sexta-feira, 12 de maio de 2017

REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM




DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 12/05/2017  -  PÁGINA 42
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - GUAIANASES.
COMUNICADO Nº 14, DE 08 DE MAIO DE 2017.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE GUAIANASES,COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE COM OS RESULTADOS DOS ÍNDICES DE ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO, TANTO QUANTITATIVA COMO QUALITATIVAMENTE RELACIONADOS ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS / IDEB; POTENCIALIZAR E DAR VISIBILIDADE ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS/AOS SABERES E PENSARES DOS EDUCADORES, ASSIM COMO, ÀS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA; PROMOVER REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE FORMA A GARANTIR QUE O PROCESSO DE AÇÃO/REFLEXÃO/AÇÃO SE CONCRETIZE OBJETIVANDO A QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; REFLETIR E APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE AS DIFERENTES MODALIDADES ORGANIZATIVAS CONSIDERANDO OS TEMPO E ESPAÇOS DA UNIDADE ESCOLAR E A REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA.
II - CONTEÚDO: ESCRITA: SONDAGEM, CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; ?BRINCAR: CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS; INTERVENÇÕES: AMBIENTE ALFABETIZADOR, REGISTRO, MODALIDADES ORGANIZATIVAS; LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: SONDAGENS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, REESCRITA E REVISÃO TEXTUAL; ORALIDADE.
III - METODOLOGIA: TEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS, DUPLA CONCEITUALIZAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS FORMATIVOS NA RELAÇÃO DIALÓGICA E INVESTIGATIVA.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1º AO 3º ANOS) E PROFESSORES DO CICLO INTER-DISCIPLINAR (4º E 5ºANOS).
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS PRESENCIAIS.
VI - CRONOGRAMA:
TURMA: 1, HORÁRIO: 08H ÀS 12H.
TURMA: 2, HORÁRIO: 13:30H ÀS 17:30H.
DATAS: 16/05; 13/06; 08/08; 12/09 E 17/10/2017.
LOCAIS: CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO – CEFAI.
ENDEREÇO: RUA COMANDANTE CARLOS RUHL, Nº 134 -.VILA PRINCESA ISABEL, GUAIANASES.
DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED.
ENDEREÇO: RUA JOÃO DOS REIS, 04, VILA PRINCESA ISABEL, GUAIANASES.
VII – INSCRIÇÕES: SERÁ REALIZADA PELA EQUIPE GESTORA DA UNIDADE ESCOLAR, POR MEIO DO LINK A SER ENVIADO PELA DIPED DA DRE GUAIANASES, NO PERÍODO DE 12/05 A 15/05/2017. CADA UNIDADE ESCOLAR FARÁ A INSCRIÇÃO DE UM PROFESSOR DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO 1º, 2º OU 3° ANO E UM PROFESSOR DO CICLO INTERDISCIPLINAR DO 4º OU 5º ANO, PREFERENCIALMENTE, OS QUE PARTICIPAM DA JORNADA ESPECIAL INTEGRAL DE FORMAÇÃO – JEIF.
VIII - TOTAL DE VAGAS: 80, SENDO 40 VAGAS POR TURMA.
QUANTIDADE DE TURMAS: 2.
IX - REGENTES: ROSÂNGELA FERREIRA DE SOUZA QUEIROZ – RF: 692.395-0 E SILVANA DOS SANTOS SILVA - RF: 770.571-9.
X - CERTIFICAÇÃO: FARÁ JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO E FREQUÊNCIA DE 100% DA CARGA HORÁRIA PRESENCIAL.
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GUAIANASES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário