quinta-feira, 21 de julho de 2016

curso: “Ensino e Aplicação do Sistema BRAILLE em nível básico”


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 21/07/2016  -  PÁGINA 29
www.evoluçãofuncional.com.br
COMUNICADO Nº 825, DE 20 DE JULHO DE 2016.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso: “Ensino e Aplicação do Sistema BRAILLE em nível básico”, conforme especificações a seguir:

I - OBJETIVOS: - Socializar o conhecimento do BRAILLE, face a sua importância como agente facilitador da aprendizagem e informação do aluno com cegueira, ou mesmo do aluno com baixa visão que necessita deste sistema; - Reconhecer o Sistema BRAILLE como um meio de comunicação para leitura e escrita da pessoa com deficiência visual; - Contribuir com o processo de inclusão escolar e social da pessoa com deficiência visual.

II - CONTEÚDO: História e importância de Louis Braille e seu sistema; conceituação de deficiência visual; o sistema BRAILLE e suas especificidades; o alfabeto e as letras com diacríticos; sinais de pontuação; sinais acessórios; sinais exclusivos da escrita BRAILLE; normas de aplicação dos sinais; sinais matemáticos; uso de instrumentos para a escrita BRAILLE; transcrição de textos: BRAILLE x tinta e tinta x BRAILLE.

III - METODOLOGIA: Aula interativa / observação de vídeo / exercícios.

IV - PÚBLICO ALVO: SOMENTE os profissionais que atuam na SAAI, CEFAI, SME/ DIEE e os que têm alunos com cegueira em suas Unidades Escolares: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio e Coordenador Pedagógico.

V - CARGA HORÁRIA: 20 horas.

VI - TOTAL DE VAGAS: 30 vagas.

VII - CRONOGRAMA: Horário: 08h00 às 12h00 Dia/Mês/Ano: 25 à 29/07/2016 Local: LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual - R. Conselheiro Brotero, 338 - Barra Funda, São Paulo/SP.

VIII - REGENTES: - Cecília Maria Oka - Eliana Paulino

IX - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas através do link: http://goo.gl/forms/o0vCbahSMHtjAbWe2  das 09h00 do dia 21 até as 17h00 do dia 22/07/2016, considerando a ordem de inscrição até que se esgotem as vagas. Os candidatos que não atenderem aos critérios descritos no item IV - Público Alvo não terão suas inscrições efetivadas. A lista final com a relação dos contemplados será publicada no dia 22/07/2016 a partir das 19h00 no portal da SME: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br



X - AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades propostas.



XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e conceito satisfatório (“S”).



XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE/LARAMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário