sábado, 9 de abril de 2016

CURSO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 06/04/2016 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 09, DE 04 DE ABRIL DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: A EDUCAÇAO ESCOLAR E FORTEMENTE ORIENTADA POR METAS QUE REFLETEM DIRETAMENTE NA AÇÃO EDUCACIONAL E EM ESPECIAL NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO, MUITAS VEZES CARECEM DE AÇÕES QUE ARTICULEM O CURRÍCULO, OS REGISTROS, AS AVALIAÇÕES E OS RESULTADOS, BEM COMO DE INTERVENÇÕES SIGNIFICATIVAS POR PARTE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE TAIS PROCESSOS. PORTANTO, TORNA-SE NECESSÁRIA A PROPOSIÇÃO DE UMA FORMAÇÃO COM ESTES PROFISSIONAIS QUE ESTEJA EM CONSONÂNCIA COM O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, EM ESPECIAL, COM AS METAS Nº 12 E 13, NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM E DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE TODOS OS EDUCANDOS PARA A GARANTIA DAS APRENDIZAGENS E QUALIFICAÇÃO DOS REGISTROS E ANÁLISE DO PROCESSO EDUCATIVO NA BUSCA DA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO.

II - OBJETIVOS: QUALIFICAR AS INTERVENÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PRODUZIDOS DENTRO E FORA DA ESCOLA.

III - CONTEÚDO: - PRINCÍPIOS DA GESTÃO PEDAGÓGICA; - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA; - MONITORAMENTO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS PELO COORDENADOR; -AVALIA- ÇÃO INSTITUCIONAL, RESULTADOS EDUCACIONAIS, INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, REGISTRO E ACOMPANHAMENTO PRODUZIDOS DENTRO E FORA DA ESCOLA PARA A COMPREENSÃO DO COTIDIANO ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO; -INTERVENÇÕES CURRICULARES NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA MELHORIA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO; - TEMPOS, ESPAÇOS E RELAÇÕES EDUCACIONAIS.

IV - METODOLOGIA: ÊNFASE AO DIÁLOGO E A PARTICIPAÇÃO DOS COORDENADORES DE FORMA A GARANTIR ESPAÇO DE EXPOSIÇÃO DE DIFICULDADES, DÚVIDAS E CONTRIBUIÇÕES A REFLEXÃO DO GRUPO. DINÂMICAS DE GRUPO, LEITURA E DEBATE DE TEXTOS E MÍDIAS UTILIZADAS DURANTE OS ENCONTROS.

V - PÚBLICO ALVO: - COORDENADOR PEDAGÓGICO; PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO OU DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I DESIGNADOS COMO COORDENADORES PEDAGÓGICOS, COMO ASSISTENTE DE DIRETOR OU DIRETORES DE ESCOLAS EM EXERCÍCIO NAS EMEFS OU SUPERVISORES DA DRE CAPELA DO SOCORRO; - DIRETORES DE ESCOLA, SUPERVISORES DA DRE CAPELA DO SOCORRO; - ASSISTENTES TECNICOS DE EDUCAÇÃO QUE TRABALHAM NA DIPED DA DRE CAPELA DO SOCORRO.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 32 HORAS

VII - CRONOGRAMA: 08/04, 14/04, 05/05, 09/06, 11/08, 08/09, 20/10 E 17/11/2016. T1 - 8H ÀS 12H T2 - 13H30 ÀS 17H30 LOCAL: SALA DE REUNIÕES DA DRE CAPELA DO SOCORRO.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 45 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: MARIA INES SANTOS OLIVEIRA RG. 18.309.199-1, MARISA RODRIGUES DAS NEVES PAIS RF 600.565.9, EDMIR BUGOLIM QUILES RF 720.814.6, LEDA DAS GRAÇAS CUNHA RF 115.584.9

X- CERTIFICAÇÃO: TERÃO DIREITO À CERTIFICAÇÃO OS PROFISSIONAIS QUE OBTIVEREM 87,5% DE PRESENÇA E CONCEITO MINÍMO SATISFATÓRIO (S).


XI – INSCRIÇÕES: PERÍODO DE 04/04/2016 A 07/04/2016 VIA LINK ENCAMINHADO ÀS U.E.S XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAPELA DO SOCORRO – DIPED 

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