sábado, 30 de julho de 2016

CURSO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL - TÊNIS NAS ESCOLAS,


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 28/07/2016  -  PÁGINA 32
COMUNICADO Nº 855, DE 27 DE JULHO DE 2016

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA COCEU/DIESP- DIVISÃO DE ESPORTE, CORPO E MOVIMENTO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL - TÊNIS NAS ESCOLAS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - OBJETIVOS: - FORMAR OS PEF (PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA) PARA QUE ESTEJAM EM CONDIÇÕES DE MINISTRAR AULAS DE TÊNIS NAS ESCOLAS, PERMITINDO-LHES TER O DOMÍNIO DOS RECURSOS METODOLÓGICOS BÁSICOS PARA IMPLEMENTAR O TÊNIS NA SUA ÁREA DE TRABALHO. - COLABORAR PARA A INCLUSÃO SOCIAL, PELO APRENDIZADO DE UM ESPORTE ANTES ELITIZADO E QUE DESENVOLVE OS ASPECTOS MOTORES, SÓCIO AFETIVOS E COGNITIVOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. - CONSEGUIR QUE UMA GRANDE QUANTIDADE DE EDUCANDOS, NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 14 ANOS, TENHAM ACESSO A UMA NOVA MODALIDADE OLÍMPICA, DEMOSTRANDO QUE É UM ESPORTE QUE SE PODE PRATICAR EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS. - CONTRIBUIR NO CRESCIMENTO INTEGRAL HARMÔNICO DENTRO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR.

II - CONTEÚDO: PRIMEIRO BLOCO: PRÁTICA; APRESENTAÇÃO DO CURSO E AQUECIMENTO; FAMILIARIZAÇÃO COM OS MATERIAIS DE TÊNIS; JOGOS SOMENTE COM A BOLA DE FORMA INDIVIDUAL, EM DUPLAS, GRUPOS; ATIVIDADES SÓ COM A RAQUETE; COORDENAÇÃO E JOGOS COM RAQUETE E BOLA; ESTAFETAS E JOGOS COOPERATIVOS SEGUNDO BLOCO: TEÓRICO; PORQUE O TÊNIS NAS ESCOLAS.; O PAPEL DOS PEF NO ENSINO DO TÊNIS. HISTORIA DA MODALIDADE; TÊNIS NAS OLIMPÍADAS; EVOLUÇÃO DO ESPORTE, SEUS DIFERENCIAIS E BENEFÍCIOS; TÊNIS, DE MARIA ESTHER BUENO A GUGA; REGRAS BÁSICAS E CONTAGEM. TERCEIRO BLOCO: PRÁTICA; EMPUNHADURAS; JOGOS COM A PAREDE; INTERDISCIPLINARIDADE, VALORES E TÊNIS; INTRODUÇÃO AOS GOLPES BÁSICOS; SPORTENIS? ? JOGOS DE TÊNIS COM REGRAS DE OUTROS ESPORTES; JOGOS EM COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E FESTIVAIS PARA ESCOLAS; AVALIAÇÃO TEÓRICA.

 III - METODOLOGIA: SERÁ UTILIZADA A METODOLOGIA DO TÊNIS PROGRESSIVO E EDUCACIONAL, QUE ENFATIZA A ADAPTAÇÃO DO ESPORTE AO INDIVÍDUO E AO SEU DESENVOLVIMENTO MOTOR. QUADRAS REDUZIDAS, BOLAS SEM PRESSÃO E REDES MAIS BAIXAS. METODOLOGIA DE TRABALHO ATIVO E INTENCIONAL, QUE PRIMA PELO DESENVOLVIMENTO DOS PRINCÍPIOS TÁTICOS INDIVIDUAIS BÁSICOS, MEDIANTE TAREFAS GLOBAIS DE COOPERAÇÃO-OPOSIÇÃO, COM ÊNFASE NOS VALORES HUMANOS. SERÃO UTILIZADAS OS PROCESSOS DO DESCOBRIMENTO GUIADO E FEEDBACK DOS PROFESSORES, POSSIBILITANDO AO EDUCANDO A POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - EDUCAÇÃO FÍSICA (ATUANTE NAS EMEFS, EMEBS, EMEFEM E CIEJA)

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS

VI - CRONOGRAMA: I - CEU TRÊS PONTES : 30/07 E 06/08/2016 II- CEU PQ SÃO CARLOS 13 E 20/08/2016 III- CEU JAÇANÃ: 27/08 E 10/09/2016 IV- CEU JD PAULISTANO: 24/09 E 01/10/2016 V- CEU UIRAPURU: 08/10 E 15/10/2016 VI- CEU ÁGUA AZUL: 22/10 E 29/10/2016 HORÁRIO DAS 08:00 ÀS 12:00/ALMOÇO(12 ÀS 13H)/ E DAS 13:00 ÀS 17:00 VII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 6

VIII - REGENTES: PATRICIA MEDRADO

IX- CERTIFICAÇÃO: MEDIANTE CONCEITO SATISFATÓRIO E 100% DE FREQUÊNCIA

X - INSCRIÇÕES: PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 28 A 29/07/2016 PARA A PRIMEIRA TURMA. PARA AS DEMAIS TURMAS O LINK ESTARÁ ABERTO PARA INSCRIÇÃO DUAS SEMANAS ANTES DO CURSO. AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS ATRAVÉS DO LINK: - http://goo.gl/forms/bJBDMSqmTavEJfol2   


XI- ÁREA PROMOTORA: COCEU/DIESP- DIVISÃO DE ESPORTE, CORPO E MOVIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário