sábado, 18 de junho de 2016

curso: “Comunicação Alternativa e/ou Suplementar no Contexto Escolar”


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 18/06/2016  -  PÁGINA 43
www.evoluçãofuncional.com.br

COMUNICADO Nº 751, DE 17 DE JUNHO DE 2016.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso: “Comunicação Alternativa e/ou Suplementar no Contexto Escolar”, conforme especificações a seguir:

I - OBJETIVOS: - Diferenciar Linguagem, Comunicação e Fala; - Conhecer o conceito, uso e público alvo da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa; - Conhecer códigos complementares de comunicação, além do verbal; - Ampliar os observáveis sobre comunicação e linguagem dos alunos(as), assim como os aspectos relacionados aos usos de sistemas não verbais, - Conhecer possibilidades e propostas de trabalhos pedagogicos que considerem o uso destes códigos.

II - CONTEÚDO: - Comunicação Humana; - Conceitos de linguagem, língua, fala discurso, código, comunicação e interlocução e interação; - Sistemas complementares de Comunicação/Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA): O que é? Para que serve? Usos no contexto escolar, interface de comunicação; - Comunicação na escola: mitos do trabalho com oralidade e da criança que não fala como aquela que não aprende, não pensa e não comunica; - Uso da CSA como ferramenta de comunicação dentro do contexto escolar; - Uso de recursos de tecnologia assistiva voltados para CSA; - Interface com o AEE e os quadros de deficiência múltipla.

III - METODOLOGIA: Os encontros se darão através de palestras, grupos de trabalho, discussões e dinâmicas de grupo relacionadas às temáticas, favorecendo a relação entre o conteúdo apresentado e a prática pedagógica.

IV - PÚBLICO ALVO: Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos e designados, preferencialmente que tenham alunos com deficiência em suas Unidades Educacionais e os profissionais que atuam no CEFAI. Somente para os que atuam sob jurisdição da DRE Campo Limpo.

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS.

VI - CRONOGRAMA: Horário: 09h00 às 13h00 Mês/Dia: - Junho: 25 - Julho: 02 e 30 Local: DRE Campo Limpo - Av. João Dias, 3763 - Jardim Santo Antonio, São Paulo/SP.

VII - TOTAL DE VAGAS: 50 vagas

VIII - REGENTE: Márcia Azevedo de Sousa Matumoto R.G.: 17.507.002-7

IX - AVALIAÇÃO: Será contínua baseada na frequência exigida, na execução das tarefas e nos registros propostos.

X - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório (“S”).

XI - INSCRIÇÕES: Os interessados deverão sem inscrever a partir das 09h00 do dia 20 até as 17h00 do dia 22/06/2016 ou até que se esgotem as vagas, por meio do link: http://goo.gl/forms/vt3scMQCmnJRVraQ2  Os inscritos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo terão suas inscrições canceladas automaticamente. A relação dos contemplados será publicada no dia 23/06/2016 no Portal da SME: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Home/Index/  

XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário