terça-feira, 12 de julho de 2016

CURSO JOGOS TEATRAIS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 12/07/2016  -  PÁGINA 31
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COMUNICADO Nº 38 DE 8 DE JULHO DE 2016 O

DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO JOGOS TEATRAIS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - JUSTIFICATIVA: A PROPOSTA AQUI APRESENTADA, PRETENDE DAR SUBSÍDIOS PARA O PROFESSOR DE TAL MANEIRA QUE O ENSINO DE TEATRO POSSA SER COMPREENDIDO DENTRO DA ESCOLA, ESCLARECENDO SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO ALUNO. PROPOMOS DOIS ENFOQUES PARA O ENTENDIMENTO DE TAL PROPOSTA, SENDO ELES: O QUE É TEATRO? E QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE O TEATRO E O BRINCAR? ACREDITAMOS QUE ATRAVÉS DESTAS ABORDAGENS PODEREMOS ENTENDER O SIGNIFICADO DA PRESENÇA DO TEATRO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E DESCOBRIR MANEIRAS DE TRABALHÁ-LO. O FAZER TEATRAL TERÁ COMO BASE A PRÁTICA DE JOGOS TEATRAIS, PROPOSTA POR VIOLA SPOLIN. COM O JOGO TEATRAL OBSERVAMOS O DESENVOLVIMENTO DAS POSSIBILIDADES DE IMPROVISAÇÃO POR MEIO DO JOGO DE REGRAS. NESTA CONSTRUÇÃO ESTÉTICA DESCOBRE-SE PRAZEROSAMENTE QUE O JOGO SE RELACIONA COM A VIDA, POSSIBILITANDO TRANSFORMAÇÕES, MODIFICANDO A VOZ, O CORPO E OS GESTOS, NO ATO DE JOGAR E NA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA DO ATO. O ATOR/JOGADOR PASSA A SER O SUJEITO DA EDUCAÇÃO. NO CASO DA EDUCAÇÃO INFANTIL SE FAZ NECESSÁRIA UMA ADEQUAÇÃO DE TAIS PROPOSTAS, JÁ QUE A PRESENÇA DAS REGRAS NEM SEMPRE FARÁ SENTIDO. PORÉM A ESTRUTURA DO JOGO, ASSIM COMO SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS OPORTUNIZAM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS ASPECTOS DO TEATRO E DE SUA APRENDIZAGEM. ENTENDEMOS O ENSINO DE ARTE COMO UM CONHECIMENTO ABSOLUTAMENTE VINCULADO À EXPERIMENTAÇÃO E A REALIZAÇÃO DE UM OBJETO ARTÍSTICO, DESTA FORMA A CRIAÇÃO DE CENAS SERÁ FONTE DE REFLEXÃO PARA A COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DO ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA. A ORGANIZAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO CONTA, MUITAS VEZES, COM UMA GRANDE DIVERSIDADE DOS PROFISSIONAIS QUE DELE PARTICIPAM, SEJA PELA FORMAÇÃO DE CADA UM, SEJA PELO PERCURSO PROFISSIONAL. ENTENDEMOS QUE, AS DÚVIDAS, DIFICULDADES E QUESTIONAMENTOS DOS ALUNOS-EDUCADORES DEVE SER O NOSSO DESENCADEADOR E ORGANIZADOR DO CAMINHO QUE O CURSO IRÁ TOMAR. POR MEIO DO EXERCÍCIO DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA LINGUAGEM CÊNICA POSSIBILITAREMOS AO PROFESSOR A APROPRIAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE SER CRIADOR, ENTENDENDO QUE ESTA CONDIÇÃO PERMITIRA A CRIAÇÃO DESTE MESMO ESPAÇO PARA SEUS ALUNOS.
II - OBJETIVOS:
• REFLETIR SOBRE O SENTIDO DE ENSINAR TEATRO NA ESCOLA
• POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE IMPROVISAÇÃO POR MEIO DE VIVÊNCIAS.
• COMPREENDER O ESPAÇO DA CENA E SUAS RELAÇÕES COM A IMPROVISAÇÃO.
• COMPREENDER A AÇÃO DRAMÁTICA E REFLETIR SOBRE POSSIBILIDADES DE ORIENTAR OS ALUNOS PARA SUA REALIZAÇÃO
• ENTENDER AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR O PERSONAGEM NAS SITUAÇÕES CRIADAS PELAS CRIANÇAS E PROPOSTAS PELO PROFESSOR.
III - CONTEÚDO:
• IMPROVISAÇÃO
• O ONDE – ESPAÇO DA CENA
• O “O QUE” – AÇÃO DRAMÁTICA
• O QUEM – PERSONAGEM TEATRAL
• RELAÇÕES ENTRE O FAZ-DE-CONTA E O JOGO TEATRAL IV - METODOLOGIA: ESTA PROPOSTA DE FORMAÇÃO TERÁ DUAS AÇÕES ESTRUTURANTES, SENDO A VIVÊNCIA DE JOGOS TEATRAIS E A REFLEXÃO SOBRE SEUS CONCEITOS E SUA ADEQUAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA QUE AS VIVÊNCIAS POSSAM OCORRER DE FORMA SIGNIFICATIVA SERÃO OPORTUNIZADAS DIFERENTES SUGESTÕES DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL, ASSIM COMO DE JOGOS QUE EXPLOREM A PERCEPÇÃO CORPORAL. EM PARALELO A ESTA VIVÊNCIA, A REFLEXÃO OCORRERÁ PARTINDO DE TRÊS EIXOS, A SABER:
• COMENTÁRIOS SOBRE A PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS TRABALHADOS NAS VIVÊNCIAS;
• LEITURA DE APOIO, QUE DÊ EMBASAMENTO TEÓRICO;
• APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS POR MEIO DE SLIDES, POR PARTE DA FORMADORA.
V - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I ( CICLO DE ALFABETIZAÇAO)
VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS
VII - CRONOGRAMA:
TURMA 1 – DRE - RUA AURÉLIA, 996 – VILA ROMANA
HORÁRIO – 18H30 ÀS 22H30 DATAS 11/08 – 25/08 – 08/09 – 22/09/2016
TURMA 2 - CEU PARQUE ANHANGUERA - RUA PEDRO JOSÉ DE LIMA, 1020 ANHANGUERA
HORÁRIO : 9H ÀS 13H DATAS: 06/08 – 20/08 – 03/09 – 10/09/2016
VIII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2
IX - REGENTE: PROFª DRA ALESSANDRA ANCONA DE FARIA
X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES COM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA
XI - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS ATRAVÉS DE LINK ENVIADO PELA DIPED PARA AS ESCOLAS
XII- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ

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