quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CURSO HORTAS URBANAS


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 02/08/2016  -  PÁGINA 35
www.evoluçãofuncional.com.br
COMUNICADO Nº 102, DE 29 DE JULHO DE 2016.

O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PARCERIA COM O SESC CAMPO LIMPO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO HORTAS URBANAS: DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - OBJETIVOS: - DISCUTIR, REFLETIR E OFERECER DIFERENTES INSTRUMENTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS; - AMPLIAR A VISÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE USO PEDAGÓGICO DE HORTAS; - DISCUTIR, REFLETIR E OFERECER UMA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

II - CONTEÚDO: PRIMEIRO ENCONTRO: - APRESENTAÇÃO DO CURSO E DOS PARTICIPANTES. - ENTENDIMENTO DAS EXPECTATIVAS. - A PROBLEMÁTICA DA MÁ ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. - O QUE SÃO AS HORTAS URBANAS E COMO ELAS PODEM SER UTILIZADAS PARA REVERTER ESSE QUADRO (IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS IN NATURA NA ALIMENTAÇÃO). - VISÃO GERAL DOS DIFERENTES FORMATOS DE CULTIVO PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DOS ESPAÇOS DISPONÍVEIS. SEGUNDO ENCONTRO: - AULA PRÁTICA NA HORTA DA FÁBRICA DE CRIATIVIDADE PARA O ENTENDIMENTO DO PLANEJAMENTO DE UMA HORTA: ESPAÇO DISPONÍVEL, TIPO DE SOLO, INCIDÊNCIA DE LUZ, ESPÉ- CIES ADEQUADAS, ETC. -VIVÊNCIA PRÁTICA DE COMO É UMA HORTA DE TELHADO -CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA VERTICAL -IDENTIFICAÇÃO DE HORTALIÇAS -PLANTIO DE MUDAS -TÉCNICAS DE JARDINAGEM –O QUE VOCÊ PRECISA SABER? TERCEIRO ENCONTRO: - COMO PREPARAR ALIMENTOS IN NATURA PARA AS CRIANÇAS EXPERIMENTAREM? - DINÂMICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 4-6 ANOS E A DEMONSTRAÇÃO DE ALGUNS JOGOS QUE PODEM SER TRABALHADOS EM SALA DE AULA. QUARTO ENCONTRO: - COMO MONTAR UMA HORTA EM CONJUNTO COM AS CRIANÇAS – QUAIS AS ATIVIDADES MAIS ADEQUADAS PARA ESSA FAIXA ETÁRIA? - MEU PRIMEIRO PÉ DE FEIJÃO E OUTROS PLANTIOS - DINÂMICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DE 4-6 ANOS

III - METODOLOGIA: O PÉ DE FEIJÃO DESENVOLVE UM TRABALHO QUE COMBINA: O DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS; DINÂ- MICAS DE GRUPO NAS HORTAS COM FOCO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E MEDIÇÃO DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL DAS ATIVIDADES. O CURSO SERÁ DESENVOLVIDO EM AULAS PRESENCIAIS (12 HORAS) QUE CONTARÃO COM A REFLEXÃO DE DIFERENTES FORMAS DE CULTIVO DE HORTAS URBANAS (HORIZONTAIS E VERTICAIS), EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O PROJETO CONTARÁ COM UMA VISITA PRÁTICA NA HORTA DA FÁBRICA DE CRIATIVIDADE NO BAIRRO DO CAPÃO REDONDO. O CURSO CONTARÁ COM MATERIAL DIDÁTICO ENTREGUE AOS EDUCADORES PARTICIPANTES PARA QUE POSSAM TER O REGISTRO E RECUPERAR O CONTEÚDO TRABALHO.

IV - PÚBLICO ALVO: ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, SUPERVISOR ESCOLAR, NUTRICIONISTA E MERENDEIRAS.

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS

VI - CRONOGRAMA: 05/08/2016; 12/08/2016; 19/08/2016; 26/08/2016 HORÁRIO: DAS 14H ÀS 17H VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS (TURMA ÚNICA)

VIII - REGENTES: CYRILLE MAXIMEBELLIER LUISA HADDAD JEAN RAPHAEL TRAUB ISIS OLIVEIRA PATRICIA BYINGTON

IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO "S" - SATISFATÓRIO

X - INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DISPONÍVEL NO LINK: http://bit.ly/hortasurbanascl.  NO PERÍODO DE 02/08/2016 a 03/08/2016 OU ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS.

XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PARCERIA COM O SESC CAMPO LIMPO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário