sábado, 13 de agosto de 2016

Curso de “Formação de Instrutor em Lian Gong

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 13/08/2016  -  PÁGINA 27
COMUNICADO Nº 907, DE 12 DE AGOSTO DE 2016

A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Coordenadora dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – COCEU/SAÚDE ESCOLAR, a Secretaria Municipal de Gestão – SMG/ Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas – COGEP/ Divisão de Promoção à Saúde do Servidor, CONVOCA os servidores das Unidades Educacionais, DRE e CEU para participarem do Curso de “Formação de Instrutor em Lian Gong em 18 Terapias do PROSPIC – Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – módulo II”, no período de 16/08/2016 a 08/11/2016, conforme segue: CONSIDERANDO: - a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC, instituída pelo Sistema Único de Saúde e a lei 14.682/2008, da Secretaria Municipal da Saúde, que adota essas práticas como promoção à saúde dos usuários do município de São Paulo. A Divisão de Promoção à Saúde está em fase de implantação do Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – PROSPIC, visando o investimento na saúde dos servidores públicos municipais; - a necessidade de proporcionar uma formação integral, o usufruto pleno dos direitos humanos com vistas à promoção da saúde do servidor; - que a implementação só se consolida através da implantação, manutenção e avaliação; - a necessidade de investir na formação continuada no sentido de desenvolver e aprimorar os instrutores, visando à eficiência, eficácia, e tornar efetiva as práticas em todas as Unidades da Prefeitura do Município de São Paulo, configurando-se em médio a longo prazo numa organização mais saudável e eficaz,

I-JUSTIFICATIVA: É atribuição da Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Saúde do Servidor – DESS, ligado à Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas – COGEP, da Secretaria Municipal de Gestão – SMG, promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho, no âmbito da Prefeitura do Município de São Paulo, de acordo com o artigo 14 do Decreto nº 53.494/2012 – COGEP. Nesta fase de implantação do Programa, os servidores serão capacitados como instrutores da prática de Lian Gong em 18 terapias para atuarem inicialmente na Secretaria Municipal de Educação – SME e Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU, e gradativamente contemplar as outras Secretarias da PMSP. A aplicabilidade da prática de Lian Gong em 18 terapias como instrumento terapêutico e laborativo, traz uma nova visão de saúde, reduzindo os níveis de estresse, melhorando a saúde, diminuindo o absenteísmo e consequentemente, melhorando a produtividade no trabalho.
II – OBJETIVO: -Formar instrutores para a prática de Lian Gong em 18 terapias, primeira prática integrativa e complementar a ser implementada. -Fornecer subsídios para a formação e atuação dos instrutores para a prática de Lian Gong; -Promover condições para o desenvolvimento das potencialidades dos participantes; -Tornar efetiva a prática de Lian Gong em 18 terapias nas Unidades de trabalho da PMSP.
III – CONTEÚDO: -Aulas teórico-práticas em Lian Gong em 18 terapias – 2ª parte, abordando as explicações gerais, demonstração e prática com supervisão da atuação dos instrutores em suas unidades de trabalho, da Primeira parte do Lian Gong em 18 terapias, exercícios para a prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades, tenossinovites, cotovelo de tenista e desordens funcionais dos órgãos internos: 1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades; 2ª série: Exercícios para prevenção e tratamento de tenossinovites; 3ª série: Exercícios para prevenção e tratamento de desordens funcionais dos órgãos internos.
IV – METODOLOGIA: - aula expositiva – fundamentação teórica; - aula prática – trabalho postural, respiração e prática de exercícios de Lian Gong em 18 terapias.
V - PÚBLICO ALVO : Professor de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental l; Professor Ensino Fundamental II e Médio; Analista de Informações Cultura e Desporto Nível I; Coordenador de Ação Cultural e Auxiliar Técnico de Educação I.
VI- DISPENSA DE PONTO: Autorizada dispensa de ponto das horas coincidentes ao curso, resguardado o tempo para locomoção, conforme disposto na Portaria nº 5.698, de 12/08/2016
VII - CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas, sendo: 13 econtros de 3 horas e 1 hora para elaboração do Projeto.
VIII – CRONOGRAMA: Módulo II – período de 16/08/2016 a 08/11/2016, sendo: Datas: Agosto – dias 16; 23; 30. Setembro – 06; 13; 20; 27. Outubro – 04; 11; 18; 25. Novembro – 08. Horário: 13h30 às 16h30 Local: Unidade de Medicinas Tradicionais Centro - UMTC - Secretaria Municipal da Saúde - SMS Endereço: Rua Frederico Alvarenga, nº 259, 3º andar – Centro
IX- TOTAL DE VAGAS: 80, sendo o número de vagas para SME - 11.
X – REGENTES: Professor José Paulo Santos – RF 536.902-9; Carmen Cristovam da Silva - RF 631.827.4.00; Helena Tieko Nagamachi Takahashi – RF 623.660.0; Maria Aparecida Sandoval - RF. 513.224.0.
XI- CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que tiverem 100% de frequência e Conceito no mínimo Satisfatório – S.
XII – INSCRIÇÕES: estão inscritos os servidores aprovados no Curso de “Formação de Instrutor em Lian Gong em 18 Terapias do PROSPIC – Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – módulo I”.

XIII-ÁREA PROMOTORA: DESS – Divisão de Promoção à Saúde do Servidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário