sábado, 9 de julho de 2016

Curso: “O PROTAGONISMO INFANTIL E JUVENIL: AS ASSEMBLEIAS DE CLASSE - MÓDULO I”


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 09/07/2016  -  PÁGINA 41


COMUNICADO Nº 811, DE 08 DE JULHO DE 2016



A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a DIVISÃO DE GESTÃO DEMOCRATICA E PROGRAMAS INTERSECRETARIAIS comunica a realização do Curso: “O PROTAGONISMO INFANTIL E JUVENIL: AS ASSEMBLEIAS DE CLASSE - MÓDULO I” conforme especificações a seguir:



I OBJETIVO: -Propiciar a formação de professores da Rede Municipal de Ensino, visando à implementação das Assembleias infantis e juvenis promovendo a participação e o protagonismo dos estudantes nas Unidades Educacionais. - Fortalecer o protagonismo infantil e juvenil nas Unidades Educacionais. - Possibilitar a escuta dando voz e vez aos bebês, crianças e jovens nas unidades educacionais. - Contribuir para a troca de experiências em assembleias na superação das relações conflituosas no contexto escolar, promovendo a mediação de conflitos.

II. CONTEÚDO: - A organização dos coletivos infantis e juvenis para o desenvolvimento das assembleias e a organização do trabalho pedagógico da escola. - A escuta dos Bebês e crianças nas unidades educacionais e na sociedade. - As assembleias juvenis – O protagonismo de crianças, adolescentes e jovens na gestão da escola. - Orientações e Elaboração de projeto sobre as assembleias infantis e juvenis. - As assembleias infantis e juvenis como pratica pedagógica para mediação de conflito. - Relatos de experiências: Encontro dos Grêmios, Assembleias de classe, Encontros dos estudantes. -Vídeos.

III. METODOLOGIA: A metodologia do curso será mediada por: aulas expositivas, relato de experiência, vivências de praticas com bebes, crianças, adolescentes e jovens; como também o uso de vídeos.

IV. PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professor de Ensino Fundamental II e Médio; Coordenador Pedagógico; Diretor de Escola; Supervisor Escolar.

V– CARGA HORÁRIA: 15 horas presenciais

VI. CRONOGRAMA: 1. Período de realização do curso: 23 de Agosto a 30 de Setembro de 2016. 2. Módulo I: 23 de Agosto de 2016 à 13 de Setembro de 2016. 3. Datas do Modulo I: 23/08, 26/08, 30/08/2016 e 02/09, 13/09/2016. 4. Local do curso: Instituto Tecnologia Mauá, 1071 – Vila Clementino. 5. Horário: das 14h às 17h. 6. Os selecionados para participar do Módulo I, estarão automaticamente inscritos no Módulo II, portanto os inscritos terão o compromisso de permanecer no curso até o final de setembro de 2016. 7. Acompanhamento: Caberá a SME a emissão de documentação tais como; Lista de presença, Relatório de Conclusão de Turma (CODAC) e reprodução do Material Didático aos participantes do curso. 8. Numero de vagas 50 . 9. Quantidade de turmas: 1

VII. DAS INSCRIÇÕES: Serão realizadas pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral, da SME-G para um grupo de 50 professores, indicados pelas DREs, com o objetivo de serem parceiros na Formação de Professores.

VIII. REGENTES: -Profª Drª Cileda Perrella -Porfª Drª Edna Rodrigues Araujo Rossetto -Profª Dª Elina Macedo -Porfº Matias Vieira -Porfº Ms Manassés dos Santos -Profª Ms Renata Dias -Profª Ms Renata Dias

IX. CERTIFICADOS: Farão jus a certificação, os participantes que obtiverem frequência de 100%. E aproveitamento “S” (Satisfatório) ou “P” (Plenamente Satisfatório).

X. ÁREA PROMOTORA/ COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO SME-G: Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral - COCEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário