sábado, 2 de abril de 2016

CURSO REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA COM OS BEBÊS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 02/04/2016 – PÁGINA 53
COMUNICADO Nº 391, DE 01 DE ABRIL DE 2016.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA COM OS BEBÊS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: A ATENÇÃO E A QUALIDADE DOS CUIDADOS E DE EDUCAÇÃO DESTINADAS AOS BEBÊS E ÀS CRIANÇAS PEQUENAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS, DECORREM DAS MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS, DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO. NESTE SENTIDO, A DIEI VEM PROMOVENDO UMA SÉRIE DE AÇÕES PARA APRIMORAMENTO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, BEM COMO A PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE SUBSIDIAM DISCUSSÕES E PROCESSOS FORMATIVOS. CONSIDERANDO QUE A FORMA- ÇÃO PROPICIA MOMENTOS DE REFLEXÃO/AÇÃO/REFLEXÃO PARA AMPLIAR E QUALIFICAR AS PRÁTICAS COTIDIANAS VIVENCIADAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE EMMI PIKLER, DA PEDAGOGIA ITALIANA E DAS EXPERIÊNCIAS DA ASSOCIACIÓ DE MESTRES ROSA SENSAT PROPOMOS O PRESENTE CURSO.

II - OBJETIVOS: REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO NOS CEIS DA REDE DIRETA E CEMEIS, A PARTIR DO DIÁLOGO COM A ABORDAGEM DE EMMI PIKLER, OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA ESCUTA E DAS RELAÇÕES QUE CARACTERIZAM A EXPERIÊNCIA DE REGGIO EMILIA E A FORMA- ÇÃO DESENVOLVIDA, A PARTIR DOS CONTEXTOS EDUCATIVOS; RECONHECER OS MOVIMENTOS LIVRES COMO FUNDAMENTO DE UMA VERDADEIRA AUTONOMIA; VALORIZAR O PAPEL DO ADULTO NA ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES, TEMPOS, MATERIAIS E NA QUALIDADE DAS RELAÇÕES E INTERAÇÕES QUE ESTABELECE COM BEBÊS E CRIANÇAS; RECONHECER A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ESTÁVEIS E DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE BEBÊS, CRIANÇAS BEM PEQUENAS E OS ADULTOS; DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO, DA ESCUTA E O SIGNIFICADO DA DOCUMENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE.

III - CONTEÚDO: CURRÍCULO PARA A INFÂNCIA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO DAS CRIANÇAS; ABORDAGEM DE EMMI PIKLER: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCÍPIOS; O BANHO E A ALIMENTAÇÃO COMO MOMENTOS PRIVILEGIADOS NA RELAÇÃO ADULTO E CRIANÇA; ABORDAGEM REGGIO EMILIA: PEDAGOGIA DA ESCUTA E DAS RELAÇÕES; O PAPEL DO ADULTO E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES; ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS ESPAÇOS, OS TEMPOS, OS BRINQUEDOS E MATERIAIS COMO FAVORECEDORES DA ATIVIDADE AUTÔNOMA; A OBSERVAÇÃO, A ESCUTA E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS NO TRABALHO EDUCATIVO.

IV - METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA TOMA COMO REFERÊNCIA O CONTEXTO E AS CONDIÇÕES CONCRETAS DA REALIDADE DOS CEIS E CEMEIS, PROPONDO A OBSERVAÇÃO, A ESCUTA, O REGISTRO, A PROBLEMATIZAÇÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS EM DIÁLOGO, TANTO COM AS ABORDAGENS E EXPERIÊNCIAS TOMADAS COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, COM OS DOCUMENTOS DA SME.

V - PÚBLICO ALVO: ASSESSOR TÉCNICO EDUCACIONAL, ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 22 HORAS, SENDO 20 HORAS PRESENCIAIS E 02 HORAS DESTINADAS ÀS OBSERVAÇÕES, REGISTROS E DOCUMENTAÇÃO

VII - CRONOGRAMA: TURMAS A/B/C/D/E/F/K/L/M/N DE 16/04 A 31/08/2016 TURMAS G/H/I/JO/P/Q/R DE 20/08 À 30/11/2016 TURMA A – IPIRANGA – 4ª FEIRA - 18/05; 08/06; 29/06; 06/07 - 19H ÀS 23H TURMA B – IPIRANGA – 6ª FEIRA - 13/05; 03/06; 17/06; 01/07 – 19H ÀS 23H  TURMA C – GUAIANASES - SÁBADO - 16/04; 30/04; 14/05; 04/06 – 8H ÀS 12H TURMA D –GUAIANASES - SÁBADO - 16/04; 30/04; 14/05; 04/06 – 13H ÀS 17H TURMA E – ITAQUERA – SÁBADO - 07/05; 21/05; 11/06; 18/06 – 8H ÀS 12H TURMA F – ITAQUERA – SÁBADO - 07/05; 21/05; 11/06 ; 18/06 – 13H ÀS 17H TURMA G – CAPELA DO SOCORRO - SÁBADO - 20/08; 03/09; 17/09; 01/10 – 8H ÀS 12H TURMA H – CAPELA DO SOCORRO - SÁBADO - 20/08; 03/09; 17/09; 01/10 – 13H ÀS 17H TURMA I – SÃO MATEUS - SÁBADO - 27/08; 10/09; 24/09; 08/10 – 8H ÀS 12H TURMA J – SÃO MATEUS - SÁBADO - 27/08; 10/09; 24/09; 08/10 – 13H ÀS 17H TURMA K – SÃO MIGUEL - SÁBADO - 16/04; 30/04; 14/05; 28/05 – 8H ÀS 12H TURMA L – SÃO MIGUEL - SÁBADO - 16/04; 30/04; 14/05; 28/05 – 13H ÀS 17H TURMA M – JAÇANÃ/TREMEMBÉ – SÁBADO - 23/04; 07/05; 21/05; 04/06 – 8H ÀS 12H TURMA N – JAÇANÃ/TREMEMBÉ - 23/04; 07/05; 21/05; 04/06 – 13H ÀS 17H TURMA O – PIRITUBA/JARAGUÁ - SÁBADO - 20/08; 03/09; 17/09; 01/10 – 8H ÀS 12H TURMA P – PIRITUBA/JARAGUÁ - SÁBADO - 20/08; 03/09; 17/09; 01/10 – 13H ÀS 17H TURMA Q – FREGUESIA/BRASILÂNDIA - SÁBADO - 27/08; 10/09; 24/09; 08/10 – 8H ÀS 12H TURMA R – FREGUESIA/BRASILÂNDIA - SÁBADO - 27/08; 10/09; 24/09; 08/10 – 13H ÀS 17H TODAS AS TURMAS TERÃO UM 5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO; PARA AS TURMAS QUE FINALIZAREM O CURSO ATÉ JULHO O ENCONTRO SERÁ EM AGOSTO E PARA AS TURMAS QUE FINALIZAREM O CURSO ATÉ OUTUBRO O ENCONTRO SERÁ EM NOVEMBRO.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 13

IX - REGENTES: PROFA. MS. MARIA HELENA PELIZON E PROFA. MS. ANITA VIUDES CARRASCO DE FREITAS

X- CERTIFICAÇÃO: SERÃO CERTIFICADOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 81% DE FREQUÊNCIA NO CURSO.

XI - INSCRIÇÕES: 1º SEMESTRE – INSCRIÇÕES DE 04 A 08 DE ABRIL - LINKS TURMA A E B – IPIRANGA – HTTP://GOO.GL/FORMS/WCFXIBX2UQ TURMA C E D – GUAIANASES – HTTP://MIGRE.ME/TNBLA TURMA E E F – ITAQUERA - HTTP://GOO.GL/FORMS/DPJOZP2TDR TURMA G E H – CAPELA DO SOCORRO – TURMA G (MANHÃ)-HTTPS://DOCS.GOOGLE.COM/FORMS/ D/1EWBY9KV91COZM0DSJEPWH7FI0OC9_ITV-DIB3DS4VDK/ VIEWFORM?USP=SEND_FORM - TURMA H (TARDE) HTTPS:// DOCS.GOOGLE.COM/FORMS/D/1IOBXDMJQEUDQXKOUPPKVY A3IYGYU4CPPKSCBCZRD0BC/VIEWFORM?USP=SEND_FORM TURMA I E J – SÃO MATEUS - HTTP://BIT.LY/EDINFANTILSM TURMA K E L – SÃO MIGUEL - HTTP://GOO.GL/FORMS/ XQBTIRBDQU TURMA M E N – JAÇANÃ/TREMEMBÉ - HTTPS://DOCS. GOOGLE.COM/FORMS/D/1ZBWEAAGEVGJBBHDX16JGS3HKWL4 XXYJMMQSE-A_CE8A/VIEWFORM TURMA O E P – PIRITUBA/JARAGUÁ - HTTP://GOO.GL/ FORMS/TMNWSJZCZT TURMA Q E R – FREGUESIA/BRASILÂNDIA – HTTPS://GOO. GL/X1ZXWG CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO SOMENTE SERÃO VALIDADAS AS INSCRIÇÕES REALIZADAS PELAS EQUIPES GESTORAS ENCAMINHANDO OS INTERESSADOS. ESTES DEVERÃO SE INSCREVER SOMENTE NAS TURMAS DAS DRES EM QUE ATUAM. OS CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO DAS INSCRIÇÕES SERÃO ESTABELECIDOS POR CADA DRE, DEVENDO SER DIVULGADOS JUNTAMENTE COM O LINK PARA INSCRIÇÃO, SEGUINDO A PROPORCIONALIDADE: 80% PARA PROFESSORES, 18% PARA OS GESTORES (PREFERENCIALMENTE OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS) E 2% PARA ASSISTENTES TÉCNICOS EDUCACIONAIS I E ASSESSORES TÉCNICOS QUE ATUAM NA COPED CASO TODOS OS CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO SEJAM ATENDIDOS E EXISTINDO VAGAS REMANESCENTES , PODERÃO SER ATENDIDAS AS INSCRIÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇAÕ INAFNTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ATUEM NA EMEI.

XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEI



3 comentários:

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  2. Olá!
    Não consigo entrar na página de inscrição, pois os endereços ficam dando erro. O que eu faço? Obrigada

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