domingo, 30 de julho de 2017

CURRÍCULO QUE PROMOVE O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 29/07/2017  -  PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 20, DE 20 DE JULHO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DRE BUTANTÃ COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CURRÍCULO QUE PROMOVE O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: OFERECER REFERÊNCIAS TEÓRICAS E DIRIMIR DÚVIDAS SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE, A FIM DE QUE O(A) EDUCADOR(A) POSSA PROBLEMATIZAR A TEMÁTICA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MEDIANTE REALIZAÇÃO DE PROJETOS ESPECÍFICOS JUNTO AOS(ÀS) EDUCANDOS(AS).
II - CONTEÚDO: CONCEITOS DE VDCA (VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE) E VSI (VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR), TENDO COMO BASE O CONTEXTO ESCOLAR; A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO DA VDCA E VSI E O PAPEL DO PROFESSOR PARA ENFRENTAMENTO DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. REPENSAR O CURRÍCULO ESCOLAR E ANALISAR O QUANTO O MESMO TEM PROPORCIONADO AOS EDUCANDOS CONHECIMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA AUTODEFESA; DIREITOS FUNDAMENTAIS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; A AÇÃO PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE AUTODEFESA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ÀS EVENTUAIS VIOLAÇÕES DE DIREITOS; O PROTAGONISMO E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO ESTUDANTIL SOBRE SEUS DIREITOS SEXUAIS E O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA; ARTICULAÇÃO DA ESCOLA COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DO
TERRITÓRIO; OS CUIDADOS QUE SE TEM PENSADO E QUE SE TEM PRODUZIDO QUANDO A VIOLÊNCIA SE TORNA PÚBLICA (ESCOLA, FAMÍLIA, COMUNIDADE, REDES SOCIAIS VIRTUAIS...); FORTALECIMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM SUAS DIVERSAS FORMAS E DA VIOLÊNCIA SEXUAL ESPECIFICAMENTE.
III - METODOLOGIA: UTILIZAREMOS METODOLOGIAS DIALÓGICAS, QUE COMPORTEM MOMENTOS EXPOSITIVOS E CÍRCULO DE DEBATES. SERÃO UTILIZADOS SUPORTES TEXTUAIS E AUDIOVISUAIS
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DE ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES DE ESCOLA.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS PRESENCIAIS
VI - CRONOGRAMA:
DATAS: 03/08, 10/08, 17/08, 24/08 E 01/09/2017.
HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12 HORAS
LOCAL: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ - RUA AZÉM ABDALLA AZÉM, 564 - JARDIM BONFIGLIOLI - SALA 2
VII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS
QUANTIDADE DE TURMAS: 1 TURMA
VIII - REGENTE: JULIANA FONSECA
IX- CERTIFICAÇÃO: MEDIANTE CONCEITO SATISFATÓRIO E 100% DE FREQUÊNCIA
X - INSCRIÇÕES: AS VAGAS SERÃO DISTRIBUÍDAS PREFERENCIALMENTE NA PERSPECTIVA DE ATENDERMOS O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE ESCOLAS. PODERÁ SE INSCREVER UMA PESSOA POR UNIDADE ESCOLAR ATRAVÉS DE LINK ENVIADO POR EMAIL PARA AS ESCOLAS.
XI- ÁREA PROMOTORA: NAAPA DRE BUTANTÃ

Um comentário:

  1. Olá Ellen e todxs que seguem o blog!
    Vcs sabem dizer se Declarações de participação e de cursos do SESC servem para Evolução??
    bjs

    ResponderExcluir