sábado, 18 de junho de 2016

DREs - CURSO LUGAR DE MULHER É ...


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 17/06/2016  -  PÁGINA 34
www.evoluçãofuncional.com.br
COMUNICADO Nº 41, DE 11 DE MAIO DE 2016.

A DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO LUGAR DE MULHER É ... PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO DO FEMININO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA – TURMA 04., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I – JUSTIFICATIVA: AS REFLEXÕES APRESENTADAS PELO DOCUMENTO AGIR II, APONTAM QUE A ELABORAÇÃO DOS PPPS DAS UNIDADES DEVEM INDICAR CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA E DEMOCRÁTICA, ATENTANDO PARA AS LUTAS PELA EQUIDADE E CONSIDERANDO AS QUESTÕES RELACIONADAS AO GÊNERO, A ETNIA E O COMBATE A HOMOFOBIA EM NOSSA CIDADE. DESTE MODO, PROPOMOS NESTE CURSO, POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAR AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A MULHER NA SOCIEDADE A FIM DE DESCOLONIZAR ESTAS DISCUSSÕES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES.

II - OBJETIVOS: - ENTENDER OS PROCESSOS DE INVISIBILIDADE HISTÓRICA E SUBORDINAÇÃO CULTURAL AOS QUAIS AS MULHERES FORAM SUBMETIDAS; - DESMISTIFICAR OS PAPÉIS SOCIAIS RELEGADOS ÀS MULHERES UTILIZANDO AS CANÇÕES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO ALEGORIA; - ENFATIZAR OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA CONTRA TODAS AS FORMAS DE OPRESSÃO E DE LUTA PELO EMPODERAMENTO DAS MULHERES.

III - CONTEÚDO: AULA 01 – É DE MENINO OU É DE MENINA? EIS A QUESTÃO: REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO E DO FEMININO CONSOLIDADAS EM NOSSO IMAGINÁRIO. AULA 02 – MULHER É SEXO FRÁGIL? POSIÇÃO DAS MULHERES NA LUTA POR SOBREVIVÊNCIA: A INVISIBILIDADE NOS PROCESSOS HISTÓRICOS HEGEMÔNICOS. AULA 03 – DO IDÍLIO À LOUCURA: A MULHER RETRATADA PELA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. AULA 04 – NASCE-SE MULHER? NÃO, TORNA-SE! O FEMINISMO COMO SÍMBOLO DE EMPODERAMENTO E RESISTÊNCIA

IV - METODOLOGIA: AULAS DIALOGADAS; ANÁLISE DE IMAGENS E FRAGMENTOS DE TEXTOS;

V - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS PRESENCIAS

VII - CRONOGRAMA: AULA 01 (12/08/2016) APRESENTAÇÃO DO TEMA; AULA 02 (26/08/2016) AULA DIALOGADAS/DEBATES; AULA 03 (09/09/2016) AULA DIALOGADAS/DEBATES; AULA 04 (23/09/2016) FECHANDO ALGUNS CONCEITOS. HORÁRIO: DAS 19H ÀS 23H LOCAL: AUDITÓRIO DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO – AV. DR. ABELARDO VERGUEIRO CÉSAR, 370 – VILA ALEXANDRIA.

VIII - TOTAL DE VAGAS:50. QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTES:FRANCILENE DE SOUZA TAVARES E OLIVIA SELMA GOMES

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100%, PARTICIPAREM DAS DISCUSSÕES E OBTIVEREM CONCEITO “S” (SATISFATÓRIO).

XI - INSCRIÇÕES:ATRAVÉS DO LINK: http://goo.gl/forms/Rxyuo7ldnLCXXK7F3  DO DIA 05/08/2016 ATÉ O ENCERRAMENTO DAS VAGAS.

XII- ÁREA PROMOTORA:DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO SANTO AMARO - DOT P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário