sexta-feira, 1 de julho de 2016

CURSO REDES SOCIAIS NA ESCOLA


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 01/07/2016  -  PÁGINA 44


COMUNICADO Nº 794, DE 30 DE JUNHO DE 2016



A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) SME/COPED/NTC NÚCLEO DE EDUCOMUNICACÃO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO REDES SOCIAIS NA ESCOLA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:



I - JUSTIFICATIVA: AS NOVAS TECNOLOGIAS, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DE FERRAMENTAS DA WEB 2.0, TEM SIDO UM ESPAÇO MUITO UTILIZADO PELA JUVENTUDE PARA A INTERAÇÃO COM OS PARES. AS FERRAMENTAS ATRAEM CADA VEZ MAIS ADOLESCENTES E JOVENS QUE BUSCAM FORMAS DE SE COMUNICAR, SE EXPRESSAR E, TAMBÉM, CONVOCAR E MOBILIZAR A SOCIEDADE PARA AS SUAS CAUSAS, TRAZENDO À TONA DEMANDAS DESTA FAIXA ETÁRIA. ALÉM DISSO, SÃO UM ESPAÇO RELEVANTE PARA A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FORMAÇÃO DE OPINIÃO. A ESCOLA, DIANTE DESSAS NOVAS MÍDIAS, TEM A IMPORTANTE FUNÇÃO SOCIAL DE AMPLIAR O ACESSO À INFORMAÇÃO E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS. NESSE SENTIDO, TRAZER A DISCUSSÃO SOBRE USO DE MÍDIAS E REDES SOCIAIS NA ESCOLA É ESSENCIAL PARA FORMAR EDUCADORES APTOS A COMPREENDER E UTILIZAR ESSES RECURSOS NA SALA DE AULA. PORTANTO, APRESENTAR AOS EDUCADORES MANEIRAS E ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM AS REDES SOCIAIS TORNA-SE UMA QUESTÃO ESSENCIAL. A ESCOLA PRECISA ESTAR ATENTA A ISTO E UTILIZAR DESTAS FERRAMENTAS PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO, APROXIMAÇÃO DO UNIVERSO JUVENIL E GARANTIR QUE O APRENDIZADO SEJA DE FATO SIGNIFICATIVO, ALÉM, É CLARO, DE GARANTIR QUE OS JOVENS ASSUMAM PAPÉIS ATIVOS DE PRODUÇÃO, COMPARTILHAMENTO E TROCA DE CONTEÚDOS, AMPLIANDO, ASSIM, AS SUAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E AÇÃO CIDADÃ.



II - OBJETIVOS: POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS BALIZADOS PELO CAMPO DA EDUCOMUNICAÇÃO



III - CONTEÚDO: TEMA 1: CONHECENDO AS REDES SOCIAIS A) O QUE SÃO REDES SOCIAIS? B) DIFERENÇA DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS; C) O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA SOCIEDADE ATUAL: AS NOVAS INTERAÇÕES NA ERA MÓVEL; D) CONHECENDO TIPOS DE REDES SOCIAIS: INSTAGRAM, WHATSAPP E PINTEREST TEMA 2: REDES SOCIAIS E O DIREITO À COMUNICAÇÃO A) AS REDES SOCIAIS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO; B) AS REDES SOCIAIS E O ACIRRAMENTO DAS POLARIZAÇÕES: CAMINHOS PARA PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS VERDADEIROS; C) A SEGURANÇA E O USO RESPONSÁVEL DAS REDES SOCIAIS. D) CONHECENDO TIPOS DE REDES SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, YOUTUBE E EDMODO TEMA 3: AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA A) AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA; B) COMO INSERIR AS REDES SOCIAIS NO CURRÍCULO; C) JUVENTUDE CONECTADA: COMO AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES TÊM UTILIZADO AS REDES SOCIAIS; D) DICAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM AS VÁRIAS REDES SOCIAIS. TEMA 4: REDES SOCIAIS E PARTICIPAÇÃO A) PARTICIPAÇÃO POR MEIO DAS REDES SOCIAIS; B) COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL: USO DOS GRÊMIOS E IMPRENSA JOVEM; C) PRÁTICAS DE MOBILIZAÇÃO, TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE CAMPANHAS: AS REDES SOCIAIS PARA ENGAJAR ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE



IV - METODOLOGIA: O CURSO TEM O FORMATO DE OFICINA QUE PRETENDE SER UM ESPAÇO DE EXERCÍCIO PARA QUE OS EDUCADORES SE APROXIMEM DO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS E DESENVOLVAM FORMAS DE UTILIZÁ-LAS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS, INTERATIVAS E PARTICIPATIVAS COM SEUS ALUNOS. A PROPOSTA DISCUTIRÁ TAMBÉM FORMAS LÚDICAS E CRÍTICAS DE SE UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA A COBERTURA DE EVENTOS, POR MEIO DA IMPRENSA JOVEM. PARA ISSO, DURANTE O CURSO OS PROFESSORES PODERÃO VIVENCIAR O USO DAS REDES SOCIAIS POR MEIO DE DISCUSSÃO DE TEXTOS (ENTENDIDO AQUI COMO ALGO QUE SE ANUNCIA), APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS E ATIVIDADES PRÁTICAS EM GRUPO.



V - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR



VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS



VII - CRONOGRAMA:



DRE CAPELA DO SOCORRO ( TURMA 1) DATAS: 20/07 E 21/07/2016 HORÁRIO: 09H ÀS 16H LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA



DRE CAPELA DO SOCORRO, AVENIDA DO RIO BONITO, 2330 REGENTE: KASSANDRA BRITO DE CARVALHO DRE FREGUESIA DO Ó – (TURMA 2) DATAS: 11/07 E 12/07/2016 HORÁRIO: 09H ÀS 16H LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA



DRE FREGUESIA, RUA LÉO RIBEIRO DE MORAES, 66 REGENTE: EDUARDO CUNHA BONINI VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2



IX - REGENTES: EDUARDO CUNHA BONINI - RG Nº 26.212.925-5 KASSANDRA BRITO DE CARVALHO RG Nº 2.775.262



X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO (PS) E 100% DE FREQUÊNCIA.



XI - INSCRIÇÕES: WWW.FACEBOOK.COM/IMPRENSAJOVEM10  OU




XII- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC NÚCLEO DE EDUCOMUNICACÃO

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