sexta-feira, 20 de maio de 2016

CURSO ACOLHIMENTO À DEMANDA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 20/05/2016 – PÁGINA 46
COMUNICADO Nº 45, 16 DE MAIO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIPED - NAAPA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO ACOLHIMENTO À DEMANDA ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA: DISCUTINDO POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE ESTUDOS DE SITUAÇÕES COMPLEXAS., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA ESCOLA DEPARAM-SE COM SITUAÇÕES DE DIFICIL MANEJO. ISSO ACONTECE, FREQUENTEMENTE, FRENTE ÀS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS DOS EDUCANDOS NESSE PROCESSO. TAIS SITUAÇÕES PARALISAM O PROFESSOR QUE SE SENTE TAMBÉM MUITO ANGUSTIADO, POR NÃO CONSEGUIR CONSOLIDAR O PROCESSO DE ESCOLARIZA- ÇÃO DESSES ESTUDANTES. ASSIM SENDO, PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA E A APRENDIZAGEM COM QUALIDADE, FAZ-SE NECESSÁRIO OFERECER SUBSÍDIOS QUE OPORTUNIZEM REFLETIR SOBRE E DISCUTIR SITUAÇÕES MAIS COMPLEXAS QUE REQUEREM UM ACOLHIMENTO DIFERENCIADO. ESTA FORMAÇÃO PROPÕE, DISCUTIR POSSIBILIDADES DE ESTRATÉGIAS DE TRABALHO, BEM COMO VIABILIZAR UM ESPAÇO NO QUAL A COMUNIDADE ESCOLAR POSSA EXPRESSAR SUAS DIFICULDADES FORA DO CONTEXTO ESCOLAR.

II - OBJETIVOS: REFLETIR EM COLABORAÇÃO SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, O CONTEXTO SOCIAL, A CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SUBJACENTE A PROFISSÃO DOCENTE E SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS QUE POTENCIALIZEM A APRENDIZAGEM.

III - CONTEÚDO: PRÁTICAS NÃO MEDICALIZANTES, DESCONSTRUINDO IDEIAS PRÉ- CONCEBIDAS E ESTAGNADAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FAMÍLIA E ESCOLA.

IV - METODOLOGIA: O CONTEÚDO SERÁ TRABALHADO ATRAVÉS DE UM ESPAÇO DE ESCUTA, ACOLHIMENTO, REFLEXÃO E DISCUSSÃO EM GRUPO, SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO, BEM COMO DAS NECESSIDADES DOS MESMOS EM RELAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTUDOS DE SITUAÇÕES COMPLEXAS TRAZIDAS PELOS PROFESSORES: APRECIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E DA DINÂMICA INDIVIDUAL NA APRENDIZAGEM, LEVANTAMENTO DAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O ENSINO E A APRENDIZAGEM.

V - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
DATA: 24/05/2016, 07/06/2016 E 14/06/2016, DAS 8H ÀS 12H
LOCAL: DRE CAMPO LIMPO - SALA 2 - AVENIDA JOÃO DIAS 3763, JARDIM SANTO

VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS


IX - REGENTE: VALÉRIA CAMPINAS BRAUNSTEIN

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO MÍNIMO SATISFATÓRIO (S) E FREQUÊNCIA DE 100%.

XI - INSCRIÇÕES: A PARTIR DAS 8H30 DO DIA 19/05/2016 ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS. ATRAVÉS O LINK: HTTP://BIT.LY/ACOLHIMENTOADEMANDA


XII- ÁREA PROMOTORA: DRE CAMPO LIMPO - DIPED - NAAPA

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