sábado, 21 de maio de 2016

CURSO REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA RECUPERAÇÃO PARALELA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 21/05/2016 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 39, DE 19 DE MAIO DE 2016.

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA RECUPERAÇÃO PARALELA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: DE ACORDO COM A NOTA TÉCNICA Nº 13 DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO, O APOIO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR DEVE PROMOVER AÇÕES E REFLEXÕES VOLTADAS À PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES. NESSE SENTIDO É ESSENCIAL PROMOVER A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL QUE IRÁ DESENVOLVER O TRABALHO PEDAGÓGICO DE RECUPERAÇÃO PARALELA. BUSCA-SE COM ESSA AÇÃO, REFLETIR SOBRE ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO E A LINGUAGEM MATEMÁTICA QUE REQUEREM MAIOR INVESTIMENTO E APROFUNDAMENTO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS INTEGRANTES DO PROGRAMA RECUPERAÇÃO PARALELA. DESTE MODO, PROPOMOS A PARTIR DESTA FORMAÇÃO, OFERECER POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAR O ACOMPANHAMENTO PERMANENTE DOS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA DAS UNIDADES ESCOLARES.

II - OBJETIVOS: - OPORTUNIZAR PARCERIAS E APROXIMAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA E O NÚCLEO DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PARA A APRENDIZAGEM (NAAPA); - CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE NOSSOS EDUCANDOS, DE MODO QUE CONSOLIDEM A ALFABETIZAÇÃO E DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO;

III - CONTEÚDO: 1 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2 - A LINGUAGEM ESCRITA COMO OBJETO DE ENSINO; 3 - A LINGUAGEM MATEMÁTICA; 4 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POTENCIALIZEM AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO; 5- CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO CRÍTICO E O PLANEJAMENTO.

IV - METODOLOGIA: PRESENCIAL: DINÂMICAS DE GRUPO; AULAS EXPOSITIVAS; RODAS DE CONVERSA; USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS (VÍ- DEOS E MÚSICAS); ATIVIDADES EM GRUPOS. ANÁLISE COLETIVA DOS REGISTROS DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS E PRODUÇÃO DOS EDUCANDOS; PRODUÇÕES COLETIVAS DE PROPOSTAS DE TRABALHO E MATERIAIS.

V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO ATUANTES EM TURMAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA, DESIGNADOS OU EM COMPLEMENTAÇÃO DE JORNADA DA DRE SANTO AMARO.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
TURMA A: DIAS: 06/06, 02/08, 08/09, 03/10, 03/11 E 05/12/2016 - DAS 08H ÀS 12H.
TURMA B: DIAS: 06/06, 02/08, 08/09, 03/10, 03/11 E 05/12/2016 - DAS 13H ÀS 17H
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO – AV. ABELARDO VERGUEIRO CÉSAR, 370 – VILA ALEXANDRIA.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

IX - REGENTES: GISELE APARECIDA TREVELATO VILLANI – RF 598 687 7 MILENA AUGUSTO DOS SANTOS PEDRO – RF 745 381 7 SILVIA CRISTINA VICENTIM DE SOUZA - RF 583 648 4

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES COM FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 80%, PARTICIPAREM DAS DISCUSSÕES E OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PARA OS PROFESSORES DE RECUPERAÇÃO PARALELA ATUANTES NA DRE DE SANTO AMARO, POR INDICAÇÃO DA DIPED DE SANTO AMARO.


XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA PEDAGÓGICA DE SANTO AMARO

Nenhum comentário:

Postar um comentário