sábado, 29 de julho de 2017

LEITURA E ESCRITA: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES



DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE – 18/07/2017  -  PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA DRE ITAQUERA,  COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO LEITURA E ESCRITA: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES, CONFORME SEGUE:
I - OBJETIVOS: REFLETIR ACERCA DAS SONDAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA COMO FORMA DE IDENTIFICAR AS APRENDIZAGENS JÁ CONSTRUÍDAS PELOS EDUCANDOS E PROPOR INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS AOS QUE APRESENTEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
II - CONTEÚDO: SABERES RELACIONADOS À ATUAÇÃO DOS PROFESSORES REGENTES DE TURMAS DOS DIFERENTES ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFERENTES: À SONDAGEM DA ESCRITA E PADRÕES DE ESCRITA, SONDAGEM DE NÚMEROS E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA; À ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA, RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS E ESCRITA NUMÉRICA, COM PROPOSIÇÃO DE BOAS PRÁTICAS E INTERVENÇÕES DIDÁTICAS; À ANÁLISE DE SONDAGENS E PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÕES; ÀS FORMAS DE AVALIAÇÃO, REGISTRO, ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS (SONDAGENS, AVALIAÇÕES SISTEMÁTICAS, PORTIFÓLIOS, PAUTAS DE OBSERVAÇÃO). COMPARTILHAR A FORMAÇÃO EM HORÁRIO COLETIVO E ELABORAR REGISTRO DESSA AÇÃO A SER ENTREGUE AO FORMADOR NO ÚLTIMO ENCONTRO.
III - METODOLOGIA: A METODOLOGIA A SER UTILIZADA VISA FAVORECER O PRESENTE MOMENTO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A QUALIDADE DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM OFERECIDAS AOS ALUNOS COMO GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE REFLEXÃO ACERCA DOS INSTRUMENTOS DE SONDAGEM E DE INTERVENÇÕES QUE AJUDEM AS CRIANÇAS A AVANÇAREM EM SUAS APRENDIZAGENS; ANÁLISE DE PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUPERVISOR ESCOLAR QUE ATUAM NAS EMEFS JURISDICIONADAS A DRE ITAQUERA. SERÁ DADA PRIORIDADE EM CONTEMPLAR UM PARTICIPANTE POR EMEF, CONSIDERANDO A ORDEM DE INSCRIÇÃO; SENDO 30 VAGAS PARA PROFESSORES; 03 VAGAS PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS E 02 VAGAS PARA
SUPERVISOR ESCOLAR.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS, SENDO 15 HORAS PRESENCIAIS E 1 HORA EM ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL.
VI - CRONOGRAMA: TURMA A: 08/08, 22/08, 12/09, 03/10, 24/10/2017, DAS 19H ÀS 22H.
LOCAL: CEFOR – AV. MARIA LUIZA AMERICANO, 2.021, JARDIM NOSSA SENHORA DO CARMO – ITAQUERA.
VII - TOTAL DE VAGAS: 35.
QUANTIDADE DE TURMAS: 1.
VIII - REGENTES: SIMONE RIBEIRO MANSANO - RF: 722.854-6 E ESTELA VANESSA DE MENEZES CRUZ - RF: 726.475-5.
IX - CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO NO DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES PROPOSTAS.
X - INSCRIÇÕES : AS INSCRIÇÕES OCORRERÃO A PARTIR DO DIA 25/07/2017, A PARTIR DAS 21HORAS, PELO LINK: https://goo.gl/forms/yWo5h6VMlVPXJxSP2 A DIPED DIVULGARÁ OS NOMES DOS CONTEMPLADOS NA CIRCULAR DA DRE.
XI - ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA / DIPED

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