quarta-feira, 1 de junho de 2016

CURSO EAD: “CONHECIMENTO, MATEMÁTICA E DIVERSIDADE CULTURAL”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/06/2016 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 42, DE 16 DE MAIO DE 2016

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO EAD: “CONHECIMENTO, MATEMÁTICA E DIVERSIDADE CULTURAL”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

 - JUSTIFICATIVA: SABER CALCULAR, MEDIR, RACIOCINAR, ARGUMENTAR, TRATAR INFORMAÇÕES ESTATISTICAMENTE ETC., SÃO REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA EXERCER A CIDADANIA, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA EDUCA- ÇÃO BÁSICA. A ANÁLISE DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO MOSTRA-NOS QUE AINDA HÁ UM LONGO CAMINHO A TRILHAR QUANDO SE TRATA DO ENSINO DA MATEMÁTICA APONTANDO PARA A NECESSIDADE URGENTE DE MUDANÇAS NÃO SÓ NO QUE ENSINAR, MAS PRINCIPALMENTE, EM COMO ENSINAR E AVALIAR. PARA TANTO, PROPOMOS ESTE CURSO, COM BASE NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E NO CEU-FOR.

II - OBJETIVOS: ESTABELECER CONEXÕES ENTRE OS DIFERENTES CAMPOS DA MATEMÁTICA E DELA COM O CONHECIMENTO DE OUTRAS ÁREAS CURRICULARES, FORTALECENDO O TRABALHO INTERDISCIPLINAR POR PROJETOS QUE ENVOLVAM A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR EM CONCORDÂNCIA COM O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO. TRANSFORMAR OS ESPAÇOS DAS ESCOLAS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DESENVOLVER PROJETOS MATEMÁTICOS VISANDO A APRENDIZAGEM E PROMOÇÃO DE ALUNOS, COM DIFERENTES MOTIVAÇÕES, INTERESSES E CAPACIDADES, CRIANDO CONDIÇÕES PARA A SUA INSERÇÃO NUM MUNDO EM MUDANÇA E CONTRIBUINDO PARA DESENVOLVER AS CAPACIDADES QUE DELES SERÃO EXIGIDAS EM SUA VIDA SOCIAL E PROFISSIONAL.

III - CONTEÚDO: PLATAFORMA DIGITAL DE EDMODO COMO FERRAMENTA EAD; A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR; A MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE; ATIVIDADES PRÁTICAS; ANALISANDO AS RAÍZES SOCIOCULTURAIS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

IV - METODOLOGIA: AULA EXPOSITIVA, ANÁLISE DE TEXTOS E IMAGENS, USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, FÓRUNS DE DISCUSSÃO E ATIVIDADES.

V - PÚBLICO ALVO: AGENTE ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDEDANOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCA- ÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS

VII - CRONOGRAMA:
TURMA 1: PRESENCIAL: 06/08/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 08/08 A 14/08/2016;
TURMA 2: PRESENCIAL: 20/08/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 22/08 A 28/08/2016;
TURMA 3: PRESENCIAL: 03/09/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 05/09 A 11/09/2016;
TURMA 4: PRESENCIAL: 17/09/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 19/09 A 25/09/2016;
TURMA 5: PRESENCIAL: 01/10/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 03/10 A 09/10/2016;
TURMA 6: PRESENCIAL: 22/10/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 24/10 A 30/10/2016;
TURMA 7: PRESENCIAL: 05/11/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 07/11 A 13/11/2016;
TURMA 8: PRESENCIAL: 19/11/16, DAS 8H ÀS 12H EAD: DE 21/11 A 27/11/2016.
LOCAL: RUA LÉO RIBEIRO DE MORAES, 66 - VILA ARCÁDIA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 8

IX - REGENTE: SUELI DE LIMA – RF: 744.988.7/1

X - CERTIFICAÇÃO: SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) DE ACORDO COM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO. OBS: POR SER UM CURSO OPTATIVO, A PARTICIPAÇÃO NO CURSO NÃO PREVÊ A DISPENSA DE PONTO DO FUNCIONÁRIO.

XI - INSCRIÇÕES:
TURMA 1 e 2: 25/07/2016;
TURMA 3 e 4: 22/08/2016;
TURMA 5 e 6: 19/09/2016;
TURMA 7 e 8: 24/10/2016 no link http://goo.gl/9qsvvg
AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES.



XII - ÁREA PROMOTORA: DIPED DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - FREGUESIA/BRASILÂNDIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário