terça-feira, 23 de maio de 2017

DRE SÃO MIGUEL: CURSO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 23/05/2017  -  PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 27, DE 18 DE MAIO DE 2017.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE SÃO MIGUEL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRANSTORNO GLOBAL DE DESENVOLVIMENTO AUTISMO, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: FLEXIBILIZAR A AÇÃO PEDAGÓGICA NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO DE MODO ADEQUADO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA; CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PRINCÍPIOS E VALORES; COMPREENDER O CARÁTER DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE PROMOVIDAS PELO PROFESSOR; AVALIAR CONTINUAMENTE A EFICÁCIA DO PROCESSO EDUCATIVO PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, AUTISMO / TGD, ATUANDO EM EQUIPE COM OS PROFISSIONAIS DOS APOIOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS; PROPICIAR AOS ALUNOS COM AUTISMO/ TGD O ACESSO AO CURRÍCULO E A PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR; APROPRIAR-SE DAS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE ADAPTAÇÕES E AVALIAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS COM AUTISMO/ TGD NA SALA DE AULA REGULAR.
II - CONTEÚDO: CONCEITO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA; AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA REDE REGULAR AOS EDUCANDOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; COMPORTAMENTOS ESTEREOTIPADOS; RECURSOS EDUCACIONAIS PARA A ACESSIBILIDADE E APRENDIZAGEM; ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ACESSAR O CURRÍCULO; ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO E DO CONHECIMENTO DO EDUCANDO COM TGD DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR; AUTONOMIA DO EDUCANDO COM TGD; PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS; REGISTROS E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR.
III - METODOLOGIA: ESTUDO DE CASO; LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS; APRESENTAÇÃO EXPOSITIVA; ANÁLISE DE TRECHOS DE FILMES, VÍDEOS EDUCATIVOS QUE CONTEXTUALIZAM SITUAÇÕES DE PESSOAS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO, COMPARTILHANDO AÇÕES INOVADORAS PERTINENTES ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA; OFICINA DE RECURSO DE ANTECIPAÇÃO; ORGANIZAÇÃO DE ROTINA, COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DAS EMEFS E EMEFM JURISDICIONADOS A DRE SÃO MIGUEL QUE TENHAM ALUNOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (TGD / AUTISMO) MATRICULADO EM SUAS TURMAS.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS PRESENCIAIS
VI - CRONOGRAMA:
TURMAS A / B: DIAS: 07/06, 14/06 E 21/06/2017 - 08H ÀS 12H.
TURMAS C / D: DIAS: 07/06, 14/06 E 21/06/2017 - 13H30 ÀS 17H30.
LOCAL: CEFOR – RUA ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA, Nº 76 – VILA JACUI.
VII - TOTAL DE VAGAS: 140, SENDO 35 VAGAS POR TURMA. QUANTIDADE DE TURMAS: 4.
VIII - REGENTES:
TURMA A - ANA PAULA MENDES GUARINHO – RF 750.239- 7 / LUCIANA APARECIDA DIAS DO PRADO – RF: 807.406-2
TURMA B - PALOMA ROBERTA FERMINO – RF 787.224-1 / ELISANGELA DE MELO GEREZ - RF: 747.141-6
TURMA C - KARINA LEITE RENTZ – RF: 753.190-7 / KEILA FERREIRA DA SILVA VIANA - RF: 692.596-1
TURMA D - ANA PAULA MENDES GUARINHO – RF: 750.239-7 / LUCIANA APARECIDA DIAS DO PRADO – RF: 807.406-2.
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÁ JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO E 100% DE FREQUÊNCIA.
X - INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DE LINK ENVIADO POR E-MAIL PARA OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS UNIDADES ESCOLARES DA DRE SÃO MIGUEL. PARTICIPAÇÃO DE APENAS UM PROFESSOR POR TURMA / HORÁRIO NO CURSO.

XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MIGUEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário