sábado, 30 de julho de 2016

CURSO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 30/07/2016  -  PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 39, DE 28 DE JULHO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS POSSIBILIDADES NO TRABALHO PEDAGÓGICO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - OBJETIVOS: - COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - INVESTIGAR E DISCUTIR, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO, AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. - DEBATER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DO TRABALHO COLABORATIVO. - APRESENTAR CONCEITOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA INTENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - CRIAR ESTRATÉGIAS QUE ESTIMULEM A AÇÃO COLABORATIVA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA.

II - CONTEÚDO: - CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO COM TEA; - A LUDICIDADE NA SALA DE AULA. - ANÁLISE DO PROCESSO ESCOLAR E A SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. - ESTRATÉGIAS, MATERIAIS E RECURSOS PARA O TRABALHO JUNTO AOS ALUNOS COM TEA. - INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM TEA. - A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO.

III - METODOLOGIA: ESTUDOS DE CASO EM GRUPOS, EXPOSIÇÕES ORAIS, SOCIALIZAÇÃO DE ESTUDOS, DISCUSSÕES EM GRUPOS E LEITURAS. 

IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR DA DRE - BT, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I EM EXERCÍCIO NAS EMEFS, CIEJA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO BUTANTÃ.

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VI - CRONOGRAMA: PERIODO DE REALIZAÇAO: 10, 17 E 24 DE AGOSTO DE 2016 HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00 LOCAL:DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO RUA AZEM ABDALA AZEM, 564/574 - JD BONFIGLIOLI - BUTANTÃ

VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA)

VIII - REGENTES: JOICE PEREIRA PEREZ – RF 722093.6 LUCIA CHITKO – RF 780.410.5

IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA.

X - INSCRIÇÕES: PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DAS 9H DO DIA 02/08/2016 ÀS 19H DO DIA 03/08/2016. LINK: http://goo.gl/forms/1zeXBmetA6ucFe9S2  NO DIA 05/08/2016 SERÁ ENCAMINHADA VIA E-MAIL A RELAÇÃO DOS CONTEMPLADOS ÀS UNIDADES ESCOLARES DA DRE BT.


XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário