sexta-feira, 12 de maio de 2017

“LIÇÕES ELEMENTARES DE INICIAÇÃO AO XADREZ”



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 12/05/2017  -  PÁGINA 37
COMUNICADO Nº455 DE 10 DE MAIO DE 2017.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE FOI APRESENTADO PELA COORDENADORA DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA SME-G, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO “LIÇÕES ELEMENTARES DE INICIAÇÃO AO XADREZ”, CONFORME SEGUE:
I- OBJETIVO:
POSSIBILITAR AOS PARTICIPANTES, CONHECIMENTOS QUANTO AOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE INICIAÇÃO AO XADREZ, VOLTADOS A UMA METODOLOGIA DE ENSINO, DANDO ENFOQUE AOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO XADREZ ESCOLAR, PROPICIAR A FORMAÇÃO E AUMENTAR ONÚMERO DE PROFESSORES DE XADREZ NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, VISANDO À IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DIRECIONADAS À AMPLIAÇÃO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NAS UNIDADES EDUCACIONAIS E NOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS – CEUS.
II- CONTEÚDO:
HISTÓRIA DO XADREZ DESDE SUAS ORIGENS PERSAS E INDIANAS, REGRAS BÁSICAS: O TABULEIRO; AS PEÇAS E SEUS VALORES RELATIVOS; MOVIMENTOS E CAPTURAS DAS PEÇAS; O XEQUE, O XEQUE-MATE, MOVIMENTOS ESPECIAIS: A PROMOÇÃO DE PEÃO, O ROQUE, A CAPTURA“EN PASSANT”, CASOS DE EMPATE, SISTEMA ALGÉBRICO DE NOTAÇÃO, ELEMENTOS DO XEQUE-MATE, MATES EM 1 (UM) LANCE, MATES ELEMENTARES, ELEMENTOS TÁTICOS: CRAVADA, ATAQUE DESCOBERTO, PROMOÇÃO DE PEÃO, RAIO X, ATAQUE DUPLO, NOÇÕES BÁSICAS DE ABERTURA.
III- METODOLOGIA:
USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS (INFORMÁTICA E INTERNET), EXPOSIÇÃO DIALOGADA E INTERATIVA, AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS EXERCITANDO AS TÉCNICAS DO XADREZ ACOMPANHADAS DE EXERCÍCIOS COM DIVERSAS FINALIDADES PARA APLICAÇÃO COM OS ESTUDANTES NAS ESCOLAS.
IV- PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO; COORDENADOR PEDAGÓGICO; DIRETOR DE ESCOLA; SUPERVISOR ESCOLAR; ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS.
V- CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS PRESENCIAIS.
VI- NÚMERO DE VAGAS: 30.
QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VII- CRONOGRAMA:
DIAS: 29 E 31/05/2017 E JUNHO,
DIAS: 05, 07, 12, 14, 19 E 21/06/2017. HORÁRIO DOS ENCONTROS: DAS 19H ÀS 22H.
LOCAL DO CURSO: DRE CAPELA DO SOCORRO – SALA 08 – AV. DO RIO BONITO, 2.330 - SOCORRO.
VIII-REGENTES: KARINA GOMES ICHIHARA, R.F. Nº 802.145-7, MÁRCIA DE OLIVEIRA PASETTO LEBKUCHEN, R.F. Nº 793.058-5.
IX- CERTIFICAÇÃO: OBTIVEREM FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 87,5%, COM APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO OU PLENAMENTE SATISFATÓRIO.
APÓS O TÉRMINO DO CURSO, O PROFESSOR PARTICIPANTE DEVERÁ APRESENTAR JUNTO A DRE / DIVISÃO DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL – DICEU, CÓPIA DO PROJETO DE XADREZ ENTREGUE NA UNIDADE ESCOLAR A SER DESENVOLVIDO NO ANO DE 2017, NOS TERMOS DA PORTARIA Nº 7.240, DE 21/10/2016, QUE INSTITUI O PROGRAMA “JOGOS DE TABULEIRO” DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. NA IMPOSSIBILIDADE, APRESENTAR UM REGISTRO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES DESENVOLVIDOS JUNTO AOS ESTUDANTES, COM CIÊNCIA DA COORDENAÇÃO E DIREÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR.
X- INSCRIÇÕES:
DEVERÃO SER FEITAS ATRAVÉS DO LINK: http://bit.ly/cursoxadrezcs2  NO PERÍODO DE 18 A 24/05/2017.
CONTATO: DIVISÃO DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL – DICEU, FONE 5521-1993.
OBS.: O PROFESSOR DEVERÁ ESTAR EM EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO.
NÃO SÃO NECESSÁRIOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM XADREZ. POR SE TRATAR DE CURSO DE PARTICIPAÇÃO FACULTATIVA, NÃO HAVERÁ DISPENSA DE PONTO.
XI- ÁREA PROMOTORA: SME-G COORDENADORIA DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL – COCEU. COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO: SME-G COORDENADORIA DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DIVISÃO DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA DRE CAPELA DO SOCORRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário