terça-feira, 14 de junho de 2016

SEMINÁRIO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 14/06/2016  -  PÁGINA 40


COMUNICADO Nº 34, DE 10 DE JUNHO DE 2016.  



O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM OLHAR DO PROFESSOR PARA O COMPORTAMENTO INFANTIL: REDE DE PROTEÇÃO E PROCEDIMENTOS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:



I - OBJETIVOS: • SENSIBILIZAÇÃO DAS EDUCADORAS E EDUCADORES SOBRE A RELEVÂNCIA POLÍTICA E SOCIAL DO TEMA. • A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ARTICULADO COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DO TERRITÓRIO. • CAPACITAR PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEU PAPEL NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL. • FORMAR MULTIPLICADORES NAS UNIDADES EDUCACIONAIS COM OLHARES PARA POSSÍVEIS ABUSOS. • SUBSIDIAR O TRABALHO DENTRO DAS UNIDADES ESCOLARES. • FOMENTAR PROPOSTAS DE AÇÕES EFETIVAS DE COMBATE AO ASSÉDIO SEXUAL INFANTIL.



II - CONTEÚDO: - LEI FEDERAL 9.970/2000 - PORTARIA 5552/2012



III - METODOLOGIA: PALESTRA/DEBATE COM FOCO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; REFLEXÃO DIALÓGICA ACERCA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VENHAM A FORTALECER A REDE DE PROTEÇÃO.



IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR E DEMAIS SERVIDORES INTERESSADOS NO TEMA



V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS, SENDO 08 HORAS PRESENCIAIS E 04 HORAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO.



VI - CRONOGRAMA: DATA: 28/06/2016 HORÁRIO: 08H – RECEPÇÃO INICIAL E ENTREGA DE CREDENCIAL. 08H30 - ABERTURA 08H45 ÀS 10:30H - PALESTRA: “COMO PERCEBER NO AMBIENTE ESCOLAR, COMPORTAMENTOS SUGESTIVOS DE SINAIS DE ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 10H30- CAFÉ E EXPOSIÇÃO DE LIVROS 10H45 ÀS 12:30H - “ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E PORTARIA 5552/2012”; 12H30 ÀS 13H30 – INTERVALO PARA ALMOÇO; 13H30 ÀS 13H45 – CURTA METRAGEM “TARTANINA” 14H00 ÀS 15H30 – O TRABALHO COM AS REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL NA PROTEÇÃO INTEGRAL A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE; 15H30 – CAFÉ E EXPOSIÇÃO DE LIVROS 15H45 – CURTA METRAGEM SOBRE O TEMA. 16H00 ÀS 17H30 – PALESTRA “PENSANDO EM ESPAÇOS DE CUIDADOS E ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES VITIMAS DE VIOLÊNCIAS: O LUGAR DA ESCOLA”; 17H30 ÀS 18H00 – APRESENTAÇÃO DE VIDEO E AGRADECIMENTOS FINAIS.



VII - TOTAL DE VAGAS:400 VAGAS



VIII - REGENTES: PROFESSORA MARCIA ANDREA BONIFACIO DA COSTA OLIVEIRA – COORDENADORA NAAPA; DRA VANESSA MARQUES MENDES – ADVOGADA DO SETOR JURIDICO DA DRE PJ; DR. YURI GIUSEPPE CASTIGLIONE, PROMOTOR DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE – LAPA.



IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO PARA FINS DE EVOLUÇÃO FUNCIONAL AQUELES QUE : 1) OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA; 2) ENTREGA DO PROJETO RELACIONADO AO TEMA ATÉ 30/08/2016. O PROJETO DEVERÁ SER ENVIADO ATRAVÉS DO LINK FORNECIDO PELA DRE PJ. 3) CONCEITO SATISFATÓRIO (S) PARA OS PROFESSORES QUE PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES PROPOSTAS,



X - INSCRIÇÕES: A PARTIR DA PUBLICAÇÃO, ATÉ ESGOTAREM AS VAGAS PRETENDIDAS – 400 VAGAS - REALIZADAS ATRAVÉS DO LINK: http://goo.gl/forms/t0roCk6cqchi5FBj2



XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ 

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