sábado, 2 de abril de 2016

CURSO: ”PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO - ESPORTE PARA TODOS”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 02/04/2016 – PÁGINA 53
COMUNICADO Nº 384, DE 01 DE ABRIL DE 2016.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES E CONFORME LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, DIVULGA A REALIZAÇÃO DO CURSO: ”PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO - ESPORTE PARA TODOS”, A SER DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO EM PARCERIA COM O INSTITUTO RODRIGO MENDES, CONFORME SEGUE:

I - JUSTIFICATIVA: O INSTITUTO RODRIGO MENDES E O FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA - UNICEF NO BRASIL, NUMA PARCERIA COM A FUNDAÇÃO FC BARCELONA UNIRAM-SE PARA FORMAR PROFESSORES QUE DEVERÃO DESENVOLVER UM PROJETO QUE PROMOVA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR POR MEIO DO ESPORTE SEGURO E INCLUSIVO. O PROJETO ESTÁ ENTRE AS INICIATIVAS VOLTADAS PARA CONSOLIDAR O LEGADO SOCIAL DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014 E DAS OLIMPÍADAS DE 2016 NO BRASIL. A INICIATIVA PRETENDE PROMOVER A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS COMUNS POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE INCLUSIVOS. PARA ISSO, SERÁ REALIZADO UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORES (PRIORITARIAMENTE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), GESTORES DE ESCOLAS E TÉCNICOS DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE 15 CAPITAIS BRASILEIRAS.

II - OBJETIVO: - APOIAR A COMUNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DE CONTEÚDOS E FERRAMENTAS QUE VIABILIZEM A ADOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS QUE PROMOVAM A ATIVIDADES DE ESPORTES ESCOLARES E DA EDUCAÇÃO FÍSICA; - ORIENTAR OS PROFISSIONAIS QUE DESENVOLVAM PROJETOS A PARTIR DO CONHECIMENTO CONSTRUÍDO; - ESTIMULAR A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE INCENTIVAR REDES DE TRANSFORMAÇÃO E FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS LOCAIS QUE CONTRIBUAM PARA A CONTINUIDADE E EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO.

III - CONTEÚDOS: - PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIMENSÕES; - HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL; - ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS; - DISCUSSÃO PRÁTICA E FORMAÇÃO EM FERRAMENTAS VIRTUAIS DO CURSO; - EDUCAR NA DIVERSIDADE - DIMENSÕES- ACESSIBILIDADE/DESENHO UNIVERSAL; - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: UMA EDUCAÇÃO DE POSSIBILIDADE; - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/FAMÍLIAS; - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – ASPECTOS GERAIS; - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO; - RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE; - ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO POLÍ- TICA PÚBLICA; - DISCUSSÃO PRÁTICA E FORMAÇÃO EM FERRAMENTAS VIRTUAIS DO CURSO; - ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA; - MECANISMOS DE GESTÃO - PPP - PAR; - GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA; - CONTROLE SOCIAL; - ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS - ASPECTOS GERAIS; - APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS.

IV - METODOLOGIA: CONTEÚDO TEÓRICO; DISCUSSÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓ- GICAS INCLUSIVAS; DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, POR MEIO DE VÍDEO-AULA, VÍDEOS, TRABALHOS EM GRUPO E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE MUNICÍPIOS.

V - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR DE ESPORTE E LAZER , ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS DOS CEUS, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO (EDUCAÇÃO FÍSICA), EM ATUAÇÃO NA SALA DE AULA COMUM E NA SAAI - SALA DE APOIO À INCLUSÃO, JURISDICIONADOS À DRE BUTANTÃ E OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM SME/DIEE – DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. PARA PARTICIPAR DA FORMAÇÃO OFERECIDA A UNIDADE EDUCACIONAL DEVE ATENDER ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

VI - CARGA HORÁRIA: 100 HORAS, SENDO 80 HORAS EM AULAS PRESENCIAIS E 20 HORAS PARA ATIVIDADES EXTRACLASSE, ENVOLVENDO LEITURAS, EXERCÍCIOS, REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS.

VII - CRONOGRAMA:
HORÁRIO: 08H ÀS 12H MÊS/DIAS: - ABRIL: 26/04/2016; - MAIO: 03, 10, 17, 24 E 31/05/2016; - JUNHO: 07 E 14/06/2016; - AGOSTO: 02, 09, 16, 23 E 30/08/2016; - SETEMBRO: 06, 13, 20 E 27/09/2016; - OUTUBRO: 04, 11 E 18/10/2016. *ENCERRAMENTO COM APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS HORÁRIO: 08H ÀS 12H MÊS/DIA: - NOVEMBRO: 22/11/2016 LOCAL: CEU BUTANTÃ - AV. ENGº HEITOR ANTÔNIO EIRAS GARCIA, 1870 - RIO PEQUENO, SÃO PAULO/SP.

VIII – TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS.

IX - AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES ENVOLVERÁ OS SEGUINTES ITENS: ENTREGA DE EXERCÍCIOS, AUTO AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS.

X - CERTIFICAÇÃO: FARÁ JUS AO CERTIFICADO O PARTICIPANTE QUE OBTIVER 75% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS DE 04 À 08/04/2016, ATRAVÉS DO E-MAIL: cefaibt@PREFEITURA.SP.GOV.BR, INFORMANDO: NOME DO CEU E DRE, NOME COMPLETO DOS PROFISSIONAIS, RG, CPF, RF, VÍNCULO, QPE, CARGO/FUNÇÃO E LOCAL DE EXERCÍCIO, E-MAIL E TELEFONE PARA CONTATO. AS VAGAS SERÃO DISTRIBUÍDAS CONFORME A ORDEM DE RECEBIMENTO DOS E-MAILS. SOMENTE SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES CONTENDO TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS NESTE ITEM. *SERÁ ACEITA A INSCRIÇÃO DO CEU QUE ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS A SEGUIR: GESTÃO DO CEU: - 01 COORDENADOR DE AÇÃO DO NÚCLEO DE ESPORTE E LAZER; - 01 ESPECIALISTA EM INFORMAÇÕES TÉCNICAS, CULTURAIS E DESPORTIVAS. UNIDADE EDUCACIONAL: - 01 COORDENADOR PEDAGÓGICO; - 01 PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - EDUCAÇÃO FÍSICA; - 01 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUE NA REGÊNCIA DA SAAI. *SERÁ ACEITA A INSCRIÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR QUE ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS. - 01 COORDENADOR PEDAGÓGICO; - 01 PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - EDUCAÇÃO FÍSICA; - 01 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO QUE ATUE NA REGÊNCIA DA SAAI.

XII - RECURSOS: *HUMANOS: FACILITADOR: MARIA CELMA EVANGELISTA CORDEIRO R.F 737.418.1 INTERLOCUTOR: ANA PAULA IGNÁCIO MASELLA R.F. 796.382.3 *MATERIAIS: SALAS DE AULA COM INFRAESTRUTURA PARA O ENSINO A DISTÂNCIA (TELEVISÃO CONECTADA A ANTENA PARABÓLICA), COMPUTADOR COM ACESSO À INTERNET E MATERIAL DIDÁTICO ESPECÍFICO.

XIII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE/INSTITUTO RODRIGO MENDES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário