quarta-feira, 3 de agosto de 2016

CURSO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 02/08/2016  -  PÁGINA 35
COMUNICADO Nº 52, DE 29 DE JULHO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O PAPEL DO GRIOT E DA ORALIDADE NA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: - PROPOR AOS PESQUISADORES FERRAMENTAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES JUNTO AOS EDUCANDOS; - FORMULAR NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA; - PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES ENTRE AS ESTRUTURAS DE PENSAMENTO ORAL E ESCRITO, COM DESTAQUE PARA O CONTO E POESIA; - ORIENTAR A SELEÇÃO DE MATERIAL LITERÁRIO, DE DIFERENTES GÊNEROS, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA; - FOMENTAR A ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DIALOGUEM COM O CONCEITO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA E OUTROS CAMPOS DE SABERES INTERDISCIPLINARES. - DISCUTIR OS PACTOS DE LEITURA SOLICITADOS PELA DINÂMICA ESTÉTICO-DISCURSIVA DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURAS AFROBRASILEIRA; - TECER INTERRELAÇÕES ENTRE QUESTÕES ÉTNICORACIAIS E LINGUAGENS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS PLURAIS COMO ESTRATÉGIA POSSÍVEL À CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; - ANALISAR PRÁTICAS DE ENSINO E PROJETOS PEDAGÓGICOS IMPLEMENTADOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO CAMPO DO ENSINO/APRENDIZADO DO ENSINO DO LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
II - CONTEÚDO: PRIMEIRO ENCONTRO O LUGAR DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS (4 HORAS) SEGUNDO ENCONTRO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ? O PAPEL DO GRIOT E DA ORALIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (4 HORAS) TERCEIRO ENCONTRO PRÁTICAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS - TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O GRIÔT AFRICANO E AS HISTÓ- RIAS DE NOSSA VÓ. (4 HORAS) PROPOSTAS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO;
III - METODOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE FILMES, MÚSICAS E DINÂMICAS COMO SENSIBILIZAÇÃO PARA DESENCADEAR REFLEXÕES. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROF DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1 - DRE PIRITUBA JARAGUA - RUA AURELIA, 996 - LAPA DIAS: 22/08/16, 23/08/16 E 26/08/16. HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H. TURMA 2 - CIEJA PERUS I - RUA FRANCISCO JOSE DE BARROS, 160/166 - PERUS DIAS: 19/10/16, 20/10/16 E 21/10/16. HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H. TURMA 3 - CEU PARQUE ANHANGUERA - RUA PEDRO JOSE DE LIMA, 1020 - JD. ANHANGUERA DIAS: 09/11/16, 10/11/16 E 11/11/16. HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H.
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3
VIII - REGENTES: PROF. DRA. ELIANE GONÇALVES DA COSTA
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES DE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S)
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS VIA FORMULÁRIO QUE SERÁ ENVIADO PARA AS ESCOLAS ATRAVÉS DE LINK. (INFORMAR O LINK NESTE CAMPO)

XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED- DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/ JARAGUÁ

2 comentários: