terça-feira, 24 de maio de 2016

CURSO CINEMA NA ESCOLA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/05/2016 – PÁGINA 34
COMUNICADO Nº 668, DE 23 DE MAIO DE 2016,

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) SME/COPED/NTC - NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINEMA NA ESCOLA - ESCREVENDO ROTEIRO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: O ROTEIRO PARA VÍDEO/CINEMA/TV É UM ASPECTO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DA MESMA. O EXERCÍCIO DE ESCREVER IMAGENS CONTRIBUI PARA A LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ASSIM COMO PARA A COMPREENSÃO DO FAZER VÍDEO. O ROTEIRO TAMBÉM SE CARACTERIZA COMO UM GÊ- NERO LITERÁRIO, QUE HOJE AINDA É POUCO DIFUNDIDO NAS ESCOLAS, CONTRIBUIR COM O SABER DESSE TIPO DE ESCRITURA AMPLIA AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO DE ESCRITA E LEITURA. POR FIM, ESCREVER ROTEIROS É UM EXERCÍCIO DE CRIATIVIDADE INTERDISCIPLINAR.

II - OBJETIVOS: POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS BALIZADOS PELO CAMPO DA EDUCOMUNICAÇÃO.

III - CONTEÚDO:
TEMA 1: O ROTEIRO A) O QUE É UM ROTEIRO? B) A FUNÇÃO DO ROTEIRO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL; C) O ROTEIRO COMO GÊNERO LITERÁRIO;
TEMA 2: ANÁLISE DE ROTEIRO A) LEITURA DE TRECHOS DOS ROTEIROS “O BICHO DE SETE CABEÇAS” E “CENTRAL DO BRASIL”. B) ANÁLISE DO TRECHO DOS FILMES EM QUE FORAM LIDOS OS ROTEIROS. C) DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE “CENA”. / DESENVOLVIMENTO DE CONFLITO DRAMÁTICO. D) ESCRITURA DO ARGUMENTO DO ROTEIRO QUE CADA ALUNO VAI DESENVOLVER.
TEMA 3: A ESCRITA DO ROTEIRO. A) INÍCIO DA ESCRITA DO ROTEIRO. B) FINALIZAÇÃO DO ARGUMENTO E LEITURA COLETIVA DOS ARGUMENTOS. C) DESENVOLVIMENTO DA ESCALETA (SEPARAÇÃO DA HISTÓRIA POR CENAS E DESCRIÇÃO DAS CENAS)
TEMA 4: LEITURA DOS ROTEIROS A) LEITURA COLETIVA DOS ROTEIROS B) ANÁLISE DOS ROTEIROS. C) INDICAÇÃO DE REESCRITA DO ROTEIRO PARA ENTREGA FINAL.

IV - METODOLOGIA: O CURSO TEM O FORMATO DE OFICINA QUE PRETENDE SER UM ESPAÇO DE EXERCÍCIO PARA QUE OS EDUCADORES SE APROXIMEM DO UNIVERSO DO AUDIOVISUAL ATRAVÉS DA ESCRITURA DE ROTEIROS. O CURSO SERÁ UM ESPAÇO PARA A ESCRITA COMPARTILHADA, ONDE A CADA ETAPA DE ESCRITA DO ROTEIRO VAI SER COMPARTILHADA E ANALISADA POR TODOS E TODAS. COMO EMBASAMENTO SERÃO ANALISADOS ROTEIROS JÁ FILMADOS, COM O INTUITO DE AMPLIAR A COMPREESÃO DA LINGUAGEM E DE INCENTIVAR A PRÁTICA DE LEITURA DE ROTEIROS NA SALA DE AULA. AO FINAL DO CURSO CADA EDUCADOR/EDUCADORA VAI ESCREVER UM ROTEIRO DE CURTA METRAGEM DE FICÇÃO.

V - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DRE PIRITUBA – ( TURMA 1) QUARTAS-FEIRAS:19H ÀS 22H DATAS: 01/06, 08/06,15/0 E 22/06/2016 LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA DRE PIRITUBA, RUA AURÉLIA, 996 - VILA ROMANA - LAPA REGÊNCIA: MARIZA DE ALMEIDA PINTO

VIII - TOTAL DE VAGAS: 20 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTES: MARIZA DE ALMEIDA PINTO - RG 12.737.363-9 DIOGO NOVENTA FONSECA - RG 27.713.338-96

X- CERTIFICAÇÃO: 100% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S) OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO (PS)

XI - INSCRIÇÕES (LOCAL, HORÁRIO, DOCUMENTOS NECESSÁRIOS): HTTP://PORTAL.SME.PREFEITURA.SP.GOV.BR/INSCRIÇÕES WWW.FACEBOOK.COM/IMPRENSAJOVEM10


XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC - NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

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