terça-feira, 9 de agosto de 2016

CURSO INFÂNCIA E CURRÍCULO: O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 09/08/2016  -  PÁGINA 33
COMUNICADO Nº 71, DE 08 DE AGOSTO DE 2016.

A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO INFÂNCIA E CURRÍCULO: O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

I - OBJETIVOS: - PROMOVER UM DIÁLOGO ACERCA DOS DESAFIOS DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO DA EQUIPE GESTORA, AFIANÇADO POR UM DEBATE TEÓRICO-PRÁTICO; - INSTRUMENTALIZAR O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O DIRETOR DE ESCOLA PARA O EXERCÍCIO DA CRÍTICA COMO POSICIONAMENTO ÉTICO-POLÍTICO FRENTE AOS DESAFIOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. - INSTRUMENTALIZAR O COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA QUE SUBSIDIE A REORGANIZAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO DAS UNIDADES AS QUAIS COORDENAM, DE MODO A POSSIBILITAR A ARTICULAÇÃO ENTRE OS SABERES DAS CRIANÇAS E O CONHECIMENTO HISTÓRICO-SOCIAL PRODUZIDO PELA HUMANIDADE.
II - CONTEÚDO:
A. HISTÓRIA DA INFÂNCIA: O INFANTIL COMO UMA CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE;
B. CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL;
C. O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR COMO ARTICULADORA DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA.
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTAR-SE-Á NA PROBLEMATIZAÇÃO E TEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA U.E., AS QUAIS DESVELAM AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E INFÂNCIA SUBJACENTES AO TRABALHO DOCENTE. SERÃO PROMOVIDOS DEBATES ACERCA DO OBJETO DE ATUAÇÃO DA EQUIPE GESTORA E SOBRE AS INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS AO SEU PAPEL DE ARTICULADOR. LANÇAREMOS MÃO DE LEITURA DE TEXTOS TEÓRICOS E LITERÁRIOS, VÍDEOS, REALIZAÇÃO DE OFICINAS E DEBATES.
IV - PÚBLICO ALVO: COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
2ª FEIRAS - DAS 14:00 ÀS 18:00 H 15/08/16 – APRESENTAÇÃO DO CURSO; HISTÓRIA DA INFÂNCIA: O INFANTE COMO SUJEITO DA MODERNIDADE; 22/08/16 – CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO HISTÓRICOSOCIAL; 29/08/16 – O PAPEL ARTICULADOR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O SOLO DE SUA INTERVENÇÃO; 12/09/16 – DIÁLOGOS COM AS IMAGENS CURRICULARES DAS ESCOLAS E POSSIBILIDADES DE PROBLEMATIZAÇÃO DO PENSAR/FAZER PEDAGÓGICO A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E CURRÍCULO.
VII - TOTAL DE VAGAS: 45 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES: - CLÁUDIA RIBEIRO CALIXTO; - PATRÍCIA HELENA FERREIRA; - ROSELI APARECIDA DE ANDRADE MATOS MOREIRA
IX- CERTIFICAÇÃO: PARA FAZER JUS À EXPEDIÇÃO DOS CERTIFICADOS OS CURSISTAS DEVERÃO TER A FREQUÊNCIA DE 100% E ENTREGAR O PLANO DE FORMAÇÃO/ACOMPANHAMENTO SOLICITADO NO CURSO, COM APROVEITAMENTO S.
X - INSCRIÇÕES: - OS INTERESSADOS DEVERÃO ENVIAR, VIA E-MAIL, SEUS DADOS PESSOAIS (NOME, RF, CARGO, UNIDADE DE LOTAÇÃO, UNIDADE DE EXERCÍCIO, QPE, E-MAIL PARA CONTATO, FONE PARA CONTATO). - E-MAIL DE REFERÊNCIA PARA INSCRIÇÃO: PHALMEIDA@ PREFEITURA.SP.GOV.BR - PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DE 09 À 12 DE AGOSTO DE 2016.

XI- ÁREA PROMOTORA: DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário