sexta-feira, 1 de julho de 2016

CURSO CINEMA NA ESCOLA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 01/07/2016  -  PÁGINA 44
www.evoluçãofuncional.com.br
COMUNICADO Nº 795, DE 30 DE JUNHO DE 2016

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) SME/COPED/NTC NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINEMA NA ESCOLA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: O CINEMA POSSUI DUAS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS PARA SEUS  ESPECTADORES. DE UM LADO AMPLIA SEU REPERTÓRIO CULTURAL E DE OUTRO POSSIBILITA QUE, POR MEIO DA CONVIVÊNCIA, DEBATES POSSAM SER FOMENTADOS, A PARTIR DAS TEMÁTICAS PELOS FILMES LEVANTADOS. DESTA MANEIRA, A ESCOLA QUE INSERE SESSÕES DE CINEMA EM SUA AGENDA, PASSA A TER UM IMPORTANTE PAPEL DE POTENCIALIZAR DISCUSSÕES ESCOLARES E EXTRAESCOLARES SOBRE TEMAS RELEVANTES PARA A SOCIEDADE E, MAIS ESPECIFICAMENTE, PARA OS INTERESSES QUE CIRCULAM NO COTIDIANO ESCOLAR. PARA ALÉM DO REPERTÓRIO CULTURAL, OS PROFESSORES E ALUNOS PODEM SUSCITAR DISCUSSÕES ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE CINEMA E LITERATURA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ÉTICA E QUANTOS MAIS FOREM OS DESMEMBRAMENTOS DO FILME A SER EXIBIDO. E SEMPRE SÃO MUITOS. NA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE DO ENTORNO, A ESCOLA ABRE SUAS PORTAS E SE GARANTE COMO UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, NO QUAL A FAMÍLIA NÃO PODE FICAR DE FORA.

II - OBJETIVOS: POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS BALIZADOS PELO CAMPO DA EDUCOMUNICAÇÃO.

III - CONTEÚDO: POTENCIALIDADES DO CINEMA; MANEJO DOS EQUIPAMENTOS DE EXIBIÇÃO (PROJETOR E SOM); ORGANIZAÇÃO GERAL, CURADORIA, DIVULGAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA; CONSTRUÇÃO DE FICHA TÉCNICA PEDAGÓGICA; PESQUISA SOBRE ACERVO AUDIOVISUAL DA ESCOLA; PESQUISA PARA AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO CULTURAL.

IV - METODOLOGIA: A) DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS - REFLEXÃO DIALÓGICA SOBRE OS SIGNIFICADOS E POTENCIALIDADES DO CINEMA EM SUA RELAÇÃO COM OS ESPAÇOS ESCOLARES E COM A COMUNIDADE; - ATIVIDADES PRÁTICAS DE PESQUISA SOBRE O ACERVO DAS ESCOLAS, SEGUIDAS DE REFLEXÃO. - ATIVIDADES PRÁTICAS DE PESQUISA SOBRE PROGRAMAS DE DIFUSÃO DO CINEMA (PREFERENCIALMENTE NACIONAL), SEGUIDAS DE REFLEXÃO. B) DIDÁTICO-EXPOSITIVAS - DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CINEMA E ESCOLA: AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO CULTURAL; ARTICULAÇÃO ENTRE CINEMA E DISCIPLINAS ESCOLARES; POTENCIALIDADE DO ESPAÇO DE EXIBIÇÃO COMO AGREGADOR DA COMUNIDADE ESCOLAR E DO ENTORNO. - APRESENTAÇÃO DO PASSO-A-PASSO PARA UMA EXIBIÇÃO: ORGANIZAÇÃO GERAL; PESQUISA SOBRE ACERVO; AGENDA DE EXIBIÇÕES; APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO FILME; PÓS PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO. - DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DE FILMES NO ESPAÇO ESCOLAR, REALIZADA POR PROFESSORES, ALUNOS E CONVIDADOS ESPECIAIS, RELACIONADOS ÀS TEMÁTICAS. C) AUTOFORMATIVAS - PESQUISA E REFLEXÃO SOBRE O ACERVO DA ESCOLA, BEM COMO DOS PROGRAMAS FÍSICOS E ONLINE DE DIFUSÃO DE CINEMA; - VIVÊNCIA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE FILMES DURANTE O CURSO

V - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR-CEU,PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR

VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VII - CRONOGRAMA:

DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ – (TURMA 1) SEGUNDAS-FEIRAS: 09H ÀS 16H DATAS: 11/07 E 12/07/2016

LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO JT – AVENIDA ATALIBA LEONEL, 1021 – SANTANA

VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

IX - REGENTE: PAOLA DINIZ PRANDINI - RG Nº 32.512.536-3

X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO (PS) E 100% DE FREQUÊNCIA.

XI - INSCRIÇÕES: WWW.FACEBOOK.COM/IMPRENSAJOVEM10  OU


XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário