODORAS A FIM DE QUE OS BEBÊS E CRIANÇAS POSSAM EXPERIMENTAR, BUSCAR EXPLICAÇÃO DOS FATOS, INVESTIGAR, PLANEJAR, SOLUCIONAR PROBLEMAS, ENFIM, EXERCITAR O PENSAMENTO COMO UM SER INTEIRO EM SEU ENCONTRO COM O MUNDO.

III - CONTEÚDO: CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA QUE SUPERA A CISÃO ENTRE CORPO E MENTE, ENTRE O BRINCAR E O APRENDER, ENTRE RAZÃO E FANTASIA E ENTRE OS TEMPOS E ESPAÇOS.

IV - METODOLOGIA: O TRABALHO SE DARÁ A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA E PROBLEMATIZADORA COM PRODUÇÕES DOS AGENTES ENVOLVIDOS.

V - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO DAS UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA DIRETORIA REGIONAL DA PENHA.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 HORAS.

VII - CRONOGRAMA:
GRUPO A: 18/03/2016 – ESPAÇO 1 - 15/04/16 – ESPAÇO 2 - 06/05/2016 – ESPAÇO 3.
GRUPO B: 11/03/2016 – ESPAÇO 1 - 07/04/16 – ESPAÇO 2 - 13/05/2016 – ESPAÇO 3. HORARIO: DAS 9H30 ÀS 16H30
LOCAIS:
ESPAÇO 1: FÁBRICA DE CULTURA PARQUE BELÉM - AVENIDA CELSO GARCIA, 2231, BELÉM
ESPAÇO 2: MUSEU DA IMIGRAÇÃO - RUA VISCONDE DE PARNAÍBA, 1316, MOÓCA ESPAÇO 3: SESC BELENZINHO - RUA PADRE ADELINO, 1000, BELENZINHO

VIII - TOTAL DE VAGAS: 42 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: GRUPO A - MARCIA REGINA JORGE RF 671.660.1/1., SANDRA APARECIDA MELRO SALIM – RF 621.917.9/2, GRUPO B - SANDRA APARECIDA MELRO SALIM RF: 621.917.9/2, MIRIAM MANÇANO, RF: 675.723.5/1.

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E CONCEITO SATISFATÓRIO (S), SENDO CONSIDERADOS, TAMBÉM, COMO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OS REGISTROS DE PARTICIPAÇÃO, AS DEVOLUTIVAS DAS TAREFAS PROPOSTAS, QUE PRESSUPONHAM PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DO CURRÍCULO INTEGRADOR.

XI - INSCRIÇÕES: INSCRIÇÕES: PERÍODO: DE 22/02/2016 A 02/03/2016 ATRAVÉS DO LINK: HTTP://GOO.GL/FORMS/VTTX3FDN8D


XII- ÁREA PROMOTORA: - DIVISÃO PEDAGÓGICA - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA

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