sábado, 2 de abril de 2016

CURSO ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 02/04/2016 – PÁGINA 57
COMUNICADO Nº 12, DE 29 DE MARÇO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA: TECENDO UM NOVO TEMPO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: FRENTE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO, A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO LANÇOU EM 2013 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E INICIOU A IMPLEMENTAÇÃO DA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR COM A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DO CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA. ESSAS AÇÕES CONSTRUÍDAS CONJUNTAMENTE COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NECESSITAM DE DIÁLOGOS E SUBSÍDIOS PARA QUE AS UNIDADES ESCOLARES CONTINUEM A REPENSAR A ROTINA DE SUAS AÇÕES E POSSAM ARTICULAR-SE COM ESXPERIÊNCIAS JÁ CONSOLIDADAS DENTRO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CAMINHANDO PARA A EFETIVAÇÃO DO PLANO MUNICPAL DE EDUCAÇÃO. EM DEZEMBRO DE 2015 FOI PUBLICADA A PORTARIA NÚMERO 7.655 EM QUE DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE LEITURA, ESPAÇOS DE LEITURA E NÚCLEOS DE LEITURA. ESTA PUBLICAÇÃO AMPLIOU O CAMPO DE AÇÃO DOS PROFESSORES E REQUER A ARTICULAÇÃO COM OUTROS REFERÊNCIAS CULTURAIS POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DESIGNADOS COMO ORIENTADORES DE SALA DE LEITURA.

II - OBJETIVOS: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM QUE O ESPAÇO DISPONÍVEL PARA A LEITURA SEJA EMANCIPADOR PARA TODO O TERRITÓRIO DA UNIDADE ESCOLAR. AMPLIAR AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS NA ROTINA ESCOLAR COM O DOCENTE PESQUISADOR E MEDIADOR CULTURAL ARTICULAÇÃO DAS DIRETRIZES DO CURRÍCULO INTEGRADOR COM OS CICLOS DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL, EVIDENCIANDO AS INFÂNCIAS PAULISTANAS E AS JUVENTUDES PRESENTES NAS UNIDADES ESCOLARES. DISCUSSÃO SOBRE OS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES PARA A ORGANIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS PARA A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE TODOS OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. ARTICULAR A MEDIAÇÃO DE PESQUISAS NA ROTINA DA PRÁTICA CURRICULAR AO LONGO DE TODO O CICLO AUTORAL, CONSOLIDANDO A PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO DO TCA COM VISTAS A INTERVENÇÃO SOCIAL. DISCUSSÃO SOBRE AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS À CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO, ASSIM COMO OS ESPAÇOS DEDICADOS AOS PROJETOS E A DOCÊNCIA COMPARTILHADA. IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA LEIA SÃO PAULO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

III - CONTEÚDO: - PROFESSOR ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA COMO MEDIADOR CULTURAL A REORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTUDOS SOBRE A DIFERENÇA ENTRE ESPAÇO E AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. - OS HABITOS DE LEITURA E CONSTITUIÇAO DO LETRAMENTO NA INFANCIA. CENARIO CONTEMPORANEO DA LEITURA DE JOVENS E ADULTOS FRENTE AOS NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇAO. LEITURA COMO ACESSO A OUTRAS FORMAS DE REPRESENTAR O CONHECIMENTO HUMANO. - ESTUDO DE CASOS DE ESCOLAS QUE ARTICULARAM OUTRAS RELAÇOES ENTRE A LEITURA E A ROTINA ESCOLAR. A LEITURA COMO FUNDAMENTO DAS IDENTIDADES DOS ESTUDANTES PARA ALEM DAS REFERENCIAS MASCULINAS, EUROPEIAS E MODERNISTAS.

IV - METODOLOGIA: A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA, POR MEIO DE DEBATES, DISCUSSÕES E VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS SERÁ ESTABELECIDO O ESPAÇO PARA AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DA ROTINA DA AÇÃO DOCENTE MEDIADORA.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DESIGNADOS PARA A FUNÇAO DE PROFESSOR ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DATAS: 07/04, 05/05, 04/06/2016 HORÁRIO: TURMA 1 - MANHA - 8H AS 12H / TURMA 2 - TARDE - 13H30 AS 17H30 LOCAL: EMEF FÁBIO DA SILVA PRADO

VIII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTE: CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR, RF: 753.556.2.

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS SERVIDORES QUE OBTIVEREM PRESENÇA DE 100%, APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (S) DE PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS E ENTREGA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

XI - INSCRIÇÕES: NO PERÍODO DE 01 DE ABRIL A 05 DE ABRIL DE 2016, PELO EMAIL CEFERNANDES@PREFEITURA.SP.GOV.BR


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO PENHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário