quinta-feira, 26 de maio de 2016

SEMINÁRIO “BRASIL LATINO: REVELANDO A AMÉRICA LATINA PARA A EDUCAÇÃO PAULISTANA”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/05/2016 – PÁGINA 62
COMUNICADO Nº 677, DE 25 DE MAIO DE 2016

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO “BRASIL LATINO: REVELANDO A AMÉRICA LATINA PARA A EDUCAÇÃO PAULISTANA” - DRE SÃO MIGUEL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: NA CIDADE DE SÃO PAULO, A PRESENÇA IMIGRANTE É MARCANTE E, QUANDO OBSERVAMOS A PRESENÇA DE IMIGRANTES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO – SÃO 4.067 MATRÍCULAS- , CONSTATAMOS QUE CERCA DE 78% DOS ALUNOS IMIGRANTES SÃO DE ORIGEM LATINO-AMERICANA. SÃO 17 NACIONALIDADES, SENDO QUE A PRESENÇA MAIS NUMEROSA É DE BOLIVIANOS (2.633 MATRÍCULAS), SEGUIDOS POR PARAGUAIOS (123 MATRÍCULAS), ARGENTINOS (118 MATRÍCULAS) E PERUANOS (110 MATRÍCULAS). ESSES DADOS DEMONSTRAM A RELEVÂNCIA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS ORIENTADA PARA A DISCUSSÃO E COMPREENSÃO DOS PROCESSOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA AMÉRICA LATINA. A I MOSTRA "BRASIL LATINO: REVELANDO A AMÉRICA LATINA PARA A EDUCAÇÃO PAULISTANA" SE PROPÕE A CONTRIBUIR NESSE SENTIDO. NAS DIVERSAS ATIVIDADES FORMATIVAS DESENCADEADAS PELO SME/NTC/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, PUDEMOS CONSTATAR QUE, EM SUA FORMAÇÃO INICIAL, OS EDUCADORES DA RMESP NÃO TIVERAM ACESSO A CONHECIMENTOS REFERENTES À FORMAÇÃO CULTURAL E HISTÓRICA, POIS OS MESMOS NÃO FAZEM PARTE DOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. AS DISCUSSÕES REFERENTES À REORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM CURSO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, PODERÃO SER ENRIQUECIDAS ATRAVÉS DOS APORTES FORNECIDOS PELAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E FORMULAÇÕES CONCEITUAIS PRODUZIDAS NA AMÉRICA LATINA.

II - OBJETIVOS: - PROPORCIONAR A DISCUSSÃO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA DA AMÉRICA LATINA, PROMOVENDO O DIÁLOGO INTERCULTURAL; - DISCUTIR O FLUXO DE INFORMAÇÕES REFERENTES À AMÉRICA LATINA, COMPREENDENDO OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE IDEIAS, DE MODO A SUPERAR AS LACUNAS O DISTANCIAMENTO CONSTATADO ENTRE O BRASIL E OS DEMAIS PAÍSES QUE COMPÕE O CONTINENTE; - APRESENTAR A MUSICALIDADE LATINO-AMERICANA, EM SEUS RITMOS, TEMAS, CONTEXTOS E INSTRUMENTOS, COMO APORTES PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DO CONTINENTE.

III - CONTEÚDO: - APORTES PARA UMA PEDAGOGIA INTERCULTURAL, VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA CONVIVÊNCIA ACOLHEDORA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIA; - ANÁLISE DE DADOS DE MATRÍCULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, DE MODO A RECONHECER A COMO SE DISTRIBUI A PRESENÇA IMIGRANTE; - DISCUSSÃO SOBRE OS DIREITOS MIGRATÓRIOS DOS IMIGRANTES LATINO-AMERICANOS NO BRASIL; - APRESENTAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES MUSICAIS DA AMÉRICA LATINA, EM SEUS RITMOS, INSTRUMENTOS, CONTEXTOS E TEMAS.

IV - METODOLOGIA: OS ENCONTROS ORGANIZAR-SE-ÃO COM EXPOSIÇÃO DIALOGADA: RELATOS DE PRÁTICA E RODA DE CONVERSA, QUE PROPICIEM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO ABORDADO. HAVERÁ AINDA UMA VIVÊNCIA ATRAVÉS DA APRESENTA- ÇÃO MUSICAL DO GRUPO TARANCÓN QUE, NOS INTERVALOS DAS CANÇÕES, FARÁ A EXPLANAÇÃO SOBRE OS INSTRUMENTOS, TEMAS E RITMOS DAS OBRAS EXECUTADAS.

V - PÚBLICO ALVO: ASSESSOR TÉCNICO II, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS-BIBLIOTECA, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR.

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 08 HORAS, DIVIDIDA EM DOIS ENCONTROS COM DURAÇÃO DE 04 HORAS CADA.

VII - CRONOGRAMA: DATA: 24/05/2016 (TERÇA-FEIRA E 25/05/2016 (QUARTA-FEIRA) HORÁRIO: DAS 18H00 ÀS 22H00. LOCAL: AUDITÓRIO DO CEU VILA CURUÇÁ. ENDEREÇO: AVENIDA MARECHAL TITO, 3400.

VIII - TOTAL DE VAGAS: 450 VAGAS

IX - REGENTES: EMILIO DE ANGELES, MARCELE GARCIA GUERRA E VERONICA QUISPE YUJRA.

X- CERTIFICAÇÃO: PARA FAZER JUS À CERTIFICAÇÃO, OS PARTICIPANTES DEVERÃO OBTER A PRESENÇA DE 100% NO EVENTO E OBTER CONCEITO SATISFATÓRIO (S).

XI – INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS EM INSCREVER-SE NO CURSO DEVERÃO PREENCHER O FORMULÁRIO COM OS SEGUINTES DADOS: NOME COMPLETO; RF; VÍNCULO; RG; CPF; PADRÃO; HORÁRIO DE TRABALHO; CARGO E FUNÇÃO; UNIDADE DE EXERCÍCIO E UNIDADE DE LOTAÇÃO ATRAVÉS DO LINK https://goo.gl/P6g9ry  , A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO.


XII- ÁREA PROMOTORA: SME/NTC/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

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