quinta-feira, 4 de agosto de 2016

curso “FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES NO XADREZ – ENSINO E PRÁTICA – MODULO III”,


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 04/08/2016  -  PÁGINA 30


COMUNICADO Nº 877, DE 03 DE AGOSTO DE 2016



A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Coordenadora de CEUs e Educação Integral da SME, COMUNICA a realização do curso “FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES NO XADREZ – ENSINO E PRÁTICA – MODULO III”, proposta de validação nº 056/2016, conforme especificações a seguir:



I – OBJETIVO: - Possibilitar aos participantes, conhecimentos quanto aos fundamentos teóricos do Xadrez, voltados a uma metodologia de ensino, dando enfoque aos aspectos pedagógicos do Xadrez Escolar. - Aprimorar e aprofundar os conhecimentos quanto aos aspectos práticos do jogo na área do Xadrez Escolar. - Incentivar com a prática do jogo de Xadrez, a promoção de eventos internos nas Unidades Educacionais. – Propiciar a formação e aumentar o número de professores de Xadrez na Rede Municipal de Ensino, visando à implementação de medidas direcionadas à ampliação do tempo de permanência dos alunos nas Unidades Educacionais.



II – CONTEÚDO: - Os temas táticos do meio jogo. - Os temas estratégicos do meio jogo. - A estrutura de peões e a importância do centro. - Método científico de análise: Avaliação, planejamento e cálculo (Wilhelm Steinitz). - A tática para alunos principiantes. - As debilidades posicionais como fator combinatório. - Cálculo em linha reta. - Cálculo com variações: A árvore de Kotov. - A tática e seus elementos. - Elaboração de problemas de xeque-mate; mates em 1, 2 e 3 lances. - Temas táticos: Cravada, Raio X, Duplos, Garfo, Atração, Desvio, Bloqueio, Retaguarda. - Sacrifícios no roque. - Exercícios práticos.



III – METODOLOGIA: Uso de recursos tecnológicos (informática e internet), exposição dialogada e interativa, aulas teóricas e práticas exercitando as técnicas do Xadrez acompanhadas de exercícios com diversas finalidades para aplicação com os estudantes nas escolas.



IV – ORGANIZAÇÃO GERAL:

1- Público Alvo: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Supervisor Escolar e Analista de Informações Culturais e Desportivas.

2- Local: DRE Ipiranga, Auditório. Rua Leandro Dupret, 525 – Vila Clementino. (próximo ao metrô Santa Cruz).

3- Dias 20/08 e 17/09/2016. (SÁBADOS).

4- Horário: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

5- Carga Horária: 16 horas presenciais.

6- Quantidade de turmas: Turma Única.

7- Número de vagas: 40 (quarenta).

8- Regente: Jefferson Pelikian.

9- Inscrições: As inscrições já foram realizadas pela Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral – COCEU, da SME, para um grupo de 40 professores, indicados pelas DREs, com o objetivo de serem parceiros na Formação de novos Professores de Xadrez na Rede Municipal de Ensino.



V – CERTIFICADOS: a- Frequência de 100%. b- Aproveitamento “S” (Satisfatório) ou “P” (Plenamente Satisfatório).



VI– AREA PROMOTORA/ COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO: SME-G Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral - COCEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário