sábado, 21 de maio de 2016

CURSO DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO ENFOQUE DO PLANEJAMENTO CONJUNTO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 21/05/2016 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 29, DE 18 DE MAIO DE 2016

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO ENFOQUE DO PLANEJAMENTO CONJUNTO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: A DOCÊNCIA COMPARTILHADA É UMA AÇÃO PEDAGÓGICA QUE TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR E APROFUNDAR O TRABALHO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES. A COMPLEXIDADE DA PRÁTICA EDUCATIVA E SUA ESSÊNCIA EMINENTEMENTE INTERDISCIPLINAR, EM VISTA DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL DE SUJEITOS AUTÔNOMOS, CRÍTICOS E CRIATIVOS, EXIGE CADA VEZ MAIS, QUE NOVAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS PROFESSORES SE FAÇAM PRESENTES NA ESCOLA. ESTUDAR A DOCÊNCIA COMPARTILHADA TORNA-SE, PORTANTO, URGENTE E NECESSÁRIO, POIS PODERÁ CONTRIBUIR PARA A SUPERAÇÃO DE CONFLITOS E IMPASSES DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS.

II - OBJETIVOS: O AMPLIAR CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA; O PESQUISAR DIFERENTES CONDICIONANTES QUE FAVORECEM OU LIMITAM O TRABALHO DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA; O TRAÇAR PERSPECTIVAS DE AÇÃO PARA SUPERAR DIFICULDADES IDENTIFICADAS NO TRABALHO DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA.

III - CONTEÚDO: O FOCO CENTRAL DO TRABALHO DE FORMAÇÃO SERÁ: DOCÊNCIA COMPARTILHADA. OS TEMAS, A SEGUIR, ESTARÃO INTEGRADOS NESSES FOCOS: A) SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE; B) DIFERENTES PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE COMPARTILHADO; C) CONDIÇÕES E HORIZONTES PARA UM TRABALHO COLABORATIVO DE DOCÊNCIA COMPARTILHADA; E D) CONSTRUÇÃO E PRÁTICA DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA, NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA.

IV - METODOLOGIA: SERÃO LEVANTADOS E DISCUTIDOS, COM OS PARTICIPANTES, ELEMENTOS TÉORICO-PRÁTICOS QUE CONTRIBUAM PARA A REFLEXÃO CRÍTICA DESSES EDUCADORES SOBRE A DOCÊNCIA COMPARTILHADA, ESTIMULANDO A CRIAÇÃO DE HIPÓTESES DE RE-CRIAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS, NO DECORRER DO CURSO. PRETENDE-SE TRABALHAR COM SABERES, INTERESSES E PREOCUPAÇÕES DOS PARTICIPANTES, UTILIZANDO DIFERENTES PROCEDIMENTOS: -CONSTRUÇÃO DE CODIFICAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES REFERENTES AO TEMA DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA; -DIÁLOGOS DESCODIFICADORES (ANÁLISE CRÍTICA DAS CODIFICAÇÕES); -LEITURAS COMENTADAS; -TRABALHOS EM GRUPO; -ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS AÇÃO (LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DE AÇÃO QUE PERMITAM SUPERAR DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PARTICIPANTES EM SEUS CONTEXTOS, A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS)

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES QUE ATUAM COM DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO CICLO INTERDISCIPLINAR E EJA. COORDENADOR PEDAGÓGICO

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VII - CRONOGRAMA: DIAS 23/05 -30/05 -06/06- 13/06/2016 HORÁRIO: 18H30 - 22H30 LOCAL: AUDITORIO DRE PJ RUA AURÉLIA, 996 VILA ROMANA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS

IX - REGENTE: PROFESSOR DOUTOR ALEXANDRE SAUL PINTO

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO PARA FINS DE EVOLUÇÃO FUNCIONAL AQUELES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA AO LONGO DO CURSO E O CONCEITO SATISFATÓRIO (S) PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

XI – INSCRIÇÕES: POR MEIO DO PREENCHIMENTO DE FORMULARIO VIA LINK


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ

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