sábado, 30 de julho de 2016

CURSO LITERATURA INTERCULTURAL: PRÁTICAS DE LEITURA DAS LITERATURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E LATINO-AMERICANA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 30/07/2016  -  PÁGINA 40
COMUNICADO Nº 56, DE 27 DE JULHO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO LITERATURA INTERCULTURAL: PRÁTICAS DE LEITURA DAS LITERATURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E LATINO-AMERICANA., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - OBJETIVOS: - IMPULSIONAR A LEITURA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA CONCERNENTE AOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DAS LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E LATINO-AMERICANA. PERMITIR CONTATO COM CONHECIMENTOS SOBRE A HISTÓRIA E A REALIDADE DE PAÍSES AFRICANOS, DA RELAÇÃO ENTRE ÁFRICA E BRASIL, E DA CULTURA INDÍGENA E LATINOAMERICANA. - DIALOGAR E DEBATER SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 A PRESENÇA DAS CULTURAS DE MATRIZES AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA BRASILEIRA. - ENTENDER E INTERPRETAR AS PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS RELATIVAS À QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL ÀS QUESTÕES ATINENTES À ÁFRICA NO BRASIL, ALÉM DISSO, COMPREENDER AS DINÂMICAS SOCIAIS ENVOLVIDAS NA PRESENÇA ESTRANGEIRA NO BRASIL CONTEMPORANEAMENTE.

II - CONTEÚDO: 10/08/2016 - INTRODUÇÃO À LITERATURA INTERCULTURAL: CONCEITO 21/09/2016 - LITERATURA LATINO-AMERICANA: AUTORES E ESCRITORES LATINOS 07/10/2016 - CONHECENDO ESPAÇOS DA LITERATURA LATINO-AMERICANA NO TERRITÓRIO 16/11/2016 - PARALELO ENTRE AS LITERATURAS INDÍGENA ? AFRICANA E LATINO-AMERICANA. 07/12/2016 - AVALIAÇÃO E BALANÇO DA FORMAÇÃO.

III - METODOLOGIA: A FORMAÇÃO DURANTE ESTE PERÍODO SERÁ DE 5 ENCONTROS DE 4 HORAS E TERÃO A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DA DOT/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL COM A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE SALA DE LEITURA (POSL) E EQUIPE DIPED DA DRE PIRITUBA JARAGUÁ, PROMOVIDOS PELA DOT/SALA DE LEITURA. OS PROFESSORES EM TODAS AS ESCOLAS FARÃO EXPERIÊNCIAS COM SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA TENDO COMO ALVO O ESCOPO DEFINIDO NO CURSO. NAS SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA OS ALUNOS DE TODAS AS UNIDADES TERÃO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE PAÍ- SES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AFRO-BRASILEIRAS, INDÍGENAS E LATINO-AMERICANAS. OS ENCONTROS TAMBÉM TERÃO COMO ATIVIDADES VISITAS EM ESPAÇOS DE PRESENÇA INDÍGENA E LATINO-AMERICANO, TENDO COMO PREOCUPAÇÃO O CONHECIMENTO SOBRE O CULTURA DO MIGRANTE PRESENTE EM NOSSO PAÍS ATRAVÉS DA LITERATURAINTERCULTURAL.

IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES ORIENTADORES DE SALA DE LEITURA

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS

VI - CRONOGRAMA: TURMA A: DAS 8H00 ÀS 12H00 - DIAS 10/08 - 21/09/2016 - 07/10/2016 - 16/11/2016 - 07/12/2016 TURMA B: DAS 13H30 AS 17H30 - DIAS 10/08 - 21/09/2016 - 07/10/2016 - 16/11/2016 - 07/12/2016.

VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2

VIII - REGENTES: SILVANIA FRANCISCA DE JESUS

IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO S.

X – INSCRIÇÕES: COMUNICADO VIA E-MAIL PARA A UNIDADE ESCOLAR


XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário