quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CURSO DOCÊNCIA COM BEBÊS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 02/08/2016  -  PÁGINA 35
www.evoluçãofuncional.com.br
COMUNICADO Nº 60 DE 08 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DOCÊNCIA COM BEBÊS: OBSERVAÇÃO, ESCUTA E PROTAGONISMO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: - REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE EDUCAÇÃO E CUIDADO NOS CEIS A PARTIR DO DIÁLOGO COM ABORDAGENS TEÓRICAS, DE MODO A FAVORECER REFLEXÕES QUANTO AO PAPEL DO EDUCADOR DA INFÂNCIA; - RECONHECER OS MOVIMENTOS LIVRES COMO FUNDAMENTO DE UMA VERDADEIRA AUTONOMIA DOS BEBÊS; - VALORIZAR O PAPEL DO ADULTO NA ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES, TEMPOS, MATERIAIS E NA QUALIDADE DAS RELAÇÕES E INTERAÇÕES QUE ESTABELECE COM BEBÊS E CRIANÇAS; - RECONHECER A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ESTÁVEIS E DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE BEBÊS, CRIANÇAS BEM PEQUENAS E OS ADULTOS; DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO, DA ESCUTA E O SIGNIFICADO DA DOCUMENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE.
II - CONTEÚDO: O CURRÍCULO PARA A INFÂNCIA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO DAS CRIANÇAS; ABORDAGEM DE EMMI PIKLER: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCÍPIOS; O BANHO E A ALIMENTAÇÃO COMO MOMENTOS PRIVILEGIADOS NA RELAÇÃO ADULTO E CRIANÇA; ABORDAGEM REGGIO EMILIA: PEDAGOGIA DA ESCUTA E DAS RELAÇÕES; O PAPEL DO ADULTO E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES; ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS ESPAÇOS, OS TEMPOS, OS BRINQUEDOS E MATERIAIS COMO FAVORECEDORES DA ATIVIDADE AUTÔNOMA; A OBSERVAÇÃO, A ESCUTA E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS NO TRABALHO EDUCATIVO.
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA TEM COMO REFERÊNCIA O CONTEXTO E AS CONDIÇÕES CONCRETAS DA REALIDADE DOS CEIS, PROPONDO A OBSERVAÇÃO, A ESCUTA, O REGISTRO, A PROBLEMATIZAÇÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS EM DIÁLOGO, TANTO COM AS ABORDAGENS E EXPERIÊNCIAS TOMADAS COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, COM OS DOCUMENTOS DA SME.
IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, COORD. DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18H, SENDO 16 HORAS PRESENCIAIS E 2 HORAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES
VI - CRONOGRAMA: DATAS: 18/08, 23/08, 01/09 E 15/09/2016 HORÁRIO: DAS 19H ÀS 23H 1º ENCONTRO: "O QUE NOS UNE?" - BEBÊS E CRIANÇAS DA CIDADE DE SÃO PAULO 2º ENCONTRO: OS BEBÊS E SUAS FORMAS DE SE MANIFESTAR E ESTAR NO MUNDO 3º ENCONTRO: EDUCADORAS E EDUCADORES DE BEBÊS: IDEALIZADORES DE TEMPOS, ESPAÇOS, MATERIAIS E CONVIVÊNCIA 4º ENCONTRO: A ESCUTA SENSÍVEL E A CONSTRUÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES: RENATA CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA FERNANDA CARVALHO HASHIZUME DEMORI MILENA AUGUSTO DOS SANTOS PEDRO
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO MÍNIMO S – SATISFATÓRIO E FREQUÊNCIA DE 100%.
X - INSCRIÇÕES: DEVERÃO SER FEITAS DE 03/08 A 09/08/2016, EXCLUSIVAMENTE PELO LINK: HTTPS://GOO.GL/3V8TKC A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO SERÁ FEITA POR E-MAIL.
XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO PEDAGÓGICA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SANTO AMARO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário