sábado, 16 de julho de 2016

CURSO PRÁTICAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 16/07/2016  -  PÁGINA 51
COMUNICADO Nº 36, DE 15 DE JULHO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO PRÁTICAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - OBJETIVOS: COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PRETENDE-SE: 1. REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE CURRÍCULO, DIALOGANDO COM AS IDEIAS DE PAULO FREIRE. 2. IDENTIFICAR E INTERPRETAR AS DIFICULDADES ELENCADAS PELOS PROFESSORES DA DRE PIRITUBA EM SEUS COTIDIANOS ESCOLARES A PARTIR DAS INQUIETAÇÕES APRESENTADAS POR ELES EM RODAS DE CONVERSA. 3. APONTAR INDÍCIOS DO PENSAMENTO FREIREANO EM PRÁ- TICAS DE AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, COM VISTAS À ELABORAÇÃO DE RESOLUÇÕES DOS PROBLEMAS E/OU DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES. 4. TECER, À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO, OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DESSAS PRÁTICAS COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

II - CONTEÚDO: PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ARTICULADORA DO CONHECIMENTO. CURRÍCULO: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS. TRABALHO DOCENTE. COTIDIANO ESCOLAR E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. POLÍTICA EDUCACIONAL. ÉTICA E AUTONOMIA. EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO LIBERTADORA X EDUCAÇÃO BANCÁRIA. AÇÃO DIALÓGICA: DIMENSÕES ÉTICA, ESTÉTICA, POLÍTICA E EPISTEMOLÓGICA. TEORIAS CRÍTICAS DO CURRÍCULO. MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA. CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTUDOS CULTURAIS E OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. BNCC E O CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

III - METODOLOGIA: ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁ ORGANIZADA NO FORMATO DE ENCONTROS VOLTADOS À UMA RODA DE CONVERSA SOMADAS ÀS LEITURAS IMPRESCINDÍVEIS. INICIALMENTE, ESTÃO ORGANIZADOS CINCO ENCONTROS QUINZENAIS A PARTIR DO DIA 06 DE AGOSTO DE 2016 (PREVISÃO DE INÍCIO): 06 E 20 DE AGOSTO, 03 E 17 DE SETEMBRO, 08 DE OUTUBRO. AS TEMÁTICAS DOS ENCONTROS VERSAM SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, DIALOGANDO COM AS IDEIAS DE PAULO FREIRE E COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS ESTUDOS CULTURAIS. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS PROCESSOS METODOLÓGICOS APLICADOS NOS ENCONTROS SE ORGANIZAM A PARTIR DE PROBLEMAS IDENTIFICADOS PELOS PROFESSORES EM SUAS AULAS, EM RODAS DE CONVERSA SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES.

IV - PÚBLICO ALVO: O PÚBLICO ALVO DESSE CURSO DE FORMAÇÃO SÃO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE MINISTRAM AULAS NAS EMEFS DA DRE PIRITUBA.

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS

VI - CRONOGRAMA:
DATAS: 06/08, 20/08, 03/09, 17/09, 08/10/2016
HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H LOCAL: SALA MULTIUSO DO CEU VILA ATLÂNTICA.
RUA CEL. JOSE VENANCIO DIAS, 840 ? JARAGUÁ.

VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1

VIII - REGENTE: ALESSANDRA MONTEIRO DE OLIVEIRA

IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA

X – INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS POR MEIO DE FORMULÁRIO ESPECÍFICO ENVIADO ÀS UNIDADES ESCOLARES ATRAVÉS DO CORREIO ELETRÔNICO.


XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário